Artigos

Ferramenta de avaliação de desempenho: quais são os benefícios?

Manter os colaboradores produtivos e motivados com suas atividades no trabalho, pode não ser uma tarefa tão fácil. É necessário pensar sempre em novas estratégias e metodologias para que os profissionais mantenham sua performance em alta.

Avaliar o desempenho dos colaboradores é uma ótima maneira de acompanhar sua produtividade e assim poder pensar em ações para melhor os índices se eles estiverem ruins e se forem bons pensar em formas de repassar para o time, com o objetivo de motivá-los e ajudá-los.

Para isso, é importante contar com uma ferramenta de avaliação de desempenho, ela te ajudará a otimizar o processo,você terá feedbacks constantes de cada colaborador e irá deixar tudo mais organizado. Vamos te mostrar ao longo do artigo a importância de contar com uma ferramenta. Acompanhe!

Ferramenta de avaliação de desempenho, qual a importância?

Imagina avaliar a performance de cada colaborador sem contar com a ajuda de um sistema, ter que fazer tudo no papel, gastando tempo e aumentando as chances de erro. Agora imagine outro cenário, onde você conta com a ajuda de uma ferramenta de avaliação de desempenho, onde os dados dos colaboradores estarão em uma única plataforma. A ferramenta irá gerar relatórios que você pode utilizar em ações relacionadas a outros processos do RH, como pesquisa de clima organizacional, treinamento e desenvolvimento, engenharia de cargos, entre outros.

Com uma boa ferramenta você consegue:

  • acompanhar a evolução de cada colaborador em tempo real, conseguindo saber como eles realmente estão performando no dia a dia de trabalho, tendo insumos efetivos para realizar um bom feedback;
  • gerenciar as metas dos profissionais individualmente de forma ágil e simples, conseguindo perceber o que tem dado certo ou não dentro das atividades e perceber os gaps de forma rápida pensando em formas de resolvê-los;
  • utilizar os dados gerados na criação de equipes de alta performance.

Como a gestão comportamental pode ajudar?

Contar com um sistema que além da avaliação de desempenho, também aplica a Gestão Comportamental no seu setor, é importante para conseguir realizar uma avaliação mais efetiva.

Quando você analisa o comportamento do seus colaboradores, é possível entendê-los de forma mais profunda, conseguindo trabalhar não só suas competências técnicas, mas também comportamentais para melhor a sua performance e garantir uma melhor satisfação do profissional.

Monte equipes de alta performance

Existem ferramentas que cruzam os dados dos perfis e da avaliação de desempenho de cada colaborador, identificando quais são os comportamentos dos profissionais que apresentam melhores níveis de produtividade. Dessa forma, é possível que você monte equipes de alta performance, melhorando os resultados das equipes, e consequentemente da empresa.

Reposicione os cargos

Com uma boa ferramenta e com a Gestão Comportamental, também é possível desenvolver a engenharia de cargos, onde você conseguirá reposicionar os colaboradores através de suas competências, tendências comportamentais e desempenho na função em que está desenvolvendo. Assim, você poderá melhorar a produtividade e satisfação dos colaboradores, melhorando clima organizacional da empresa.

Melhore o engajamento

Analisando o comportamento também é possível criar times que irão trabalhar de forma melhor um com outro, isso tende a melhorar o desempenho e assim o engajamento e motivação dos profissionais.

Bom, como você pode ver contar com uma boa ferramenta de avaliação de desempenho, irá te ajudar não só na produtividade dos colaboradores, mas também no clima organizacional na empresa, na motivação e engajamento das equipes. Além disso, você terá um setor mais estratégico e baseado em dados, que não precisará perder tempo com atividades extremamente operacionais.

Quer entender mais sobre indicadores de desempenho que você pode medir na sua empresa? É só clicar aqui e acessar o artigo que separamos para você!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of