Artigos

Festas de fim de ano: como tornar as comemorações na empresa um momento de reduzir o estresse

festas de fim de ano

Por Ricardo Massola

Os meses de novembro e dezembro representam a chegada da época do ano amada por muitos e odiada por outros: as festas de fim de ano.

Nova call to action

Embora, especialmente para quem perdeu algum ente querido, o Natal e Ano-Novo possam assumir um tom melancólico, marcar a passagem de qualquer data importante é fundamental para o bem-estar e o aprofundamento dos laços sociais.

O tempo só pertence a alguém quando pode-se pará-lo, marcá-lo e compartilhá-lo, se tornando uma memória coletiva. Celebrar é o que faz o ser humano reconhecer que a vida merece ser vivida.

Em termos corporativos, feriados e celebrações são uma pausa necessária na rotina de trabalho. Neste período, o profissional sai do automático e vive a vida de corpo e mente presente. As datas comemorativas existem como um lembrete não só de que temos o direito ao trabalho, mas também ao lazer e à preguiça.

É importante que os empresários estimulem que os colaboradores se desconectem neste período para voltarem revigorados ao dia a dia.

Em meio à volta ao presencial, a retomada também das interações sociais é uma dos grandes benefícios desta etapa. A empresa que busca também, com segurança, realizar comemorações, possibilita o desenvolvimento de laços próximos dentro da própria empresa.

A criação de laços é o que possibilita a construção de um propósito, de um engajamento entre as pessoas da empresa em torno de uma causa comum. Estes fatores criam um suporte social no trabalho, e é ele um dos grandes responsáveis em fazer com que as pessoas consigam lidar melhor com as situações de estresse e de sofrimento.

Para as empresas que ainda não retomaram o trabalho no escritório, ou que decidiram ficar permanentemente de home office, as festas de fim de ano virtuais são uma boa opção. Porém, é importante buscar mais do que uma conexão superficial.

Algumas atitudes que podem gerar frutos positivos são o envio de brindes e refeições para os colaboradores, como pizzas que chegam no mesmo horário para todos, para o momento ser compartilhado.

Virtualmente ou não, o objetivo principal de qualquer comemoração deve ser construir memórias coletivas. Quando a empresa dá a oportunidade de celebração para seus colaboradores, ela está contribuindo não só para o bem-estar momentâneo das pessoas, mas para a construção de um ambiente de trabalho mais saudável a todos.

Tem interesse em saber mais informações sobre o que você pode proporcionar ao colaborador? Então não deixe de criar um pacote de benefícios atraente na sua empresa.

 

dia da consciência negra

 

5 2 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH