logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Gestão de Pessoas > Conheça as 10 ferramentas de RH e saiba como investir nelas

Sumário

Conheça as 10 ferramentas de RH e saiba como investir nelas

Conhecer as principais ferramentas de RH é uma ótima maneira de gerenciar o seu setor de Recursos Humanos sem precisar lidar com problemas, inclusive, trabalhistas. Por isso, leia o post até o final!

As ferramentas de RH são soluções que vieram para ficar e ajudam esse setor a otimizar processos, coletar dados e agir de maneira mais estratégica na gestão.

Por isso, se você ainda não conhece quais as principais ferramentas de RH e como ela pode agregar no setor do seu negócio, esse post é para você.

Neste artigo você entenderá melhor cada uma delas e como elas podem ajudar até mesmo outros setores, otimizando a rotina e deixando as ações ainda mais estratégica.

Boa leitura!

O que são ferramentas de Recursos Humano?

diversas ferramentas de RH ao redor de um colaborador

O que são ferramentas de RH? As ferramentas de Recursos Humanos são soluções criadas para ajudar na organização e administração das atividades de um setor de RH de forma eficaz.

Assim, da mesma forma que acontece com outros setores, essas ferramentas permite facilitar ações como automatizar trabalhos repetitivos, cortar custos, gerenciar a rotina dos colaboradores, analisar currículos e cuidar de documentações.

Quais são os tipos de ferramentas de RH?

Nos dias de hoje, uma boa gestão de RH consegue obter diversos tipos de ferramentas de RH, cuidando praticamente de todas as suas ações internas. Algumas delas são:

curso para reter colaboradores
como estruturar o seu RH do zero
  • Software de Recrutamento e Seleção;
  • Software de Admissão;
  • Sistemas de controle de ponto;
  • Plataformas de gestão e desempenho;
  • Software de Onboarding;
  • Chatbot;
  • Gamificação;
  • Armazenamento de dados em nuvem;
  • Pesquisas de clima organizacional;
  • Plataformas de treinamento;
  • People Analytics;
  • Inteligência Artificial.
  • Veja o vídeo e complemente seu conhecimento:

Quais são as vantagens de utilizar ferramentas do RH?

Otimizam o tempo do RH:

Uma das principais vantagens das ferramentas de gestão de RH é a otimização de tempo, que pode ser de até 60% segundo uma pesquisa feita pela empresa americana Zapier.

O RH é um setor que, muitas vezes precisa lidar com altas demandas burocráticas, assim, com a ajuda das ferramentas, a equipe consegue uma mais economia de tempo e maior produtividade.

Com a automatização, processar informações que poderiam levar dias para serem concluidos manualmente, é possível finalizar em minutos.

Esse tipo de vantagem melhora consideravelmente a capacidade de produção e atendimento do setor, principalmente no caso de times mais enxutos.

Minimiza o erro humano:

Boa parte dos processos do RH são burocráticos e tendem a se repetir. Por isso, é preciso fazer com o máximo de atenção para não ocorrer erros, já que problemas neste setor, pode atingir vários outros, inclusive o financeiro.

Assim, as ferramentas de RH ajudam a garantir mais efetividade aos processos e melhorar o gerenciamento de demandas, minimizando as possibilidades de erros e trazendo mais inteligência e análise de dados à gestão.

Torna o setor estratégico:

As ferramentas de RH permitem não só agilizar processos, mas também contribuem com dados importantes para embasar a tomada de decisão e garantir uma atuação mais estratégica do setor.

Dessa forma, o RH deixa sua posição de coadjuvante e passa a ocupar um papel central na organização, oferecendo informações relevantes para garantir melhores resultados e minimizar custos.

As 10 melhores ferramentas de RH para você utilizar na sua gestão

As 10 melhores ferramentas de RH para você utilizar na sua gestão

Agora que compreendemos o que são as ferramentas de RH, seus tipos e quais são as principais vantagens de utiliza-las, é chegado o momento de conhecer algumas delas.

Inclusive, se você deseja saber quais são as melhores ferramentas de recrutamento e seleção, leia esse post até o final, pois abordaremos algumas delas:

1 – Recrutamento e seleção online:

Uma das atividades de RH que foram impactadas pela automação de processos foi o recrutamento e seleção.

Muitos dos processos que antes eram custosos e demoravam dias para serem concluídos agora podem acontecer em questão de horas, a começar pelo processo seletivo, que pode ser totalmente online.

Desde o ato de divulgação das vagas, até a triagem de currículo e entrevistas podem ser feitos online a partir de ferramentas de vídeo, áudio e software de separação de currículos.

Até mesmo a assinatura de contrato já pode ser feita online, facilitando o processo de admissão e Onboarding, que ficaram mais ágeis e inteligentes.

2 – Provas de conhecimentos:

Essa ferramenta é muito importante durante o processo de recrutamento e seleção, principalmente se você necessita de um profissional que já tenha experiência em um determinado cargo.

Claro, nem sempre a prova vai conseguir identificar o conhecimento prático do candidato, pois, ações de gamificação podem ajudar quando é necessário entender melhor o comportamento emocional do candidato.

Além disso, algumas áreas podem ter suas provas práticas aplicadas online, com um técnico perto. É o caso de profissionais de TI que passam por alguns testes em tempo real com outros participantes.

Esse tipo de exame consegue levar o entrevistador a ter uma visão mais clara sobre o desempenho profissional de vários candidatos ao mesmo tempo, minimizando o tempo de dedicação nesta etapa.

3 – Dinâmicas de grupo:

A dinâmica de grupo é utilizada pela equipe de RH para conseguir observar a interação do entrevistado diante de diversas situações.

Como as provas teóricas não são capazes de dizer sobre as ações comportamentais de um candidato, as dinâmicas de grupo surgem como uma ótima maneira de suprir essa necessidade.

Se a empresa está buscando por um candidato que tenha um perfil de líder, por exemplo, ela deve criar dinâmicas que visam, ao final identificar essas pessoas.

Por outro lado, se deseja encontrar colaboradores que atuam bem em grupo, a melhor alternativa e encontrar dinâmicas que ofereçam esse tipo de resultado.

Ou seja, essa é uma ótima maneira de conhecer, de fato, como o candidato reagiria perante algumas situações do dia a dia.

Saiba mais:

4 – Avaliação de desempenho:

A avaliação de desempenho é uma ferramenta que mensura a eficiência e a performance dos colaboradores dentro da organização.

Por meio dela, é possível entender se o profissional está entregando o que é esperado dele e como está sendo sua jornada na empresa desde a admissão.

Essa avaliação pode ser realizada tanto de maneira manual como também com ferramentas digitais.

Software de avaliação de desempenho pode te ajudar, por exemplo, a automatizar o processo e permite que você tenha uma visão completa sobre o desempenho de cada colaborador, identificando lacunas e pontos de melhoria.

As avaliações de desempenho são de grande importância para o setor, em momentos de tomadas de decisões e definir ações da gestão para os colaboradores.

Além disso, a ferramenta consegue ajudar você a identificar profissionais desmotivados, além de estruturar planos de desenvolvimento individuais.

5 – 9 Box:

O 9 Box é uma metodologia específica de avaliação de desempenho que permite classificar os colaboradores de acordo com sua performance e potencial.

A ferramenta é bastante visual e ajuda o RH a mensurar, de forma prática e simples, os resultados que cada profissional vem tendo nos últimos dias.

Nesse sentido, ela é excelente para auxiliar no planejamento de sucessões, promoções e até mesmo desligamentos, em situações onde os resultados não estão sendo o esperado.

6 – Plano de Desenvolvimento Individual (PDI):

O PDI é uma ferramenta voltada para o desenvolvimento de habilidades e competências dos colaboradores. Ele é aplicado pelo RH em conjunto com gestores e o próprio colaborador a ser desenvolvido.

Antes de aplicar o PDI, é necessário conhecer a fundo o colaborador e entender aspectos como currículo, potencial, aptidões e ambições.

A partir daí, são elaboradas metas de desenvolvimento a curto, médio e longo prazo.

Além disso, o PDI pode focar tanto em soft quanto em hard skills e é uma excelente ferramenta para o desenvolvimento de lideranças e sucessões. Ele também contribui para motivar, ajudar no engajamento dos colaboradores e reter talentos.

Saiba Mais! Descubra a importância das human skills em um mundo cada vez mais digital e como os seus colaboradores podem desenvolver habilidades como atributos como empatia, comunicação eficaz, trabalho em equipe e inteligência emocional. Clique aqui e conheça o curso gratuito.

7 – Pesquisa de clima:

A pesquisa de clima é uma das ferramentas mais importantes do RH, pois ela é responsável por ajudar a mensurar a percepção dos colaboradores e a entender a qualidade das relações internas da organização.

Sua aplicação deve ser feita de forma estratégica, para entender possíveis causas relacionadas a falta de:

  • Produtividade;
  • Motivação;
  • Engajamento.

Muitas vezes, o RH não vai a fundo nas causas reais e acaba criando ações que são apenas paliativas, mas não tem um resultado efetivo no longo prazo.

Já com a pesquisa de clima é possível identificar atritos, problemas com lideranças e até falta de infraestrutura, fatores que podem influenciar diretamente na satisfação dos colaboradores.

Esse tipo de consulta pode ser feito de forma manual, com formulários, mas o RH ganha muito mais agilidade e inteligência ao optar por ferramentas tecnológicas.  

8 – People Analytics:

O People Analytics é uma das ferramentas tecnológicas que mais impactou o setor de RH nos últimos anos.

Esse método de coleta e análise de dados ajuda a transformar percepções intangíveis em tangíveis e é essencial para uma boa tomada de decisão.

Além disso, com essa ferramenta é possível identificar e prever comportamentos dentro da organização, encontrando variáveis que interferem na produtividade e nos resultados do negócio.

Por fim, o People Analytics também é uma ferramenta importante para o processo de recrutamento e seleção, uma vez que identifica padrões que se repetem nos colaboradores de maior performance e ajuda você a criar filtros com maiores chances de encontrar o candidato ideal.

9 – Mapeamento de perfil comportamental:

Outra ferramenta tecnológica que revolucionou o departamento de RH é a gestão comportamental.

Com uma solução de mapeamento baseada na metodologia DISC, é possível classificar colaboradores de acordo com suas habilidades e competências comportamentais.

Dessa forma, os colaboradores são divididos em 4 perfis comportamentais distintos, cada um com suas habilidades, motivações e particularidades.

Conhecer cada um dos perfis é importante para garantir uma gestão de pessoas mais humanizada. A partir disso, se comunicar e pensar em estratégias façam mais sentido para cada perfil.

Além disso, a gestão comportamental possibilita unir colaboradores com habilidades que se complementam. Assim, é possivel criar times de alta performance, trazendo mais efetividades para as contratações, buscando por perfis que possam somar ao trabalho da equipe.

10 – Plataforma de educação corporativa:

A educação corporativa deve ser uma prioridade nas instituições, afinal, colaboradores bem treinados e atualizados são essenciais para que a empresa alcance os resultados que deseja.

Se antes era necessário contratar palestrantes e dispensar o profissional para que ele comparecesse aos cursos presenciais, hoje, esse tipo de ação está muito mais simples e na palma da mão.

As plataformas de educação corporativa são verdadeiros ambientes virtuais de aprendizagem que oferecem cursos e treinamento a distância.

Ferramentas de IA para RH já existem?

Assim como vem acontecendo em diversos setores, as ferramentas de IA para RH já existem e elas vem tomando espaço aos poucos.

Hoje, mais de 60% das empresas se utilizam, pelo menos, uma ferramenta de IA, segundo uma pesquisa realizada pela Futuro do Trabalho 2022 da IDC.

Essas ferramentas são capazes de apoiar melhor a gestão do colaborador tornando suas ações mais simples, práticas e direcionadas.

Por fim, entre as áreas que a Inteligência Artificial deve se destacar temos:

  • Gestão de desempenho;
  • Processamento de folha de pagamento;
  • Administração de benefícios;
  • Recrutamento, seleção e contratação de novos colaboradores;
  • Integrações de funcionários;
  • Gestão de registro.

Uma dessas ferramentas que já compõem o mercado e é muito querida é a Popefy AI. Ela é capaz de criar, gerir e automatizar diversos processos dentro do Recursos Humanos.

Conheça a Sólides

Se você está buscando uma solução completa e eficiente para a gestão de RH da sua empresa, o software Sólides é exatamente o que você precisa. Com ele, você terá todas as ferramentas necessárias para revolucionar a maneira como você gerencia seu departamento pessoal.

Imagine poder contratar os melhores talentos de forma ágil e eficiente, utilizando o mapeamento comportamental e personalizando o seu próprio Portal de Vagas. Além disso, automatize seus processos seletivos e tenha acesso a uma análise detalhada do perfil de cada candidato com o Profiler.

Com a Sólides, você também terá uma gestão eletrônica de documentos, facilitando o armazenamento e o acesso a informações importantes. Além disso, a admissão digital e eficiente elimina processos manuais e burocracias desnecessárias.

O software também oferece recursos para o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores. Avalie o desempenho de cada um deles, crie trilhas de treinamento personalizadas e disponibilize conteúdo educativo para elevar o conhecimento da equipe.

E não para por aí! Com a Sólides, você poderá criar um plano de ação focado no engajamento e retenção dos seus talentos. Ofereça um cartão de benefícios flexíveis, previna a rotatividade de funcionários com o Radar de Rotatividade e realize pesquisas de clima personalizadas para medir o engajamento da equipe.

Milhares de empresas de pequeno e médio porte já experimentaram os benefícios do Sólides, como ganhos em velocidade nas contratações, redução na taxa de rotatividade e aumento da eficiência. Não fique para trás, solicite uma demonstração gratuita agora mesmo e descubra como o Sólides pode impulsionar o sucesso do seu negócio!

Conclusão

Utilizar as ferramentas de RH pode ser uma ótima oportunidade de avançar e otimizar diversas ações que o seu setor de RH ainda realiza, mas é visto como desgastante e ultrapassado.

Através dessas dicas, esperamos que você consiga encontrar uma oportunidade de crescimento. Por aqui, entendemos o quanto o RH pode impactar outros setores, principalmente no bem-estar dos colaboradores.

desenvolvimento e treinamento de pessoas
CHRO Responsável pelos times de People, Analytics Performance, Facilities, Culture; Talent Acquisition; Compensation; Employer Branding, L&D e Engagement Mestre em Administração com ênfase em Marketing, Professora Universitária Pós-graduada em Gestão de Pessoas e Pós-graduada em Orientação de Carreiras Coach e Mentoring
Assine a nossa Newsletter