logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Carreira e Negócios > Os fluxos de trabalho oferecem oportunidades no mercado latino-americano das artes gráficas

Sumário

Os fluxos de trabalho oferecem oportunidades no mercado latino-americano das artes gráficas

No mercado latino-americano das artes gráficas, os fluxos de trabalho desempenham um papel crucial na otimização e eficiência dos processos. Com a evolução tecnológica e a digitalização, surgem novas oportunidades para empresas e profissionais do setor explorarem os benefícios dos fluxos de trabalho automatizados e integrados.

Neste artigo, exploraremos como esses fluxos de trabalho estão transformando a indústria gráfica, proporcionando maior agilidade, qualidade e produtividade na produção de materiais impressos e digitais. Veremos também como as empresas podem se adaptar e aproveitar as oportunidades que surgem nesse mercado em constante evolução. Confira!

Como efeito econômico pós-pandemia, a CEPAL (Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe) estima que o PIB da região contraiu cerca de 7,7%, o valor das exportações diminuiu 13% e a redução da demanda levou mais de 2,7 milhões de empresas a fecharem, o que resultou em mais de 18 milhões de desempregados em toda a região. 

Esse contexto dificulta os desafios do mercado latino-americano das artes gráficas, pois ele enfrenta mudanças tecnológicas, sustentabilidade e competitividade global. Assim, a rápida adaptação à digitalização provocada pela conectividade contínua e generalizada decorrente do uso de smartphones, do acesso à informação, das redes sociais e do entretenimento audiovisual é uma tarefa constante.

As mudanças tecnológicas globais levaram as artes gráficas a considerar a sustentabilidade como uma questão cada vez mais importante para os consumidores, de modo que a necessidade de adotar práticas ecologicamente corretas envolveu uma competição constante com o mercado global que desafia a região.

A evolução técnica impulsionou o uso de dispositivos e aplicativos na nuvem, data analytics, blockchain e inteligência artificial. Assim, é possível prever uma transição tecnológica no mundo das artes gráficas na América Latina para estratégias digitais que permitam a redução de custos, melhorem a eficiência, incentivem o cumprimento de metas de sustentabilidade e aumentem o escopo de mercado para competir globalmente.

?A importância para as PMEs de entrar na agenda ESG em 2023

curso de plano de carreira na Escola de Pessoas

Automação dos fluxos de trabalho

A automação dos fluxos de trabalho (também conhecida como automação de processos de negócios ou BPA) é o uso da tecnologia digital para otimizar os processos de produção. Isso pode incluir a sistematização de tarefas repetitivas e manuais, a integração de sistemas e a implementação de regras e lógica de negócios para aprimorar os métodos de ação.

A tecnologia pode ajudar as empresas a melhorar a performance, reduzir erros e tempos de ciclo, aumentar a produtividade e aprimorar a experiência do cliente. As ferramentas de automação do fluxo de trabalho podem incluir software especializado, sistemas de gestão de processos de negócios e outras tecnologias relacionadas.

“A rápida evolução do mundo exige que estabeleçamos metas junto com nossos clientes no mercado das artes gráficas para aumentar a sua performance no âmbito global. As melhores empresas de hoje não pensam apenas em melhorar seus resultados, mas também em contribuir para os grandes desafios do milênio. É por isso que continuamos criando ferramentas para facilitar o enfrentamento dos desafios desta década”, explica Alejandro Jalife, Líder da Estratégia de Artes Gráficas para LATAM.

A automação dos fluxos de trabalho pode ajudar a minimizar o impacto ambiental das empresas de diversas maneiras. Veja!

1. Redução do consumo de papel

A automação dos fluxos de trabalho pode reduzir a necessidade de imprimir documentos, formulários e outros materiais em papel, o que, por sua vez, limita o consumo de papel e reduz a pegada de carbono da empresa.

2. Economia de energia

Ela também pode ajudar a reduzir o consumo de energia, otimizando os processos e melhorando o tempo necessário para concluir as tarefas. Isso se traduz em uma diminuição da energia necessária para realizar os processos de negócios.

3. Redução dos deslocamentos

Pode reduzir a necessidade de deslocamento físico dos funcionários para realizar determinadas tarefas, o que, por sua vez, reduz as emissões de gases de efeito estufa associadas ao transporte.

4. Melhoria na gestão de resíduos

A automação dos fluxos de trabalho pode ajudar a melhorar a gestão de resíduos e reduzir a quantidade de resíduos gerados, automatizando os processos de classificação e gerenciamento de tarefas.

Sobre a Xerox Holdings Corporation 

Há mais de 100 anos, a Xerox vem redefinindo continuamente a experiência no local de trabalho. De ambientes corporativos a industriais, as soluções comerciais e serviços financeiros diferenciados são projetados para melhorar o trabalho diário dos clientes, independentemente de onde ocorra esse trabalho. Hoje, os cientistas e engenheiros da Xerox continuam nosso legado de inovação com tecnologias disruptivas na transformação digital, realidade aumentada, automação de processos robóticos, fabricação aditiva, a Internet Industrial das Coisas, e tecnologias limpas. 

desenvolvimento e treinamento de pessoas
Camila Rocha, é uma profissional experiente em publicidade. Com formação pela Fumec, ela coordena atualmente a BU de Educação na Sólides Tecnologia, onde trabalha há 6 anos. Sua expertise em liderança e estratégias de educação corporativa tem sido fundamental para impulsionar o crescimento e o desenvolvimento dos colaboradores.
Assine a nossa Newsletter