Artigos

Fábula: Os Macacos E As Bananas

Numa experiência científica, um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula. No meio, uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas.

Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, os cientistas jogavam um jato de água fria nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros o pegavam e batiam muito nele.

Mas um tempo depois, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.

Então os cientistas substituíram um dos macacos por um novo. A primeira atitude do novo morador foi subir a escada. Mas foi retirado pelos outros, que o surraram.
Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não mais subia a escada.

Um segundo foi substituído e o mesmo ocorreu – tendo o primeiro substituto participado com entusiasmo da surra ao novato.

Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu. Um quarto e, afinal, o último dos veteranos foi substituído.

Os cientistas, então, ficaram com o grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas.

Se fosse possível perguntar a algum deles por que eles batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria:
“Não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui”.

Você tem questionado os paradigmas estabelecidos em seu local de trabalho ou em sua vida pessoal?

Deixo essa reflexão para que o conformismo não lhe prive de alcançar o seu “cacho de bananas”! Você deve questionar os paradigmas impostos para saber se não está perdendo o prazer de desfrutar o seu sucesso.

Muitos dos comportamentos que nos são colocados vem de hábitos ultrapassados e repetidos por quem já “apanhou” antes ou por pessoas que vão te dizer: “Tem que fazer assim”, “Sempre foi feito desse jeito”.

O medo do novo pelo novo não é nada de anormal, imagine você costuma se sentar sempre no mesmo lugar em sua sala de aula, no mesma cadeira de reunião, no mesmo assento do ônibus. É assim porque queremos evitar surpresas, a fuga da angústia gerada pelo novo comportamento.

Muito sabiamente falado, ouvi de uma ex-chefe a seguinte frase: “A ótima solução de hoje, provavelmente não será a melhor de amanhã”.

Isto expressa exatamente o que é abordado na nossa fábula acima, as coisas e os “macacos” mudam, mude você também o seu comportamento.

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of