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Feedback no trabalho: entenda e aplique de forma eficaz

O feedback no trabalho é uma ferramenta fundamental para o crescimento profissional e a eficiência organizacional. Este artigo desvenda como entender e aplicar feedback de maneira eficaz, destacando a importância da timing e técnica.

Acredite, um profissional pode se sentir desmotivado quando não sabe se está no caminho certo ou se o que está fazendo tem contribuído de forma eficiente para a empresa. Por isso é tão importante o hábito do feedback no trabalho, esse hábito é uma via de mão dupla, ou seja, é fundamental tanto para aqueles que lideram quanto para os que são liderados.

Esta ação serve como ferramenta para melhorar a performance de equipes, qualificar desempenhos e tornar processos mais produtivos.

Em uma equipe de desenvolvimento de softwares, por exemplo, antes de pensar em recrutar bons desenvolvedores, é preciso reter os talentos. Para isso, emitir feedbacks e deixar o time motivado é fundamental. Mas afinal, o que é de fato um feedback e como aplicá-lo no dia a dia?

Antes de prosseguirmos, saiba que a ausência de feedback pode impactar negativamente em toda uma estrutura organizacional, impedindo que a empresa cresça de forma contínua e que os colaboradores desenvolvam novas habilidades e competências.

Isso é péssimo, não é mesmo? Mas não se preocupe! Criamos este artigo exatamente para te ajudar. Continue a leitura e descubra a melhor forma de colocar essa estratégia em prática.

O que é um feedback no trabalho?

O conceito de feedback está ligado à palavra “retroalimentação”, ou seja, retorno da informação ou do processo passado/anterior. Esta ideia é constantemente utilizada na área científica, assim como nas empresas. 

Em equipes ágeis de desenvolvimento de soluções digitais, esse tipo de prática é fundamental para que os projetos sejam otimizados.

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Enfim, ainda que existam maneiras e casos diferentes para o uso dessa palavra, a mais conhecida está ligada a comunicação feita dentro das empresas, na qual vamos falar neste conteúdo.

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De modo geral, um feedback consiste em avaliar alguém e compartilhar com essa pessoa informações relevantes observadas em seu trabalho ou desempenho. Nesse caso, um feedback pode ser aplicado de duas formas: formal e informal. 

Entretanto, não existe certo ou errado. Ambas as maneiras são úteis na hora de fazer considerações sobre algum trabalho ou desempenho, podendo inclusive serem usadas juntas.

Feedback formal

Basicamente, o feedback formal é a forma mais tradicional, onde o líder chama seu liderado para uma reunião e apresenta considerações sobre seu desempenho. Nessa conversa podem ser abordados dados, estatísticas, entre pontos positivos e negativos para chegar a uma conclusão.

A ideia aqui é mostrar para o colaborador quais ações estão de acordo com as estratégias da empresa, quais processos podem ser otimizados e quais devem ser corrigidos.

Normalmente, esse tipo de feedback é marcado na agenda dos envolvidos, sendo realizado de forma mensal ou semestral, por exemplo. 

Em outras palavras, é uma avaliação completa do desempenho do profissional em determinado período.

Feedback informal

Já o informal, como o próprio nome sugere, é aplicado no dia a dia de forma mais natural. Ou seja, o líder usará desse recurso na rotina de trabalho para frequentemente manter seu colaborador alinhado com as expectativas e estratégias da empresa. 

Além disso, esta também é uma excelente forma de manter o profissional motivado e focado em tornar os processos mais ágeis e produtivos.

Os 4 tipos de feedback no trabalho

Uma mão segurando um sistema de avaliação de feedback virtual.
Como dar feedback no trabalho de forma eficaz e motivadora. Aprenda neste artigo!

No ambiente de trabalho, o feedback é uma ferramenta de comunicação essencial que orienta os funcionários em relação a suas performances e comportamentos.

Compreender quando dar feedback e por que fazer feedback é crucial para o desenvolvimento profissional e o sucesso da equipe. Existem quatro tipos principais de feedback que podem ser utilizados em diferentes situações:

  • Feedback Positivo

É quando destacamos os aspectos em que um funcionário ou colega de trabalho está indo bem. Este tipo de feedback é motivacional e serve para reforçar comportamentos e resultados desejáveis. 

Exemplos de feedback no trabalho positivo podem ser elogiar alguém por uma apresentação bem-sucedida ou pelo cumprimento de um prazo apertado. Ele ajuda a construir confiança e encoraja mais do mesmo comportamento positivo.

  • Feedback Construtivo

Focado em melhorias, o feedback construtivo é oferecido com o intuito de ajudar o receptor a compreender onde e como ele pode melhorar. Por exemplo, após uma reunião, você pode sugerir maneiras de tornar uma argumentação mais convincente.

Este tipo de feedback é melhor recebido quando acompanhado de orientações claras e oferecido em um contexto de apoio e desenvolvimento.

  • Feedback Negativo

Diferentemente do feedback construtivo, que é orientado para a melhoria, o feedback negativo foca no que está errado ou no que não atendeu às expectativas. 

Embora possa ser necessário, deve ser usado com cautela, pois pode ser prejudicial ao moral e à motivação se não for administrado de maneira sensível e com um caminho claro para melhorias.

  • Feedback Corretivo

Este tipo de feedback é direcionado quando há um erro ou problema que precisa ser corrigido imediatamente. É mais prescritivo e muitas vezes surge em situações críticas ou de alto risco. Por exemplo, corrigir a forma como um funcionário lida com equipamentos de segurança.

Qual o melhor momento para dar um feedback no trabalho?

Saber quando dar feedback é tão importante quanto saber como dá-lo. O feedback deve ser oportuno, relevante e específico. Por que fazer feedback? Porque ele é essencial para o crescimento individual, para a melhoria contínua dos processos e para a eficácia geral da equipe. 

No entanto, o timing é crucial – dar feedback muito tempo depois de um incidente pode torná-lo menos eficaz ou mesmo irrelevante.

Para que o feedback seja bem-sucedido, especialmente o feedback negativo ou construtivo, ele deve ser feito de forma que o receptor entenda que o objetivo é ajudá-lo a crescer e não apenas criticar. 

Por exemplo, ao invés de dizer “Seu relatório estava incompleto”, você poderia dizer “Acho que seu relatório poderia ser ainda mais impactante com mais análises estatísticas, o que você acha de incluí-las na próxima vez?”.

A importância do feedback trabalho

Um laptop em uma mesa com duas pessoas ao fundo discutindo em um escritório.
Como dar e receber feedback no trabalho de forma remota e eficiente. Confira neste artigo!

Independente se o feedback for formal ou informal, ele pode ser positivo ou negativo. Um retorno positivo, como o próprio termo indica, é dado quando o colaborador consegue atingir os resultados esperados.

É fundamental que sua equipe de trabalho saiba quando estão atingindo os objetivos da empresa e colaborando para o crescimento da organização de forma eficiente. Isso fará com que o time se mantenha motivado em relação às metas da organização. 

Afinal, é maravilhoso saber que estamos na direção correta, não é mesmo?

Com isso, o feedback positivo se transforma em um necessário processo de reconhecimento, que promove não só apenas engajamento, mas também contribui para retenção de talentos na empresa

Além disso, como mencionamos anteriormente, isso pode ocorrer de ambos os lados. Um gestor também se sentirá valorizado depois de receber um feedback positivo de sua equipe.

No ambiente de uma empresa, quando dar o feedback? Ele pode ser dado em várias ocasiões, portanto, confira alguns momentos comuns para fornecer feedback positivo:

1. Reconhecimento e feedback de conquistas

Quando um colaborador atinge ou supera metas, realiza um trabalho excepcional ou contribui de forma significativa para um projeto, é importante reconhecer e elogiar suas realizações, proporcionando também um feedback construtivo para fortalecer ainda mais o desenvolvimento profissional.

2. Resultados positivos

Quando um indivíduo ou equipe obtém resultados positivos, como um aumento nas vendas, melhoria nos índices de satisfação do cliente ou alcance de metas estabelecidas, é apropriado dar um feedback positivo para reconhecer o desempenho.

3. Bom desempenho contínuo

Quando um colaborador demonstra consistência em seu desempenho e mantém um alto nível de dedicação, produtividade e qualidade em suas tarefas, o feedback positivo é uma forma de incentivar e reforçar esse comportamento.

4. Iniciativas e ideias criativas

Quando um funcionário apresenta ideias inovadoras, soluções criativas ou demonstra iniciativa em melhorar processos, reconhecer e valorizar essas contribuições é essencial para encorajar a criatividade e o engajamento.

5. Desenvolvimento de habilidades

Quando um colaborador demonstra um esforço significativo para desenvolver suas habilidades, adquirir novos conhecimentos ou melhorar suas competências profissionais, é importante fornecer feedback positivo para incentivá-lo e valorizar seu comprometimento com o crescimento pessoal e profissional.

É importante ressaltar que o feedback positivo deve ser específico, genuíno, oportuno e individualizado, reconhecendo os esforços e realizações de cada colaborador de forma personalizada. Isso ajuda a criar um ambiente de trabalho positivo, motivador e que estimula o desenvolvimento contínuo dos funcionários.

Já o feedback negativo é usado em momentos onde o time ou o colaborador não alcança o desempenho esperado, seja em questão de resultados ou comportamento.

No entanto, o mais indicado é que esse tipo de feedback aconteça sempre de forma individualizada para não gerar constrangimento ou impactar negativamente o grupo.

Por isso, é fundamental deixar claro para o colaborador que o feedback negativo tem o objetivo de torná-lo mais eficiente e produtivo, servindo também como um suporte para o crescimento do próprio profissional no mercado. Ou seja, a abordagem merece cuidado!

Agora que você entendeu um pouco mais sobre esse costume e como ele pode impactar o crescimento de uma empresa, veja o que fazer para aplicá-lo da forma correta.

Leia também:

Como aplicar uma cultura de feedbacks assertivos

Duas pessoas em um espaço de escritório moderno discutindo o trabalho em seus notebooks.

A melhor forma de construir uma cultura de feedbacks produtivos e eficazes é garantir que esta estratégia seja aplicada sempre com a intenção de promover qualidade de vida no trabalho e melhorias tanto no desempenho do colaborador quanto no clima organizacional.

Para que uma avaliação seja bem feita e bem compreendida, você pode considerar quatro fatores, os chamados CCIE (contexto, comportamento, impacto e expectativa). Esta é uma maneira objetiva de promover um feedback, entendendo primeiramente sua necessidade, a motivação e seu objetivo em si.

Além disso, é fundamental pensar juntamente com os funcionários em ações que podem ser colocadas em prática para melhorar os resultados de forma descomplicada. Em outras palavras, não adianta trabalhar metas impossíveis de serem atingidas. 

É necessário trabalhar alvos que, embora sejam acessíveis, possam instigar o crescimento dos profissionais.

Enfim, para te auxiliar de forma prática, listamos algumas ações que devem ser evitadas ao emitir um feedback. Ou seja, se você quer ser assertivo nessa estratégia, é melhor eliminar essas ações da sua rotina.

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O que não fazer na hora do feedback no trabalho

Uma mão segurando um bloco de madeira com um rosto sorridente entre outros dois blocos com rostos diferentes.
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  • não se abrir para críticas sobre si mesmo ou sobre a empresa;
  • cobranças indevidas, ou seja, cobrar o que nunca foi pedido para o colaborador;
  • expor colaboradores perante o time;
  • se fundamentar em achismos e opiniões, ignorando dados;
  • focar em eventos passados e ignorar a evolução do colaborador;
  • criticar demasiadamente ou elogiar demais, não tendo equilíbrio;
  • não ser coerente em relação às cobranças; entre outros pontos.

O líder desempenha um papel crucial ao reforçar os pontos principais do feedback, sejam eles positivos ou negativos, para promover o aprendizado, o desenvolvimento e a motivação da equipe.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o que fazer e o que não fazer em um feedback, use essa estratégia com muita atenção e cuidado para que sua empresa de fato possa colher os benefícios de uma comunicação ágil e eficaz

Emitir um feedback serve como uma forma preventiva e de desenvolvimento profissional e corporativo. Por isso, busque sempre estar pautado em dados e informações reais sobre os processos antes de fazer uma avaliação.

Em setores mais técnicos e complexos como TI, por exemplo, quando for necessário testar desenvolvedores ou avaliar habilidades técnicas de candidatos em recrutamentos, use ferramentas como o Geniustest, que te permite ser assertivo na hora de analisar resultados.

O que acontece quando não há feedback no trabalho?

Dois colegas de trabalho conversando em um escritório moderno, um homem com barba branca e uma mulher com cabelos longos e escuros.

A importância do feedback fica ainda mais evidente com a evolução da gestão de pessoas. Antigamente, as empresas não se preocupavam tanto com o bem-estar dos funcionários. 

Essa prática hoje mudou, porque os profissionais procuram, além de um trabalho que supra suas necessidades básicas, um ambiente no qual possam crescer e se desenvolver. Um dos motivos pelos quais isso é possível é graças ao feedback.

“A avaliação de desempenho é a oportunidade que os gestores têm para conversar com os colaboradores sobre seu trabalho, o que está sendo feito de maneira certa e o que não, além de determinar como a situação pode melhorar”, explica Donato Mingarelli, representante da Cezanne Brasil, empresa especialista em software de gestão de RH. 

A importância do feedback nem sempre é óbvia para as empresas, então ele pode não acontecer. Será que isso tem algum efeito negativo?

A verdade é que sim, há uma série de consequências que resultam da falta de feedbacks ou até da sua realização de forma errada. A primeira e mais importante é a desmotivação. 

Sem alguma análise de desempenho (seja positiva ou negativa), o colaborador pode ficar perdido, já que o objetivo dessa conversa é orientar a pessoa a começar, interromper ou continuar determinado comportamento.

A possibilidade de perder talentos também existe quando os funcionários não recebem feedbacks, o que está diretamente ligado à desmotivação e à queda da produtividade. “Isso demonstra o poder das avaliações e como elas podem contribuir para o crescimento ou para a separação de uma equipe”, acrescenta Donato.

Como fazer o feedback no trabalho?

Dar feedback no trabalho é uma habilidade importante para promover o crescimento e desenvolvimento dos membros da equipe.

Escolha o momento adequado para dar o feedback, evitando fazê-lo em público ou quando todos estiverem ocupados. Seja específico, apontando exemplos concretos de ações ou comportamentos que você deseja abordar.

Equilibre o feedback positivo e negativo, reconhecendo tanto os pontos fortes quanto as áreas que precisam ser melhoradas. Seja objetivo e descritivo, evitando fazer julgamentos pessoais. Em vez disso, concentre-se em comportamentos observáveis e resultados tangíveis. Seja construtivo, oferecendo sugestões e estratégias para melhorias.

Ouça ativamente o indivíduo, permitindo que eles compartilhem suas perspectivas e respondam ao feedback. Estabeleça metas claras em conjunto e desenvolva um plano de ação para o desenvolvimento contínuo.

Lembre-se de que o feedback é um processo contínuo e que deve ser oferecido regularmente, reconhecendo o progresso e fornecendo orientação quando necessário.

Conclusão

O feedback no trabalho é uma prática essencial para o desenvolvimento profissional e organizacional. Ele pode ser aplicado de forma formal ou informal, dependendo do objetivo e da situação. Existem quatro tipos de feedback: positivo, negativo, construtivo e destrutivo.

Cada um deles tem um impacto diferente na motivação, no desempenho e no comportamento dos colaboradores. Por isso, é importante saber como dar e receber feedbacks de forma assertiva, respeitosa e eficaz.

Assim, é possível criar uma cultura de feedbacks que beneficie tanto os líderes quanto os liderados, melhorando a qualidade dos processos, dos projetos e dos resultados.

desenvolvimento e treinamento de pessoas
CEO e Co-Founder da Sólides, empresa de tecnologia para gestão de pessoas, que integra o ranking das 100 startups mais promissoras do país em 2021 e tem um ecossistema completo de RH, com o intuito de ajudar as PMEs a automatizar processos e criar dados e inteligência para melhor gestão e tomada de decisão sobre pessoas.
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