Ferramentas estratégicas do RH
A área de Recursos Humanos tem um papel importante no planejamento estratégico dentro das organizações. A atuação do RH no processo de planejamento estratégico ocorre através do fornecimento de informações importantes e de orientações que auxiliem nas tomadas de decisões e no planejamento estratégico da organização. Para isso o RH conta com ferramentas importantes que precisam ser desenvolvidas de forma que as informações obtidas e transmitidas sejam mensuráveis e realistas.
Algumas ferramentas utilizadas pela área de Recursos Humanos são:
Diagnóstico de clima organizacional
Programas para analisar o clima organizacional, ação importante para mensurar os níveis de satisfação e insatisfação dos colaboradores que compõe a organização em relação à cultura organizacional, políticas da empresa, processo de comunicação, valorização profissional, entre outros. Por meio da pesquisa de clima a área de Recursos Humanos tem a possibilidade de apresentar propostas de melhorias para a direção da empresa a respeito dos pontos que apresentam os menores índices de satisfação.
Práticas do RH no diagnóstico de clima organizacional
Definir parâmetros e metodologias para o desenvolvimento, aplicação e relatórios realistas da pesquisa de clima organizacional.

Benefícios para a organização
A pesquisa de clima eficiente e eficaz proporciona informações importantes para o planejamento e desenvolvimento de ações motivacionais, planos de carreiras, políticas salariais, programas de treinamento e desenvolvimento, entre outros.
Avaliação de desempenho
É o programa de mapeamento dos conhecimentos e habilidades dos colaboradores da organização.
Práticas do RH na avaliação de desempenho
Definir diretrizes, orientar e analisar o processo de avaliação de desempenho.
Benefícios para a organização
A avaliação de desempenho proporciona a avaliação dos aspectos técnicos, comportamentais e de habilidade dos colaboradores, identificando o desempenho satisfatório e insatisfatório dos colaboradores. Proporciona verificar se os processos de recrutamento, seleção e capacitação estão ocorrendo de forma eficiente e eficaz e o fornecem subsídios para o desenvolvimento de planos de formação continua.
Manual de descrição de cargos
Descrever os cargos definindo tarefas, atividades, responsabilidades e perfil das funções na organização.
Práticas RH na descrição de cargos
Mapear as atividades através da coleta de dados, especificação dos cargos, titulação e realizar a estrutura de cargos da organização.
Benefícios para a organização
Estabelecer os cargos de acordo com a visão estratégica da empresa, proporcionar o equilíbrio interno e externo entre os cargos da organização e em comparação ao mercado, desenvolver plano de política salarial, entre outros.
Enfim, o RH para desempenhar seu papel estratégico precisa conhecer profundamente, saber utilizar e desenvolver os diversos programas dos subsistemas de RH que auxiliam no processo de desenvolvimento do planejamento estratégico da organização.