Artigos

Conheça as 8 ferramentas de RH e saiba como investir nelas

ferramentas de rh

As ferramentas de RH são soluções que vieram para ficar e ajudam esse setor a otimizar processos, coletar dados e agir com mais estratégia na gestão. Se você ainda não conhece as principais, chegou o momento de entender em quais investir e implementá-las de uma vez por todas. 

Neste post, explicaremos melhor as vantagens de apostar em ferramentas de RH, principalmente nas tecnológicas, e listaremos 8 soluções que você precisa conhecer (e investir). Confira na leitura!   

Nova call to action

Ferramentas de RH: por que usar?

Durante muitos anos, o RH funcionou como um setor totalmente analógico. O time de gente e gestão estava acostumado a lidar com uma grande quantidade de papelada, por exemplo, currículos e fichas cadastrais.

Apesar de já estarem habituados, os profissionais dessa área perdiam um tempo valioso em processos manuais, além de precisarem de espaço para organizar e arquivar todas essas informações. 

Nesse sentido, as ferramentas de RH vieram para tornar as demandas desse departamento mais ágeis, práticas e inteligentes, trazendo diversos benefícios e possibilitando que o setor foque no que realmente importa: as pessoas. A seguir, vamos explicar melhor cada uma das vantagens de apostar nessas ferramentas. 

Otimizam o tempo do RH

Uma das principais vantagens das ferramentas é a otimização de tempo. O RH é um setor que, muitas vezes, trabalha com demandas burocráticas. Nesse cenário, quanto mais economia de tempo for possível, mais o departamento ganha em produtividade. 

Com a automatização, processos que levariam dias para serem concluídos de forma manual, podem ser feitos em poucos minutos e quase sem a necessidade de intervenção humana. Esse tipo de vantagem melhora consideravelmente a capacidade de produção e atendimento do setor, principalmente no caso de times mais enxutos. 

Trazem mais inteligência para o setor

Como já citamos, boa parte dos processos do RH são burocráticos e repetitivos, mas isso não significa que eles podem ser feitos às pressas, já que qualquer pequeno erro pode causar vários problemas para a empresa, até mesmo no âmbito financeiro. 

Assim, as ferramentas de RH podem ser utilizadas para garantir mais efetividade aos processos e melhorar o gerenciamento de demandas, minimizando as possibilidades de erros e trazendo mais inteligência e análise de dados à gestão. 

Dão um papel estratégico ao RH

As ferramentas de RH permitem não só agilizar processos, mas também contribuem com dados importantes para embasar a tomada de decisões e garantir uma atuação mais estratégica. 

Dessa forma, o RH deixa sua posição de coadjuvante e passa a ocupar um papel central na organização, oferecendo informações relevantes para garantir melhores resultados e minimizar custos. 

As 8 melhores ferramentas de RH

Já havia uma tendência de que, cada vez mais, os processos corporativos se tornassem digitais. Nesse sentido, a pandemia da COVID-19 veio para acelerar essa migração. Se ferramentas já estavam sendo criadas antes do isolamento, esse cenário veio para colocá-las de vez na rotina dos profissionais trazendo mais inovação ao RH

Hoje, existem inúmeras ferramentas e soluções de RH que podem ser utilizadas para facilitar a rotina do departamento e trazer mais estratégia para a gestão de pessoas. Agora, vamos listar as 8 mais importantes para você conhecer. 

1. Recrutamento e seleção online

Uma das atividades de RH que foram impactadas pela automação de processos foi o recrutamento e seleção. Hoje, já é possível realizar todo o processo seletivo de forma online, utilizando ferramentas digitais, tanto para a divulgação de vagas quanto para as diversas etapas do processo seletivo. 

Ainda, entrevistas podem ser feitas utilizando ferramentas de chamadas de vídeo e o software de recrutamento e seleção otimiza o processo realizando a triagem de currículos com base nas definições apontadas pela empresa.

Até mesmo a assinatura de contrato já pode ser feita online, por meio de aplicativos de assinatura digital. Dessa forma, todo o processo de admissão e onboarding fica muito mais ágil e inteligente.

2. Avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho é uma ferramenta que mensura a eficiência e a performance dos colaboradores dentro da organização. Por meio dela, é possível entender se o profissional está entregando o que é esperado dele e como está sendo sua jornada na empresa desde a admissão

Esse tipo de avaliação pode ser feito de forma manual, utilizando questionários e reuniões one-a-one. No entanto, já existem ferramentas digitais que automatizam esse processo e permitem que você tenha uma visão completa sobre o desempenho de cada colaborador, identificando lacunas e pontos de melhoria. 

As avaliações de desempenho são de grande importância na hora de tomar decisões e definir ações da gestão de colaboradores. Isso porque, elas podem ajudar você a identificar profissionais desmotivados, além de estruturar planos de desenvolvimento individuais. 

3. 9 Box

O 9 Box é uma metodologia específica de avaliação de desempenho que permite classificar os colaboradores de acordo com sua performance e potencial. A ferramenta é bastante visual e ajuda o RH a mensurar, de forma prática e simples, os resultados de cada profissional. 

Nesse sentido, ela é excelente para auxiliar no planejamento de sucessões, promoções e até mesmo desligamentos, já que traz um panorama realista sobre o desempenho e a evolução dos colaboradores. 

 

9BOX

 

4. Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)

O PDI é uma ferramenta voltada para o desenvolvimento de habilidades e competências dos colaboradores. Ele é aplicado pelo RH em conjunto com gestores e o próprio colaborador a ser desenvolvido, visando o desenvolvimento pessoal e profissional

Antes de aplicar o PDI, é necessário conhecer a fundo o colaborador e entender seu currículo, potencial, aptidões e ambições. A partir daí, são elaboradas metas de desenvolvimento a curto, médio e longo prazo. 

Ademais, o PDI pode focar tanto em soft quanto em hard skills e é uma excelente ferramenta para o desenvolvimento de lideranças e sucessões. Além disso, também contribui para a motivação, o engajamento e a retenção de talentos. 

5. Pesquisa de clima

A pesquisa de clima é uma das ferramentas mais importantes do RH. Isso porque, ela ajuda a mensurar a percepção dos colaboradores e a entender a qualidade das relações internas da organização. 

Sua aplicação deve ser feita de forma estratégica, para entender possíveis causas de falta de produtividade, motivação e engajamento. Muitas vezes, o RH não vai a fundo nas causas reais e acaba criando ações que são apenas paliativas, mas não tem um resultado efetivo no longo prazo. 

Já com a pesquisa de clima é possível identificar atritos, problemas com lideranças e até falta de infraestrutura, fatores que podem influenciar diretamente na satisfação dos colaboradores. Esse tipo de consulta pode ser feito de forma manual, com formulários, mas o RH ganha muito mais agilidade e inteligência ao optar por ferramentas tecnológicas.   

6. People Analytics

O People Analytics é uma das ferramentas tecnológicas que mais impactou o setor de RH nos últimos anos. Esse método de coleta e análise de dados ajuda a transformar percepções intangíveis em tangíveis e é essencial para uma boa tomada de decisões. 

Além disso, com essa ferramenta, é possível identificar e prever comportamentos dentro da sua empresa, encontrando variáveis que interferem na produtividade e nos resultados do negócio. 

Por fim, o People Analytics também é uma ferramenta importante para o processo de recrutamento e seleção, uma vez que identifica padrões que se repetem nos colaboradores de maior performance e ajuda você a criar filtros para ter maiores chances de encontrar o candidato certo. 

7. Mapeamento de perfil comportamental

Outra ferramenta tecnológica que revolucionou o departamento de RH é a gestão comportamental. Com uma solução de mapeamento baseada na metodologia DISC, é possível classificar colaboradores com base em suas habilidades e competências comportamentais, entendendo como eles se comportam diante de determinadas situações. 

Dessa forma, os colaboradores são divididos em 4 perfis comportamentais distintos, cada um com suas habilidades, motivações e particularidades. Conhecer cada um dos perfis é importante para garantir uma gestão de pessoas mais humanizada, assim, é possível se comunicar e pensar em estratégias que mais façam sentido para determinado perfil.

Além disso, a gestão comportamental possibilita unir colaboradores com habilidades que se complementam, criando times de alta performance, trazendo mais efetividades para as contratações, buscando por perfis que possam somar ao trabalho da equipe. 

8. Plataforma de educação corporativa

A educação corporativa deve ser uma prioridade nas instituições, afinal, colaboradores bem treinados e atualizados são essenciais para que a empresa alcance os resultados que deseja. 

Se antes era necessário contratar palestrantes e dispensar o profissional para que ele participasse de cursos presenciais, hoje, esse tipo de ação está muito mais simples e na palma da mão. As plataformas de educação corporativa são verdadeiros ambientes virtuais de aprendizagem que oferecem cursos e treinamento a distância. 

O Sólides Academy, a plataforma de educação corporativa para PMEs da Sólides, é uma ferramenta de fácil implementação que ajuda a capacitar e desenvolver sua equipe, mesmo que a empresa conte com profissionais trabalhando em home office ou residindo em outra cidade ou estado.

 

sólides academy

 

Concluindo, as ferramentas de RH são soluções importantes para tornar o setor mais eficiente e ágil, além de fornecerem dados poderosos para embasar a tomada de decisões. O ideal é optar por uma plataforma completa que traga diferentes ferramentas e consiga unificar todos os dados levantados em um único lugar. 

Agora que você já conhece as diferentes ferramentas e suas funcionalidades, acesse o questionário completo de clima organizacional do RH Portal

5 2 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH