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Ferramentas estratégicas do RH

A área de Recursos Humanos tem um papel importante no planejamento estratégico dentro das organizações. A atuação do RH no processo de planejamento estratégico ocorre através do fornecimento de informações importantes e de orientações que auxiliem nas tomadas de decisões e no planejamento estratégico da organização. Para isso o RH conta com ferramentas importantes que precisam ser desenvolvidas de forma que as informações obtidas e transmitidas sejam mensuráveis e realistas.

Algumas ferramentas utilizadas pela área de Recursos Humanos são:

Diagnóstico de clima organizacional

Programas para analisar o clima organizacional, ação importante para mensurar os níveis de satisfação e insatisfação dos colaboradores que compõe a organização em relação à cultura organizacional, políticas da empresa, processo de comunicação, valorização profissional, entre outros. Por meio da pesquisa de clima a área de Recursos Humanos tem a possibilidade de apresentar propostas de melhorias para a direção da empresa a respeito dos pontos que apresentam os menores índices de satisfação.

Nova call to action

Práticas do RH no diagnóstico de clima organizacional

Definir parâmetros e metodologias para o desenvolvimento, aplicação e relatórios realistas da pesquisa de clima organizacional.

cultura-organizacional
Benefícios para a organização

A pesquisa de clima eficiente e eficaz proporciona informações importantes para o planejamento e desenvolvimento de ações motivacionais, planos de carreiras, políticas salariais, programas de treinamento e desenvolvimento, entre outros.

Avaliação de desempenho

É o programa de mapeamento dos conhecimentos e habilidades dos colaboradores da organização.

Práticas do RH na avaliação de desempenho

Definir diretrizes, orientar e analisar o processo de avaliação de desempenho.

Benefícios para a organização

A avaliação de desempenho proporciona a avaliação dos aspectos técnicos, comportamentais e de habilidade dos colaboradores, identificando o desempenho satisfatório e insatisfatório dos colaboradores. Proporciona verificar se os processos de recrutamento, seleção e capacitação estão ocorrendo de forma eficiente e eficaz e o fornecem subsídios para o desenvolvimento de planos de formação continua.

Manual de descrição de cargos

Descrever os cargos definindo tarefas, atividades, responsabilidades e perfil das funções na organização.

Práticas RH na descrição de cargos

Mapear as atividades através da coleta de dados, especificação dos cargos, titulação e realizar a estrutura de cargos da organização.

Benefícios para a organização

Estabelecer os cargos de acordo com a visão estratégica da empresa, proporcionar o equilíbrio interno e externo entre os cargos da organização e em comparação ao mercado, desenvolver plano de política salarial, entre outros.

Enfim, o RH para desempenhar seu papel estratégico precisa conhecer profundamente, saber utilizar e desenvolver os diversos programas dos subsistemas de RH que auxiliam no processo de desenvolvimento do planejamento estratégico da organização.

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