Artigos

FATORES INTERNOS DA ORGANIZAÇÃO QUE INFLUENCIAM NA MOTIVAÇÃO E DESEMPENHO DOS COLABORADORES

Percebendo que a motivação pode ser definida como um desejo de alcançar um determinado objetivo, através de satisfazer alguma necessidade individual. Dentro da organização, esse objetivo pode ser definido como metas, estas delimitadas pela própria empresa.

Um colaborador totalmente motivado é aquele que faz o que gosta e é reconhecido pelo que faz. Em que ao longo da história, vários estudos sobre a motivação e as necessidades dos colaboradores, sendo ela o seu estímulo de rendimento nas organizações, foram feitos. Confirmando que em anos a motivação não teve grande valor para os empresários, valorizando apenas o bom salário como suficiente.

Saber compreender e entender é fundamental

Compreendemos que a importância de entender essas variáveis, possibilita o entendimento de como as motivadoras ou desmotivadoras influenciam nos trabalhos dos colaboradores dentro de uma empresa. Como dito é, uma percepção que influencia no entendimento de como pode ser melhorado.

Nova call to action

O nosso trabalho possibilita uma visão das variáveis motivadoras em relação aos objetivos das empresas em sua maioria em espera de alcance que estão a ser realizadas, mas que sejam deveres sentidos em satisfação. Assim um colaborador ao alcançar os objetivos a empresa também alcança, saindo os dois no lucro.

É importante perceber isso, pois é uma forma de entender o processo denominado motivação, porque cada ser humano tem a sua individualidade e deve ser trabalhada. Entendendo as variáveis, é perceptível que nas empresas há a necessidade de ter uma boa gestão de pessoas e para que isso ocorra é preciso um líder bem preparado, havendo assim sucesso.

Colaboradores motivados e engajados

A motivação como uma ação ligada ao ser humano, mesmo com as diferentes definições de vários autores, é percebida em seu sentido original, como um processo pela qual o comportamento humano é incentivado, estimulado por algum motivo. E a motivação estaria dentro do ser humano, a partir das necessidades que o faz ter impulso para conseguir os seus objetivos.

As pessoas ao redor e o espaço mesmo podem estimular, mas não motivar, pois é algo pessoal. Compreendemos que a importância de entender essas variáveis possibilita o entendimento de como as motivadoras ou desmotivadoras influenciam nos trabalhos dos funcionários dentro de uma empresa.

Os fatores como salário, condições de trabalho, cultura da empresa, segurança, gestores despreparados, podem levar a não motivação dos colaboradores, podem afetar drasticamente o resultado final que a empresa deseja alcançar, principalmente quando a empresa trabalha com metas a serem cumpridas.

Identificar os fatores internos que podem e influenciam os colaboradores não é uma tarefa fácil, pois, exigem habilidades de seus gestores. Gerente despreparado para exercer tal cargo poderá ter uma enorme dificuldade de enxergar tais fatores.

Um grande erro que muitas empresas cometem, é achar que o colaborador estará motivado apenas com remuneração extra, incentivos financeiros e acabam deixando de lado fatores importantes, como:

  • crescimento;
  • responsabilidade;
  • reconhecimento;
  • desafios.

No final as empresas acabam não tendo o resultado esperado e não entendem o porquê. Outro grande erro é achar que sempre quem está errado é o colaborador e não o gerente, onde, pode ocorrer de o próprio gerente ser responsável pelo mau desempenho e desmotivação. Então nos perguntamos quais são essas variáveis, como entender esses fatores que motivam os colaboradores e como isso influencia em seus trabalhos dentro da empresa?

Saber identificar e identificar tais fatores internos que podem desmotivar os colaboradores, é um fator de grande importância, e deve ser trabalhado diariamente dentro de uma organização. Sendo um dos nossos objetivos com esse trabalho, oferecer uma reflexão diante dessas identificações quanto aos fatores interno que influenciam no desempenho dos colaboradores da empresa. Assim, procuramos discorrer sobre a motivação, conceituando-a no que seria dentro do espaço de funcionamento da empresa.

Seguindo para a percepção da discussão quanto as teorias de motivação, que possibilitam modos de trabalhar a motivação humana. Por fim nos colocamos na compreensão da motivação na empresa, as estratégias que podem ser aplicadas no espaço de trabalho e assim ser possível resultados de motivação que comandam o colaborador em seu espaço de trabalho.

4.3 4 votes
Article Rating

Por: FABIO COSTA DE ARAUJO

14 Anos de Experiência em Administração de Empresas; Palestrante; Graduado em administração; Graduado de Ciência Contábeis; Pós graduado MBA em Gestão de Pessoas; Pós graduado MBA em Planejamento tributário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments