Artigos

Futebol: O Que Podemos Aprender Com Ele

O Jogo realizado no Mineirão, na última terça-feira, nos faz pensar, o que aconteceu e como ocorreu? Achar culpados e crucificar é a primeira coisa que fazemos, não é verdade? o mesmo ocorrendo para o mundo corporativo. Fazendo uma alusão a empresa x futebol x equipe, temos tudo haver.

Para que possamos alcançar o sucesso e o êxito de uma equipe, é preciso conhecê-la bem, ter a equipe nas mãos e saber extrair tudo de bom que ela tem a oferecer, além de trabalhar aqueles pontos que se apresentam com maior deficiência sendo papel da liderança identificar esses pontos. Neste jogo, podemos perceber um certo despreparo com relação as informações da seleção a ser enfrentada, antes de agir é preciso planejar para depois executar.

Em matéria de preparação ponto positivo para a seleção Alemã, que desde 2002, quando perdera a copa para o Brasil, vem se reestruturando e aperfeiçoando suas categorias de base, isso é o que? Treinamento e desenvolvimento, Através do poder de resiliência essa nação se reergueu e nas duas últimas copas chegaram até as fases finais sendo 2006 e 2010. Aprender com os erros e trabalhar para que os mesmos não ocorram é obrigação daquele que lidera uma equipe, uma empresa ou uma nação.

A seleção alemã, se preparou para disputar o Mundial, estudando seus adversários e preparando melhor seus jogadores mentalmente, fisicamente e psicologicamente, não é fácil levantar após seguidas decepções. A seleção alemã, chegou uma semana antes para preparação sob sol escaldante das terras dos estados Norte e Nordeste, isso é o que? Preparação para enfrentar dificuldades externas, ameaças as quais fariam e fazem parte de nossas vidas, sejam elas pessoais ou organizacionais.

Entrar em um jogo, achando que camisa ou tradição é suficiente para se ganhar uma posição de destaque, engana-se. Uma equipe seja ela esportiva ou empresarial, para alcançar o sucesso, é necessário o envolvimento de todos, uma equipe não pode depender somente de uma pessoa, se acontece algo com esse “ser”, não se faz mas nada então? Deixa tudo ruir porque quem sabe, não pode resolver ou não está por perto, lógico que não, para isso alguém tem que chamar a responsabilidade, em uma equipe todos tem que serem treinados para liderar em algum momento. O papel do líder é formar líder.

Organização, planejamento, treinamento e desenvolvimento devem andar juntos, para que toda a equipe seja vencedora, destaques individuais são bons? são sim, mas o ator principal não faz e nunca fará nada sozinho, sempre haverá alguém por de trás das cortinas auxiliando.

Por que a Alemanha triunfou sobre a seleção Brasileira? Simples, a Alemanha tinha conhecimento de seu concorrente, se preparou, estudou, treinou e desenvolveu-se, processos que hoje são princípios básicos para viver em sociedade e ter sucesso em nossas carreiras seja ela aonde for.

Na vida será necessário, espiar o vizinho ao lado, e saber o que está fazendo de novo para que a empresa não fique para trás, será necessário ter líderes pensantes que através desta informação poderão junto com sua equipe de trabalho encontrar um caminho para competitividade junto a empresa concorrente. Os modelos existem, não para serem copiados, mas sim aprimorados.

Individualismo ou trabalho em equipe? Qual a sua conclusão?

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of