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Gestão comportamental: o que é e como implementar?

A gestão comportamental é um processo estratégico que leva em conta as habilidades e competências individuais de cada colaborador para colocá-los nas funções onde podem maximizar seus resultados, de acordo com seu perfil específico.

Se você busca melhorias no setor de RH da sua empresa, está no lugar certo! Neste artigo, vamos explorar a gestão comportamental e suas práticas, como o mapeamento de perfil comportamental, que têm sido adotadas para estimular a inovação e um ambiente mais produtivo.

A gestão comportamental, embasada em teorias como a Análise do Comportamento, de Maslow e Herzberg, tornou-se essencial no dia a dia das organizações, impactando positivamente no funcionamento da empresa e nas relações de trabalho.

Vamos abordar as vantagens organizacionais, formas de aplicação e avaliação desse método, visando promover estratégias para melhorar o ambiente de trabalho e motivar a equipe. Continue lendo para saber mais e impulsionar sua equipe para o sucesso!

O que é gestão comportamental?

A teoria da gestão comportamental nasceu nos Estados Unidos nos anos 50, e tem ênfase nas pessoas e seus comportamentos.

Empresas que adotam essa abordagem apresentam redução de 23% na rotatividade de colaboradores e aumento de 15% na produtividade no trabalho (McKinsey & Company, 2022).

Mas antes de prosseguirmos, vamos revisar alguns marcos importantes na história da Administração e da Psicologia do Trabalho. Confira!

Qual é o conceito de gestão?

Nas ideias da teoria clássica, a administração é fundamentada em vários pilares, como a divisão do trabalho, subordinação do funcionário ao superior, um núcleo de comando único para a empresa, estabilidade da mão de obra e espírito de equipe.

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Já a administração científica se caracteriza pelo fato de a gerência operar com a concepção do trabalho e os colaboradores com sua execução, sendo que estas funções não podem se misturar.

Há também a teoria das relações humanas, preocupada com as pessoas, valorizando suas necessidades psicológicas. Nela, a influência do grupo sobre o operário é o principal determinante da produtividade.

Diante disso, a empresa passa a ser vista como o local que deve dar segurança, apoio emocional e compreensão para os trabalhadores. Dentro desse contexto, a teoria da gestão comportamental vai focar os problemas organizacionais a partir da perspectiva das ciências comportamentais.

Entre os seus pilares estão os estudos sobre a motivação do comportamento e o enfoque individual. Para compreender a motivação, esta teoria tem como pilares os conhecimentos construídos pelos estudiosos Maslow e Herzberg.

Entenda mais sobre gestão comportamental

Para Maslow, o ser humano apresenta uma hierarquia de necessidades disposta em pirâmide. Na base dela estão as carências fisiológicas e de segurança e na parte superior estão as necessidades sociais, de estima e de autorrealização.

Ainda de acordo com Maslow, é preciso atender primeiro as necessidades básicas para que surjam as demandas superiores.

“A Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow não é uma lei rígida, mas sim um guia para entender a motivação humana.” – George Boeree, psicólogo americano.

Já a teoria de Herzberg considera fatores que direcionam o comportamento das pessoas. São os fatores relacionados ao ambiente e os fatores motivacionais, ligados às tarefas desempenhadas.

Além das referências de Maslow e Herzberg, a teoria da Gestão Comportamental se enraíza nos princípios da Análise do Comportamento, uma abordagem psicológica, sendo, desta forma, bem diferente das outras teorias organizacionais, que possuem base na administração.

Leia também:

Princípios da gestão 3.0

Existem outros modelos de gestão que não podem ou devem ser ignorados, que são resultados de novos modelos de trabalho, como a gestão 3.0 que é um modelo com alguns princípios únicos. É interessante conhecer o modelo e compará-lo com a gestão comportamental.

Dessa forma, é possível entender como adotar o melhor modelo possível para seu negócio, visando ter bons resultados na relação com a equipe. Entenda os princípios nos quais se baseiam a gestão 3.0:

  • Energize as pessoas: mantenha-as ativas, e motivadas, elas são a parte mais importante da organização;
  • Empodere o time: gere confiança para que o time se auto organize e avance;
  • Alinhe as restrições: proteja as pessoas e os recursos, crie propósito claro, torne as metas claras;
  • Desenvolva competências: as pessoas precisam ser capacitadas para as metas, então desenvolva competências;
  • Cresça a estrutura: a organização é complexa e precisa suportar uma boa comunicação;
  • Otimize tudo: Melhores as pessoas, a estrutura, os recursos, os resultados. Melhoria contínua.

A gestão 3.0 reorganiza as hierarquias organizacionais, empodera os times auto organizados, permite o compartilhamento da liderança e transforma o gestor num facilitador. Entretanto, no Brasil e no Mundo, há organizações que não querem adotar o modelo.

O que é gestão 4.0?

A gestão 4.0 é uma evolução do modelo anterior e também precisa ser entendida. Ela surgiu com o objetivo de modificar a gestão das empresas, a fim de deixá-las mais ágeis e atender as demandas dos clientes com mais facilidade.

Definimos o conceito de gestão 4.0 como um modelo que se adapta às transformações do mercado, incorporando avanços tecnológicos e mudanças no comportamento do cliente.

Para isso, as empresas devem integrar tecnologias modernas, como inteligência artificial, análise de Big Data, machine learning e redes integradas, além de adotar comunicação em nuvem.

Essas medidas permitem utilizar dados, automatizar tarefas manuais e concentrar esforços na entrega de produtos ou serviços que atendam às expectativas e necessidades dos clientes.

Conhecer a gestão 3.0 e 4.0 além da gestão comportamental é fundamental, para que os gestores entendam diferenças e conheçam o suficiente para adotar o melhor modelo possível visando obter bons resultados em seu negócio.

Qual a importância da gestão comportamental?

pessoas vivenciando a gestão comportamental na empresa

A gestão comportamental funciona a partir da aplicação de métodos da análise do comportamento dentro da empresa para promover melhorias no ambiente e na atuação da organização.

O foco de trabalho da gestão comportamental sempre será nas pessoas, estabelecendo diferenças entre as lideranças e os funcionários. Acima de tudo, são tratadas questões relacionadas aos papéis na empresa, às responsabilidades de cada um e o cumprimento ou não desses compromissos.

Os gestores trabalham com os líderes a decisão, valores e comunicação em equipe. E com os trabalhadores discutem ideias sobre a relação com os semelhantes e o cumprimento das normas, tarefas e da conduta adequada.

O trabalho com o comportamento correto envolve estimular a observação mútua. O olhar do outro incentiva o funcionário a agir de forma correta. Sentir-se aprovado e aceito é muito positivo e ajuda a boa conduta a se tornar um hábito.

É um método que beneficia a empresa e funcionários

Este reforço positivo é uma ferramenta muito importante da gestão comportamental por ser uma boa maneira de instalar comportamentos desejáveis no repertório de ação de cada funcionário.

É bom lembrar que a gestão comportamental objetiva gerar equipes de alto rendimento e melhorar o desempenho da organização e que, para isso, é preciso envolvimento e participação dos membros.

Os benefícios que ela pode trazer para a empresa são a melhora do diálogo entre funcionários e superiores, melhor relação entre a equipe e trabalho com problemas a partir da raiz da questão, ou seja, com a sua origem.

Se a empresa tem um clima organizacional mais saudável, o trabalho é realizado com maior eficácia e as relações com o cliente também são afetadas positivamente. A longo prazo, há mais bem-estar, empenho, dedicação e rendimento da equipe.

Além disso, o mapeamento do perfil comportamental, uma das ferramentas da gestão comportamental, é uma boa maneira de conduzir o processo de recrutamento e seleção, já que ele possibilita que já se contrate a pessoa adequada ao perfil da vaga.

Ele pode ser aplicado também dentro da organização com os funcionários já pertencentes à empresa. Uma vez que, isso melhora a contratação e a gestão da empresa e traz economia, eficácia e praticidade.

Como os profissionais de RH podem aplicar a gestão comportamental?

Os profissionais de RH são peças fundamentais na aplicação da gestão comportamental, atuando em diversas frentes:

  • Recrutamento e seleção: identificando os candidatos com os perfis comportamentais mais adequados para cada vaga e cultura organizacional.
  • Treinamento e desenvolvimento: criando programas de treinamento que levem em consideração os diferentes estilos de aprendizagem e comportamentos dos colaboradores.
  • Gestão de desempenho: implementando sistemas de avaliação de desempenho que considerem os aspectos comportamentais dos colaboradores, além dos resultados técnicos.
  • Coaching e mentoring: oferecendo suporte individualizado para o desenvolvimento das habilidades comportamentais dos colaboradores.
  • Comunicação interna: promovendo uma comunicação clara, transparente e eficaz, alinhada com os valores e a cultura da organização.
  • Resolução de conflitos: facilitando a resolução de conflitos interpessoais de forma construtiva e assertiva.
  • Clima organizacional: criando um ambiente de trabalho positivo, motivador e engajador, onde os colaboradores se sintam valorizados e reconhecidos.

Afinal, o que faz um gestor comportamental?

O gestor comportamental assume a responsabilidade de compreender e influenciar o comportamento humano dentro do ambiente de trabalho, visando a criação de um ambiente positivo, produtivo e engajador.

Sua atuação se baseia em princípios psicológicos e comportamentais, utilizando diversas ferramentas e estratégias para alcançar os seguintes objetivos:

  • Motivar e engajar os colaboradores: compreender as necessidades, valores e expectativas dos colaboradores, criando um ambiente de trabalho que os motive a dar o seu melhor.
  • Promover a comunicação eficaz: estabelecer canais de comunicação claros e abertos, estimulando o diálogo, o feedback no trabalho e a escuta ativa entre colaboradores e líderes.
  • Desenvolver líderes inspiradores: Capacitar líderes para que sejam exemplos positivos, motivadores e capazes de inspirar suas equipes a alcançar o sucesso.
  • Gerenciar conflitos de forma eficaz: Prevenir e solucionar conflitos de maneira assertiva, promovendo um ambiente de trabalho harmonioso e colaborativo.
  • Implementar programas de desenvolvimento de pessoas: Criar e implementar programas de treinamento e desenvolvimento que contribuam para o crescimento profissional e pessoal dos colaboradores.

Benefícios da Gestão Comportamental

A gestão comportamental tem como princípio desenvolver uma gestão de pessoas baseada nas informações de comportamento de cada colaborador.

Por isso, testes de perfil comportamental são aplicados para entender as principais características de cada colaborador e desenvolver algumas competências a partir das funções que ele desempenha e do que a empresa busca.

Quando a empresa entende o perfil do colaborador é possível planejar ações, construir planos de carreira, de acordo com os objetivos de cada profissional. Os principais benefícios conquistados com o modelo de gestão são:

Valorização do capital humano

O primeiro benefício de quando o RH aplica a gestão comportamental na empresa é a valorização dos colaboradores.

Entendendo o perfil de cada um deles, como eles são, o que buscam e o que precisam para alcançar um bom desempenho é possível planejar ações, treinamentos, planos de carreira visando exatamente o que o colaborador precisa.

Portanto, isso faz com que o colaborador se sinta valorizado, sabendo que a empresa entende seu perfil e busca pelo seu desenvolvimento, reconhecendo todo o seu empenho!

Recrutamento e seleção

Utilizar a gestão comportamental no processo seletivo da sua empresa faz com que você tenha um recrutamento e seleção mais assertivo.

É importante que você mapeie qual o perfil ideal para a vaga e assim busque candidatos que tenham as competências comportamentais que estão sendo esperadas.

Com isso, o seu setor de RH consegue encontrar as pessoas certas para as vagas, otimizando o tempo do processo seletivo.

Clima organizacional

Com um RH que valoriza os profissionais e conhece o seu perfil comportamental, trabalhando pela harmonia dos times e sendo compreensivo com as diferenças de cada pessoa, o ambiente de trabalho tende a ser cada vez melhor.

A convivência das pessoas melhora, pois cada um entende os comportamentos e características de cada um. Um bom clima organizacional é muito importante para qualquer empresa manter o engajamento dos colaboradores.

79% dos colaboradores brasileiros afirmam que estariam mais propensos a recomendar a sua empresa para amigos e familiares se o clima organizacional fosse positivo (Universidade de São Paulo, 2022).

Produtividade

Conhecer o perfil comportamental dos colaboradores também vai aumentar a produtividade na empresa. Isso porque se sentindo valorizados, estando nos cargos certos e com uma empresa que conta com um ambiente agradável, o desempenho dos profissionais é melhor.

O RH também pode aplicar avaliações de desempenho, entendendo como o colaborador tem se desenvolvido e o que pode fazer para que sua performance seja cada vez melhor.

Retenção de talentos

retenção e atração de talentos

Aplicar a gestão comportamental no seu RH é importante para diminuir a taxa de rotatividade da empresa. Dessa forma, entendendo os colaboradores, o que eles buscam e se eles estão no cargo certo, fica muito mais fácil reter os talentos da empresa.

A diminuição do turnover, gera redução de custos gerado por novas contratações e aumenta o desempenho e a produtividade da empresa.

Como ter uma postura de gestor?

Algumas características pessoais acabam interferindo nessa habilidade, mas muitos aspectos relacionados à liderança podem ser aprendidos e melhorados. Por isso creio que é temerário afirmar que existem líderes natos.

O que existe são perfis que apresentam maior facilidade para serem preparados para a liderança. Dessa forma, a preparação do líder requer que ele estude e domine os comportamentos adequados e positivos para o exercício da liderança.

Gestores em exercício com muita frequência estão despreparados para a liderança. Quando a eles falta a capacidade de liderar, o reflexo será sentido no grupo que poderá se comportar com um navio sem rumo.

No caso da falta de um trabalho em equipe poderá contribuir negativamente para a produtividade do grupo, bem como poderá provocar frustração.

Já quando falta conhecimento ou aplicação de boas técnicas de gestão, os recursos humanos, materiais e tecnológicos serão mal aproveitados. Afinal, os processos são mal definidos e mal executados. As equipes precisarão ser maiores do que o normal.

Em contrapartida, a adequada aplicação de boas ferramentas de gestão proporciona formas estruturadas de se atingirem metas com eficiência e eficácia e de se melhorarem os processos de trabalho.

Frequentemente encontram-se bons técnicos que foram promovidos a posições de comando, e que se tornaram gestores medíocres. Atualmente, muitas empresas não oferecem nenhum treinamento, acompanhamento e coaching aos gestores recém promovidos.

Por outro lado, se faltar a ética para um gestor, temos os elementos necessários para desvios de conduta, corrupção e outros problemas éticos. O mundo está cheio de gestores desse tipo.

Quais os perfis de análise na gestão comportamental?

Em um processo de gestão de pessoas, é fundamental que a empresa avalie os perfis comportamentais de seus colaboradores. Essa análise permite identificar suas competências e alinhá-los às funções e cargos conforme suas habilidades principais. A seguir, apresentamos os principais perfis identificados:

O Executor se destaca por sua proatividade e autoconfiança extremas, características que o levam a enfrentar desafios com determinação. No entanto, sua forte competitividade pode levá-lo a buscar resultados individuais, prejudicando o trabalho em equipe.

Já o Comunicador é reconhecido por sua habilidade de comunicação e trabalho colaborativo. Porém, sua dificuldade em seguir processos e lidar com feedbacks negativos pode impactar o fluxo de trabalho e causar atrasos.

O Analista valoriza a organização e a qualidade do trabalho, sendo hábil na gestão de múltiplos processos. No entanto, sua busca pela perfeição pode resultar em dificuldade para tomar decisões sob pressão e pode aumentar o tempo dedicado a tarefas.

E por fim, o Planejador se destaca pela capacidade de planejamento detalhado e antecipação de cenários. Sua habilidade em mediar conflitos e buscar soluções equilibradas é valorizada, mas sua resistência a imprevistos pode causar tensões, especialmente quando os planos precisam ser ajustados.

Identificar e compreender esses perfis ajuda a empresa a aproveitar melhor as habilidades de seus colaboradores e promover um ambiente de trabalho mais eficaz e colaborativo.

Como aplicar a teoria da gestão comportamental?

A implementação da gestão comportamental na empresa envolve entrevistas e diálogos que visam conhecer os potenciais, habilidades e limitações dos funcionários, além dos conflitos enfrentados por eles no dia a dia de trabalho.

A base dessa técnica é a análise de desempenho e a promoção de feedbacks honestos e regulares. O trabalho é tanto com as lideranças quanto com os liderados, e deve ser gradual, contínuo e a longo prazo.

Em resumo, a análise funcional é uma ferramenta importante e inclui a seleção de aspectos a serem observados, como os comportamentos críticos na organização, por exemplo, seus antecedentes, consequências e frequência.

Além disso, é preciso sugerir soluções para melhorias nessas ações. Visando que a crítica seja construtiva e aponte o melhor caminho para o profissional seguir a partir de então.

A aplicação da técnica STAR na entrevista

A entrevista comportamental é muito importante na gestão comportamental. Com o uso da técnica STAR, por exemplo, é possível conhecer como o sujeito se saiu em determinadas situações em um trabalho ou evento específico.

STAR é uma sigla em que S refere-se a situação vivida, o T à tarefa, A à atitude da pessoa e R ao resultado. Trata-se de uma técnica que deveria ser aplicada em entrevistas para contratar profissionais que vão integrar o time, visando uma avaliação comportamental.

Em resumo, o princípio dessa técnica é de que, sabendo como alguém agiu em uma situação problemática, será possível conhecer suas competências, ver como ele reage a frustrações e desafios, como lida com dificuldades e prever o seu comportamento em outras ocasiões.

Dessa forma, é possível contratar pessoas que estão alinhadas ao que a empresa espera em termos de gestão comportamental.

Estímulo à cooperação

Também é necessário trabalhar com a gestão das tensões emocionais na empresa. Esse processo passa pela conscientização do estado emocional, expressão saudável e funcional, controle de emoções prejudiciais à realização de tarefas e busca de meios para solucionar o problema.

Em resumo, o estímulo à cooperação entre os trabalhadores e a promoção de diálogos entre eles é importante para evitar desgastes nas relações interpessoais. Nesse sentido, o desgaste pode prejudicar a produtividade.

Como falamos, o trabalho com a motivação dos trabalhadores é muito importante, pois são eles que mobilizam a empresa e a fazem funcionar.

Criar um ambiente mais descontraído, com abertura para falar sobre o trabalho e a organização e conscientizar o funcionário da importância de seu papel na empresa são boas maneiras de ajudar a manter a motivação no dia a dia.

Mapeamento do perfil comportamental

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Outra boa ferramenta da gestão é o mapeamento do perfil comportamental. Por vezes, conhecendo os gostos, preferências e hábitos da pessoa, é possível encaixá-la em um perfil que tem mais a ver com suas características.

Cada perfil reúne um conjunto de características em comum. A ideia é saber mais sobre o trabalhador e promover o autoconhecimento. Nesse ínterim, encontrar o perfil do profissional e colocá-lo em posições na empresa que sejam correspondentes às suas características.

É bom lembrar que a ideia não é rotular, mas sim tentar alocar a pessoa em um perfil de predominância de comportamento. Esta ferramenta vem sendo muito efetiva no recrutamento e seleção para possibilitar contratações de pessoas com perfil mais adequado ao cargo.

Gestão por competências

Uma outra técnica que vem ganhando espaço no mercado de trabalho é a gestão por competências. Ela é composta pelo CHA — Conhecimentos, Habilidades e Atitudes demandados nas ações de trabalho.

A gestão por competências é realizada através de um mapeamento que separa as habilidades mais importantes para cada cargo e para a organização como um todo, investigando as competências dos funcionários e alocando os trabalhadores dentro de grupos de habilidades parecidas.

Nesse agrupamento, também é possível usar o perfil comportamental. Portanto, é preciso também avaliar de forma constante as competências e a adequação dos trabalhadores na alocação, além de realizar capacitações, treinamentos e promover incentivos.

Mensure os resultados

A avaliação do desempenho é o processo de rever a performance de cada funcionário no trabalho, analisando condutas, percebendo acertos e erros e procurando as possíveis causas para problemas na organização.

A comparação entre o comportamento real e o ideal para o cargo auxilia nessa avaliação. Ela pode ser realizada de forma coletiva ou individual. Anteriormente, era comum que o feedback fosse dado apenas pelo gestor. 

No modelo bilateral, por exemplo, chefe e funcionário discutem os aspectos positivos e negativos do desempenho no trabalho. Já no modelo de 360º, o feedback sobre o trabalho é realizado a partir de várias fontes, como outros funcionários, clientes e supervisores.

A avaliação pode ser realizada também pela equipe de RH. Diante disso, o processo é interessante por conscientizar o empregado da opinião sobre o seu trabalho, o que traz mais segurança e comprometimento com os ideais da organização.

A satisfação da equipe pode ser avaliada, por exemplo, através de questionários anônimos. Portanto, é importante haver perguntas sobre as estratégias de trabalho, a postura e o relacionamento com colegas, o desempenho das lideranças, satisfação com relação aos benefícios e possibilidade de ascensão na empresa.

É indispensável que a linguagem dos questionários seja fácil e acessível, o que ajuda o funcionário a se sentir mais à vontade para responder.

Quando se aplicam estratégias comportamentais para promover melhorias na empresa, é importante realizar esse tipo de avaliação com o time, para saber mais sobre eles pensaram sobre a mudança.

Da mesma forma, a avaliação da produtividade e da qualidade do trabalho pode se basear principalmente no feedback do cliente e na contabilização de melhorias ou decréscimos nos lucros.

Como funciona a gestão comportamental voltada para empresa?

Para aplicar a Gestão Comportamental na sua empresa, você precisa contar com um software. Com uma boa ferramenta, é possível:

  • Mapear o comportamento dos colaboradores;
  • Aplicar pesquisa de clima organizacional;
  • Fazer avaliação de desempenho;
  • Realizar o processo de recrutamento e seleção até finalizar a contratação;
  • Mapear os perfis para os cargos, colocando a pessoa certa no lugar certo;
  • Definir metas é essencial para análise posterior
  • Cadastrar os dados dos colaboradores e outros procedimentos pertinentes.

O bom é que todos os processos são integrados e o software gera relatórios com os dados e resultados, levando inteligência para o RH e fazendo com que você consiga criar um setor mais estratégico e voltado para resultados.

Além disso, a gestão comportamental tem muito a oferecer em métodos e técnicas para auxiliar no crescimento das organizações. Através do mapeamento de perfil comportamental, entrevista comportamental e a gestão por competências, é possível gerar melhorias significativas.

Ao mesmo tempo, ela promove processos de avaliação de desempenho e da empresa, um passo importante para se reconhecer aspectos positivos e negativos do trabalho e, a partir daí, produzir estratégias de intervenção.

Em resumo, tudo isso faz da gestão comportamental uma ferramenta fundamental para a abertura de mais possibilidades e otimização do trabalho nas empresas.

Esperamos que você tenha entendido os benefícios da gestão comportamental para o seu RH. Afinal, ela com certeza irá te ajudar no dia a dia do setor, fazendo com que o seu RH seja mais valorizado dentro da empresa e gere cada vez mais resultados!

desenvolvimento e treinamento de pessoas
CEO e Co-Founder da Sólides, empresa de tecnologia para gestão de pessoas, que integra o ranking das 100 startups mais promissoras do país em 2021 e tem um ecossistema completo de RH, com o intuito de ajudar as PMEs a automatizar processos e criar dados e inteligência para melhor gestão e tomada de decisão sobre pessoas.
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