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Como cuidar da cultura organizacional na fusão de empresas?

fusão de empresas

Movimentos de fusão de empresas demandam grandes alinhamentos não só na visão do negócio, mas também na cultura organizacional. Ao unificar duas empresas distintas, é preciso integrar os valores e rituais de ambas no objetivo de desenvolver um ambiente de trabalho colaborativo.

A cultura organizacional descreve a visão dos membros da corporação, dos funcionários à liderança, que reflete na mentalidade predominante no dia a dia de trabalho. Durante a integração de duas empresas, o principal cuidado deve ser em reconhecer, valorizar e integrar essas culturas.

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Quer algumas dicas sobre como cuidar da cultura organizacional na fusão de empresas? Continue a leitura deste post!

Entenda a fusão de empresas

Ganhar força no mercado de atuação é um dos principais fatores que leva à fusão de empresas. Isso envolve a unificação de produtos, serviços, processos e equipe.

O cuidado com a cultura organizacional no momento de fusão começa em uma compreensão do propósito dessa movimentação. O propósito pode ser entendido com uma simples pergunta: por que a fusão aconteceu?

Ter mais clientes? Fortalecer o produto? Atribuir mais valor à marca? Internacionalizar a empresa? Conquistar um novo mercado?

Essa pergunta deve ser respondida pela alta liderança, já que é ela quem vai ditar o discurso de fusão a toda a empresa.

 

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Compartilhe o propósito

Trate de compartilhar o propósito de negócio da fusão de empresas. É importante desenvolver ações de comunicação interna que propaguem a mensagem em treinamentos, e-mails ou qualquer outro canal de comunicação com os colaboradores.

Identifique valores em comum

Dedique um profissional a entender mais sobre a cultura organizacional de cada uma das empresas. É importante fazer um mapeamento que apresente os principais valores de cada uma.

Com essas informações reunidas, você deve identificar os valores convergentes, divergentes e complementares de cada empresa. Feito isso, estruture a nova lista de valores que deverão ser trabalhados a partir da fusão.

Os valores de uma empresa representam o comportamento esperado na equipe em situações diversas de trabalho, envolvendo a relação com clientes, fornecedores e colegas.

Entreviste pessoas de ambas as partes

Uma boa prática é conduzir conversas com pessoas de diferentes hierarquias, de ambas as empresas. A entrevista deve ser focada em entender a satisfação com a empresa, o clima com a mudança, as expectativas e, também, vieses culturais.

Confira algumas perguntas que você pode fazer durante a entrevista com os profissionais:

  • Quais os rituais de trabalho você considera relevantes?
  • Como você vive os valores da empresa no dia a dia?
  • Como é sua integração com a equipe atual em termos de trabalho em equipe?
  • Na sua visão, quais são os principais ganhos com a fusão das empresas?
  • Quais serão os principais desafios enfrentados nesse momento de mudança?
  • O que você gostaria que mudasse na sua rotina de trabalho a partir dessa integração?
  • Quais são os ganhos que você enxerga para sua carreira com a fusão das empresas?
  • Qual sua expectativa com a liderança?
  • Quais valores são indispensáveis para você?

pesquisa de clima

Faça um mapeamento dos rituais

Os rituais de uma empresa são elementos essenciais para a construção e solidificação de uma cultura organizacional. Isso porque os rituais unem as pessoas e as colocam em situações adversas em que elas podem interagir e colocar os valores em prática.

Durante o momento de fusão de empresas, um passo importante é mapear os rituais de ambas. Identifique os rituais em comum, os rituais diferentes e aqueles complementares. Alguns exemplos de rituais são:

  • reuniões semanais com a liderança direta;
  • reuniões semanais de time para alinhamentos da rotina;
  • reuniões mensais de time para compartilhamento de metas e resultados;
  • workshops e aulas ministradas pela própria equipe ou por convidados;
  • reuniões semestrais com toda a empresa para compartilhamento de resultados e apresentação do planejamento estratégico.

Esse mapeamento dos rituais pode ser feito diretamente na entrevista com os profissionais de ambas as empresas. Devem ser mapeados desde os rituais menores, que envolvem menos pessoas, até aqueles maiores, que agregam toda a companhia.

Entenda o que é construtivo ou não na rotina dos colaboradores. Alguns rituais costumam ficar imersos na rotina, mas não entregam valor à equipe. Por isso, não deixe de questionar o quanto cada ritual contribui na carreira e rotina de trabalho.

Identifique os embaixadores da mudança

Os embaixadores são os membros da empresa que acreditam no propósito da mudança e podem ser aliados para compartilhar valores e boas práticas no dia a dia de trabalho.

Aproveite as entrevistas para identificar aqueles que enxergam grandes ganhos à carreira e ao crescimento da empresa no momento de fusão. Essas pessoas se mostram alinhadas ao propósito de negócio e não precisam, necessariamente, estar em cargos de liderança. É importante ter representantes em todas as hierarquias.

Identificados os embaixadores, a alta liderança pode convidá-los para serem ouvidos nos momentos de compartilhamento de clima da empresa. Mostre aos embaixadores que eles são representantes da equipe e faça um acompanhamento frequente para entender como está o clima da área.

Vale a pena também convidar os embaixadores para contribuir em ações de comunicação. Se houver uma reunião ou comunicação, por exemplo, compartilhando alguma mudança ou informação sensível, os embaixadores podem ser convidados para receber essa comunicação em primeira mão e dar feedback sobre o que foi entendido e como aquela mensagem pode ser melhorada.

 

modelos de feedback

 

Treine as lideranças

As lideranças devem carregar a mensagem principal da empresa de forma cascateada. Não deixe de fazer alinhamentos sólidos sobre o propósito da fusão e os ganhos não só para a empresa, mas também para toda a equipe.

É importante que as lideranças conduzam conversas individuais com a equipe para entender o clima diante da mudança e para reforçar o propósito.

Comumente, movimentos de fusão de empresas trazem grandes oportunidades à equipe. Então, cabe à liderança orientar cada membro a enxergar os potenciais ganhos à carreira com essa integração das marcas.

Pratique novos rituais

Os rituais mapeados devem ser implementados em toda a equipe. Os times de ambas as empresas devem se unir e se integrar nos novos rituais da corporação.

Lembre-se de que cada cultura deve ser reconhecida e representada nos rituais. Vale a pena ter cuidado para que uma cultura não seja imposta à outra, já que isso não gera identificação e, consequentemente, pode resultar na perca de talentos.

Em casos de fusões de equipes internacionais, por exemplo, considere construir rituais de desenvolvimento de idiomas ou comemoração de culturas locais. Assim, as equipes podem se conhecer para além da rotina de trabalho e construir uma dinâmica ainda mais colaborativa.

Cuidar da cultura organizacional na fusão de empresas é uma ação que demanda compreensão de diferentes valores e, principalmente, comunicação. Considere o momento de integração como uma oportunidade para realinhar a rota da empresa e desenvolver novas ações colaborativas.

Continue aprendendo: veja mais dicas para identificar e evitar alguns erros na Cultura Organizacional. Acesse o artigo!

*Este conteúdo foi desenvolvido por Ifood para Parceiros.

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