Artigos

Por que a Geração Z não fica na minha empresa?

Geração Z

Na atualidade, muito se tem falado sobre o porquê a Geração Z não fica em uma empresa, ou seja, quais os motivos que levam essas pessoas a não alavancarem uma carreira de sucesso em uma campanha.

Além disso, essa geração é considerada um diferencial para as diversas empresas, por isso, é importante entender as principais razões que levam ao encerramento de contrato no seu negócio para evitar até mesmo o turnover e outros impactos.

Nova call to action

 Mas afinal, quem é a Geração Z? Se ficou interessado e deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura e confira! Vamos lá?

O que é Geração Z?

A Geração Z está relacionada às pessoas que nasceram entre 1996 e o ​​início dos anos 2000. Então, uma grande parte deles, atualmente, são estudantes universitários ou apenas entrando no mercado de trabalho. 

Isso significa que eles, em breve, serão seus colegas de trabalho ou funcionários, em empresas de diferentes segmentos. E entenda, eles são muito diferentes dos millennials.

Diferente de outras gerações, é possível notar que esses jovens não buscam apenas dinheiro, estabilidade na carreira ou são fiéis à empresa. 

Em suma, essa geração busca colaborar em uma empresa que permita serem o que são e que sintam que estão contribuindo para uma sociedade melhor.

A Geração Z se preocupa mais com o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. A renda e reputação da marca é o menos importante e, talvez, por isso, não esteja conseguindo reter estes profissionais. 

Afinal, essas pessoas são criativas e, além de tudo, mais práticas que os millennials. Logo, podem ser fundamentais para o seu negócio para identificar os problemas sob uma nova ótica e dessa maneira, ter soluções inovadoras.

Quer saber mais a fundo sobre o tema? Então, veja abaixo alguns motivos que levam a Geração Z não ficarem na sua empresa!

Equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Nós avisamos que a Geração Z pensa diferente! Benefícios como folga remunerada, dias livres ou atividades diferenciadas e que criam um senso de comunidade são essenciais para eles. 

Se não inseriu este tipo de vertente em sua empresa, coloque sua luva de vaqueta e prepare-se para fazê-lo. Ou seja, ao atrair e reter talentos, as organizações devem considerar tudo que podem oferecer e que incentive um estilo de vida saudável e maior bem-estar. 

No primeiro dia de trabalho, por exemplo, durante o processo de onboarding, é ideal entender o que buscam num trabalho e quais são seus valores. 

Sua empresa está pensando além dos benefícios tradicionais dos funcionários? Você está promovendo uma cultura que considera a pessoa como um todo e não apenas o que alguém pode realizar em oito horas?

Portanto, a primeira lição a ser passada é a seguinte: construa um senso de comunidade, pois isso é mais importante do que nunca. Dar aos colaboradores a capacidade de interagir uns com os outros em uma plataforma digital pode ser um componente interessante para ajudar a promover tudo isso. 

Quando a Geração Z acredita que está cercada por pessoas que pensam da mesma forma, o trabalho é menos parecido com um emprego. 

Buscam inovações 

Se a sua empresa de junta rotativa, por exemplo, almeja atrair mais pessoas dessa geração, é ideal entender seus objetivos, bem como abrir espaço para desafios e inovações.

A geração Z é ultra conectada, e por ser criativa e ágil, é a geração ideal para o seu negócio oferecer desafios e inovar, tendo em vista que esses jovens podem realizar atividades que exigem velocidade e criação. 

Uma vez que ofereça desafios e inovações, irá motivar a geração Z a continuar por mais tempo na sua empresa.

geração millenium

A Geração Z é mais cética

Há um certo cinismo na geração Z, que deriva de crescer em uma época de desinformação desenfreada, seja ela da mídia tradicional ou das redes sociais. Portanto, faz sentido que menos da metade dos profissionais se descreva como muito confiante. 

Esse ceticismo explica a cautela em torno de colegas de trabalho e empregadores. Eles ficam muito atentos para não deixarem que as emoções interfiram em seu trabalho. Isso inclui diferentes segmentos, como indústrias de usinagem de peças, comércios, etc.

A autenticidade é importante para a Geração Z, e eles esperam vê-la na maneira como seu gestor se comunica com eles. A maior parte quer saber o que está acontecendo e esperam comunicação transparente e de cima para baixo, de líderes que falem com eles como indivíduos. 

Todos estes estão acostumados a obter informações por meio de vídeos – e não se importe se parecer um pouco amador e sem valores de produção sofisticados. A Geração Z aprecia a comunicação que parece real. 

Tendo isso em vista e entendendo estes pormenores, você, como gestor, terá um grande trunfo nas mãos.

Sendo assim, é importante que os gestores reconheçam o poder da geração Z no mercado de trabalho e busquem lidar com os desafios de mantê-los em sua empresa.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH