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Funções da comunicação organizacional

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Segundo Chiavenato (2006, p.142), “a comunicação é a troca de informações entre indivíduos. Significa tornar comum uma mensagem ou informação. Constitui um dos processos fundamentais da experiência humana e da organização social”, porem a comunicação não é feita somente com palavras, mas também de gestos, expressões e tonalidade de voz.
A comunicação interna em uma organização é um processo amplo, que tem como objetivo provocar atitudes, sejam elas voluntárias ou não por parte dos públicos que a recebem, ou seja os públicos para os quais a empresa se dirige e visa estabelecer a reputação da organização.
Uma comunicação que necessita de atenção diária, pois esta em constante desenvolvimento é a comunicação estratégica. Assim alguns pontos como a criação de cargos, subordinação, fluxo da informação, devem ser consideradas e junto a elas a instalação de redes e canais de comunicação. Esse processo inicial deve ser bem analisado e compreendido pelo empresário, antes mesmo da compra de bens e instalação desses itens. Pois a comunicação será a sua maior ferramenta.
A eficácia do sistema de comunicação gerencial é resultante, ainda, do esforço para o aprimoramento das habilidades de comunicação das fontes, das condições técnicas dos canais, das melhores qualificações das mensagens e preparação adequada dos grupos receptores. (TORQUATO, 2006, p. 198)

Dentre as informações citadas, podemos resumir que as principais funções da comunicação organizacional são de:

Nova call to action

• Estabelecer a reputação da empresa de forma externa e interna;
• Influenciar atitudes e preferências;
• Gerar consentimento;
• Modificar e adaptar o comportamento das pessoas às normas traçadas
• Racionalizar e melhorar o fluxo de comunicação interna e o clima organizacional
• Integrar os colaboradores para que sejam comprometidos com os objetivos da organização
Sabemos que os colaboradores de uma organização devem estar sempre cientes, através dos métodos de comunicação, do que deve ser realizado, em que prazo deve ser concluído e o que esperam do seu trabalho. Muitas são as possibilidades para que uma comunicação se torne eficiente e eficaz, porem cabe aos superiores estarem atentos à importância da sua organização e identificar as barreiras que podem atrapalhar o processo, para que assim o sistema de comunicação possa desempenhar o seu papel corretamente e os resultados estipulados pelas empresas venham a ser atingidos.

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