Artigos

Flow: O estado de felicidade que promove alta performance na vida pessoal e profissional

flow

“O que é o Flow, Wilson?” Essa é uma questão recorrente em conversas que eu tenho com meus seguidores. A alta performance é um tema constante tanto na vida pessoal quanto na profissional. Corporações, gestores e trabalhadores buscam constantemente ferramentas que ajudem a extrair o melhor de seus colegas, funcionários e de si mesmos dentro do ambiente de trabalho.

No entanto, com anos de experiência no mundo dos negócios, seja como empreendedor ou como trainer de empresários, o que percebo é que poucos sabem que é possível acessar um estado de concentração e atenção plena capaz de gerar benefícios não só para a carreira, mas como para a vida pessoal.

Nova call to action

O Flow é um estado momentâneo de felicidade que abre portas para o processo de aprendizado contínuo, o Life Long Learn, e que permite que o indivíduo entregue um melhor rendimento através de tecnologias nativas humanas.

É um conhecimento ainda pouco abordado no Brasil, mas que, analisando o cenário internacional, observo sendo adotado por grandes empresas e órgãos renomados, entre eles a gigante de tecnologia Google e as Forças de Operações Especiais da marinha americana, os Navy SEALs.

As pesquisas sobre o Flow se iniciaram há mais de 50 anos e a maior referência para os estudiosos da área foi o psicólogo hungaro-americano Mihaly Csikszentmihaly, responsável por nomear e conceituar esse conhecimento. Infelizmente, ele veio a falecer no último dia 20 de outubro.

É possível definir o Flow como uma prática de mindfulness que cria motivação intrínseca ao liberar neuroquímicos nos corpos e que acelera o processamento de dados. É um momento de rápida atenção e total absorção, onde todo o resto se dissolve e o tempo voa ou não passa, o senso do “eu” desaparece, ação e consciência se fundem e você se torna um com aquilo que faz. A nova alta performance realizada por novos humanos.

O Flow também pode ser acessado de maneira coletiva, através de um estado sinestésico compartilhado por indivíduos, um conhecimento que pode ser implementado em equipes, dentro de um ambiente de trabalho ou, mesmo, em comunidades.

Esta é uma vertente do conhecimento que também está ganhando mais espaço tanto no ambiente acadêmico quanto no profissional. Além das primeiras pesquisas científicas que vêm sendo publicadas, nós profissionais da área de desenvolvimento humano também temos superado o tabu dentro de organizações mais conservadores para promover treinamentos entre seus membros.

Para acessar o Flow, o indivíduo pode contar com várias práticas, como a execução de atividades físicas (artes marciais, corrida, natação, musculação), a apreciação de músicas, artes ou alimentos. O importante é que esta pessoa demonstre interesse ou paixão genuínos na atividade que se propõe a desenvolver.

No entanto, é válido ressaltar que um bom ambiente de trabalho e o mínimo de recursos financeiros e materiais também são necessários para atingir o estado de Flow, pois, afinal, apesar de o dinheiro não ser sinônimo de felicidade plena, na realidade, a qualidade de vida é fundamental para que cada um exerça e aproveite os momentos da melhor maneira possível.

Assim, é fundamental que chefes, gestores e os próprios indivíduos invistam da melhor maneira possível no ambiente que os cerca.

Ficou com alguma dúvida sobre o que é flow? Deixe um comentário.

E se esse artigo foi útil para você, compartilhe com seus contatos!

Leia também: Gente feliz dá lucro: confira a relação entre trabalho e felicidade.

 

desenvolvimento de talentos

 

Sobre o Wilson

Wilson C. Monteiro é Pesquisador em Neuroantropologia, Sociologia Existencial, e Psicotecnologias, com mais de 20 anos de experiência nas áreas de tecnologia e educação. Também é o fundador da rede social meuRecall, uma plataforma com foco em profissionais de desenvolvimento humano.

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH