Formação de novos líderes: preparando a gestão do futuro
*Por Valesca Rodrigues
Liderança é um tema muito amplo que poderia proporcionar diferentes abordagens, mas hoje, especificamente, quero abordar a necessidade de perceber novos líderes prematuros e de prepará-los de maneira especial para assumir novas responsabilidades futuramente.
É imprescindível que o RH trate com cuidado o tema, pois na maior parte das vezes, uma vez promovido à liderança, se não der certo, fica bem difícil manter a pessoa na empresa, oferecendo-lhe uma oportunidade menos “relevante” nessa hierarquia.
Então, para evitar problemas futuros, vamos nos preparar no presente, produzindo um programa que desenvolva as competências e habilidades inerentes a função de um líder, não apenas do ponto de vista técnico, mas especialmente quanto ao comportamental.
A atuação do RH no processo
Se você faz parte do time de RH é importante atuar como um consultor dos atuais gestores das áreas para junto a eles já mapear quem tem um perfil que possibilite tal desenvolvimento, através de um programa estruturado de sucessão. Acompanhar esse público e dar-lhes suporte tais como treinamentos e workshops são atitudes que podem facilitar essa transição.
Os conhecimentos técnicos, a postura, o comportamento, as aspirações, o histórico em avaliações de desempenho e várias outras variáveis precisam ser consideradas e nada melhor do que uma estrutura de RH preparada para realizar essas análises e ser ativa no processo de desenvolver novos líderes.
Competências e perfil do líder eficaz
Os líderes eficazes são aqueles que conseguem desenvolver e praticar competências como resiliência, pensamento crítico, flexibilidade, adaptabilidade, visão sistêmica, comunicação assertiva e não violenta, e, a que considero primordial: inteligência emocional.
Conduzir pessoas enquanto líder é uma jornada incrível e cheia de desafios. O melhor líder é aquele que vive o que discursa, que faz com que suas atitudes falem mais alto do que suas palavras, que forma e desenvolve pessoas, que ensina e que aprende com sua equipe.
A posição de líder tem muito a ver com capacidade de agregar, de harmonizar, de inspirar. O líder erra, mas reconhece seus erros e aprende com eles. O líder direciona e dá feedbacks sinceros aos seus liderados.
O líder humano deve ser justo e coerente em suas atitudes. Ele representa os interesses da empresa sem esquecer de cuidar de quem garante a entrega desses resultados: seus funcionários.
Liderar não é tarefa fácil, e se você assume essa responsabilidade precisa se comprometer para gerar comprometimento, engajamento e senso de propósito.
Gostou do conteúdo sobre a formação de novos líderes? Quer se inspirar e saber como a Sólides desenvolve os seus líderes? Confira e aprenda a implementar o PDL.
*Por Valesca Rodrigues, Mentora de Carreira e de Liderança, Pedagoga, Especialista em Recursos Humanos, com Formação Executiva em Coaching e Mentoring pela FGV, Consultora em elaboração de currículo, entrevista simulada e edição de perfil Linkedin.