Artigos

Felicidade no trabalho: confira 5 dicas efetivas

felicidade no trabalho

Por Maryana com Y, palestrante da Inteligência HUMORcional, Palestrante, TEDx Speaker, Autora do Destrave sua Vida, Coautora do Best Seller Soft Skills 

Ah tal felicidade no trabalho, muito se fala, muito se deseja, muito de publica, mas pouco se aplica. A pandemia nos obrigou a olhar para dentro e estarmos conscientes das nossas emoções, sendo elas prazerosas ou nem tanto assim. Obrigou as empresas a colocarem essa pauta nas soluções para os colaboradores, após muitos afastamentos por transtornos mentais, nunca assumidos pelos muitos tabus da nossa sociedade.

Nova call to action

Agora que declaramos nossos mais íntimos medos, aflições e assumimos que somos humanos, houve uma conscientização corporativa de que tudo isso também afeta nos resultados e produtividade, precisamos estar bem para produzir bem. Segundo Shawn Achor, autor do jeito Harvard de ser feliz, menciona que as pessoas que cultivam uma mentalidade positiva têm melhor desempenho diante do desafio. Eu chamo isso de “vantagem da felicidade” – todo resultado de negócios mostra melhora quando o cérebro é positivo.

O autor ainda traz um exemplo do  Ochsner Health System, um grande provedor de serviços de saúde com quem trabalho, usa uma abordagem que chama de “10/5 Way” para aumentar o apoio social entre funcionários e pacientes. Educamos 11.000 funcionários, líderes e médicos sobre o impacto do apoio social na experiência do paciente e pedimos que modificassem seu comportamento.

Quando os funcionários caminham a menos de 3 metros de outra pessoa no hospital, eles devem fazer contato visual e sorrir. Quando eles andam a menos de 1,5 metros, eles devem dizer olá. Desde a introdução do 10/5, a Ochsner experimentou um aumento nas visitas de pacientes únicos, um aumento de 5% na probabilidade de os pacientes recomendarem a organização e uma melhoria significativa nas pontuações dos provedores de prática médica. 

A felicidade no trabalho não é mais lenda ou algo utópico, é algo a ser experimentado e compartilhado, começando com pequenos passos. Se hoje sua empresa ainda não olhou pra isso, passou da hora de questionar e avaliar a felicidade dos colaboradores, trazendo quais os caminhos viáveis dentro da organização para começar a implementar uma nova maneira de interagir com a leveza de dias menos estressantes.

Como conquistar a felicidade no trabalho

Bom pontuar que o estresse é inevitável, um caminho para chegar nos dias mais leves é com toda certeza se conscientizar que ele existe e como podemos nos relacionar melhor com eles. Para começar, liste os que estão com você hoje, faça uma lista com os que você pode controlar e outra com os que você não pode controlar. Na lista que você pode controlar, escolha um e dê um pequeno passo para diminuir ou zerá-lo, como uma pausa por exemplo.

Na lista dos que você não pode controlar, crie consciência para o seu cérebro de que esta lista não depende de você e se desprenda dessa responsabilidade. O simples fato de interpretar as listas, já lhe trará mais saúde positiva, aumentando assim a felicidade no trabalho.

Que seja com pequenos passos, mas que haja algum mover, não cabe mais a frase: não mistura vida profissional com pessoal, somos um único CPF … precisamos fazer caber o ser humano como um todo, a felicidade no trabalho não existe só nas empresas coloridas, cheia de jogos, mesa de ping pong e pufes coloridos, ela está dentro de cada indivíduo, e precisamos nos mover para fazer a nossa parte, então deixo alguns passo para dar o play na sua felicidade no trabalho:

  1. Crie uma visão positiva de futuro, tenha seus planos positivos e reforce para você sempre que puder.
  2. Aceite o erro e os dias ruins, a felicidade não é vitalícia, os dias ruins vem para aprendermos e evoluir também. 
  3. Tenha relações mais pessoais, conheça os gostos pessoais dos seus colegas de trabalho, pergunte sobre seus hobbies e vida extra trabalho. 
  4. Faça algum tipo de atividade física regularmente, não precisa ser um maratonista mas se colocar em movimento ajuda a fisiologia da felicidade. 
  5. Tenha mais consciência das emoções, marque mais reuniões com você, ter consciência nos ajuda a tomar decisões mais leves. 

Gostou do artigo? Quer aprender ainda mais sobre o tema e descobrir o que é Flow? Então, confira as técnicas e como aplicá-lo no trabalho!

pessoas

0 0 votes
Article Rating

Por: Maryana com Y

Precursora da Inteligência HUMORcional, Maryana com Y é palestrante TEDx speaker com quase 300 mil pessoas impactadas com experiências no Brasil e no exterior. Coautora do Best Seller Softskills e o autoral Destrave sua vida, é apaixonada por ativar o brilho nos olhos das pessoas por meio do bom humor. Incansável na busca de novos conhecimentos, resolveu se aprofundar no tema felicidade. É Chief Happiness Officer pela Happiness Bussiness School Portugal, especializou-se em inteligência emocional, com os cursos Action for Happiness, cujo patrono é o Dalai Lama e o Search Inside Yourself do Google, no Vale do Silício, Estados Unidos. Pos graduada em Neurociências pela PUC-RS.Combinou suas experiências, incluindo 8 anos com trabalhos na Disney para intensificar o poder do sorriso em elevar a sensação de bem-estar e libertar do estresse do dia a dia. Assim fundou a Humorlab, uma consultoria que atendeu mais de 400 empresas com palestras e treinamentos para liderança, entre elas Ifood, Nubank, Loft, Totvs, Tim, Unilever, Patria Investimentos, SAP, Oracle entre outras.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH