Artigos

14 filmes de liderança que todo profissional deve assistir na Netflix

filmes de liderança

Filmes de liderança não são uma novidade para a indústria cinematográfica. Afinal, o “mocinho” sempre encontra uma maneira de motivar seus companheiros ou encontrar saída até mesmo para o problema mais complicado. 

Fato é que as produções da sétima arte costumam trazer exemplos do que fazer ou não fazer na vida real. Inclusive, na carreira. 

Nova call to action

Neste conteúdo, apresentaremos uma lista com 15 filmes de liderança disponíveis na Netflix e que todo profissional deve assistir. Trata-se de produções em que o espectador mais atento poderá encontrar boas lições para dar um “up” na carreira. 

Lembre-se que o isolamento social ainda não terminou, fique em casa e se acomode no sofá. Desfrute das nossas sugestões e bom filme!

1. Legítimo Rei (2018)

Baseado em uma história real, o filme conta a história de Robert the Bruce, primeiro rei da Escócia depois de um longo tempo de dominação inglesa. O cenário é desfavorável para os escoceses, mas a estratégia e o conhecimento de Robert faz com que o filme termine com um final feliz para o país. Além, é claro, da vantagem de conhecer os seus soldados.

2. Privacidade hackeada (2019)

Os escândalos envolvendo a consultoria política Cambridge Analytica, o Facebook e as eleições presidenciais americanas de 2016 são o enredo desse documentário. O filme mostra um dos casos mais emblemáticos sobre violação de privacidade já ocorrido nos últimos anos. Privacidade hackeada traz alertas para líderes e organizações sobre segurança de dados

3. Coach Carter: Treino para a vida (2005)

Neste filme, estão presentes lições como empatia, comprometimento e disciplina. Coach Carter mostra a história de um técnico de basquete, dirigindo um time de escola pública. Aliás, ele mesmo já havia estudado e jogado na instituição. A realidade desses garotos é difícil pela condição social que vivem, mas ele encara a missão de mudar a vida dos jogadores, oferecendo um futuro melhor por meio dos estudos e do esporte. 

4. Dois Papas (2019)

A película retrata a trajetória do padre jesuíta Jorge Mario Bergoglio (Papa Francisco) até se tornar o maior líder da Igreja Católica Romana. Durante a caminhada, Bergoglio enfrenta desafios e recompensas. Outro ponto positivo do filme é mostrar a importância da sucessão em qualquer organização. Já o Papa Bento XVI demonstra estratégia para certificar-se de que seu possível sucessor estará à altura do cargo. 

5. O código Bill Gates (2019)

A produção conta a história de vida do cofundador da Microsoft, Bill Gates. Acompanhamos o cotidiano do megaempresário enquanto ele busca solucionar alguns dos problemas mais complexos do mundo. Gates foi um líder nato e apresenta conselhos valiosos nesse documentário original da Netflix. 

6. Trump: um sonho americano (2017)

Com uma temática super atual, o filme mostra o papel do presidente norte-americano como líder mundial. A série traz depoimentos de amigos, colaboradores, adversários e políticos sobre a trajetória de Donald Trump, um dos mais controversos ocupantes da Casa Branca. 

Ao longo da produção, vemos como o ex-presidente deixou de ser um herdeiro milionário para se transformar no candidato dos sonhos de grande parte dos americanos

7. Máquina de Guerra (2017)

Em War Machine, acompanhamos o momento em que um general arrogante é incumbido de vencer uma guerra. Ao aceitar o desafio, ele descobre que sua vaidade pode ser sua maior inimiga. O filme mostra a ascensão militar e queda do protagonista, consequência do seu estilo de liderança. É a oportunidade para ver como um líder perde o controle da situação por não saber se aliar às pessoas certas, nem ver a motivação de cada um

8. Steve Jobs (2015)

Neste filme autobiográfico, vemos três fases cruciais da carreira de Steve Jobs. O espectador conhece a trajetória do cofundador da Apple, que mostra os desafios que o magnata precisou enfrentar durante a carreira. Um dos percalços foi justamente ser demitido da empresa que fundou. A produção mostra as escolhas que um líder precisa fazer e a importância de projetar cenários a médio e longo prazo. 

9. Prenda-me se for capaz (2002)

Um filme estrelado por Leonardo DiCaprio, dessa vez interpretando um vigarista. Outro grande astro de Hollywood, Tom Hanks, é um obstinado agente do FBI disposto a colocar o vigarista na cadeia. Obviamente, a ética não é uma qualidade do personagem de DiCaprio. No entanto, o trambiqueiro transmite ótimas lições de empreendedorismo, criatividade, jogo de cintura e desenvoltura nas relações interpessoais

10. Trabalho interno (2010)

Mais um documentário na nossa lista, dessa vez, contextualizando a crise global de 2008, fruto da corrupção onipresente de Wall Street. Na ocasião, milhões de pessoas perderam suas casas e empregos. 

O filme foi produzido a partir de uma extensa pesquisa e inúmeras entrevistas com pessoas ligadas ao mundo financeiro, além de jornalistas e políticos. A grande lição do documentário é ensinar o quanto é necessário adotar métodos alternativos em situações adversas

11. Capitão Phillips (2013)

Tom Hanks é Richard Phillips, um comandante naval experiente a bordo de um navio-cargueiro. Tudo começa a complicar na vida de Phillips quando ele aceita trabalhar com uma nova equipe, durante uma missão especial: entregar mercadorias e alimentos para a população da Somália. Quando piratas somalianos invadem o navio, o capitão precisa intermediar um grande conflito entre a Somália e a marinha americana. 

12. Apollo 13 – Do desastre ao triunfo (1995)

Baseado em fatos reais, o filme mostra a sequência de problemas técnicos enfrentados pela nave Apollo 13, em 1970. A viagem desastrosa rumo à Lua mostra o drama de três astronautas a bordo da cápsula espacial. Graças aos esforços e sangue frio do chefe da expedição, Jim Lowell, a tripulação consegue voltar à Terra em segurança. 

Temos nesse filme a oportunidade de saber como reverter uma situação catastrófica em um grande exemplo de heroísmo.  

13. A fuga das galinhas (2000)

Quais lições de liderança uma animação pode ensinar? Essa produção, aparentemente para crianças, é sim um filme para adultos, cheio de situações surpreendentes. Na trama, o galo Rocky e a galinha Ginger querem ajudar todas as outras aves a fugirem da granja da senhora Tweedy. 

Cansada de viver em cativeiro, Ginger sonha com a liberdade e vive tentando fugir. Após muitas tentativas frustradas, ela conhece Rocky e conta com a ajuda do novo amigo para dar adeus ao galinheiro. O filme mostra exemplos de determinação e trabalho em equipe em prol do bem comum

14. A grande aposta (2015)

Ao preverem a crise imobiliária nos Estados Unidos, ocorrida em 2008, quatro oportunistas decidem apostar contra os bancos e o sistema. O grupo desenvolve técnicas de negociação e análise de risco para fazer fortuna aproveitando a situação. A grande lição do filme é mostrar que estar atento às oportunidades e se prevenir das crises é fundamental para uma boa liderança

E aí, gostou das sugestões? Assistir a bons filmes de liderança pode trazer insights poderosos para a sua carreira profissional, já pensou nisso? Às vezes, uma atividade despretensiosa é capaz de agregar conhecimento sobre diversos assuntos que serão úteis hoje ou no futuro. Então, prepare a pipoca, desfrute das nossas dicas e seja o melhor líder que você puder.  

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments