Artigos

Gestão comportamental: quais são os benefícios e como colocar em prática?

A Gestão Comportamental é uma metodologia que tem sido colocada em prática nos setores de Recursos Humanos com o objetivo de entender o comportamento dos colaboradores da empresa desde o recrutamento e seleção até o desenvolvimento do profissional.

Para que você não tenha nenhuma dúvida, hoje vamos te mostrar os principais benefícios da Gestão Comportamental. Acompanhe!

Benefícios da Gestão Comportamental

A Gestão Comportamental tem como princípio desenvolver uma gestão de pessoas baseada nas informações de comportamento de cada colaborador. Por isso, testes de perfil comportamental são aplicados para entender as principais características de cada colaborador e desenvolver algumas competências a partir das funções que ele desempenha e do que a empresa busca. Entender esses comportamentos podem ajudar em diversos processos e estratégias do RH.

Valorização do capital humano

O primeiro benefício de quando o RH aplica a Gestão Comportamental na empresa é a valorização dos colaboradores. Entendendo o perfil de cada um deles, como eles são, o que buscam e o que precisam para alcançar um bom desempenho no setor de Recursos Humanos, você consegue planejar ações, treinamentos, planos de carreira visando exatamente o que o colaborador precisa.

Isso faz com que ele se sinta valorizado, sabendo que a empresa entende seu perfil e busca pelo seu desenvolvimento, reconhecendo todo o seu empenho!

Recrutamento e seleção

Utilizar a Gestão Comportamental no processo seletivo da sua empresa faz com que você tenha um recrutamento e seleção mais assertivo. É importante que você mapeie qual o perfil ideal para a vaga e assim busque candidatos que tenham as competências comportamentais que estão sendo esperadas.

Com isso, o seu setor de RH consegue encontrar as pessoas certas para as vagas, otimizando o tempo do processo seletivo!

Clima organizacional

Com um RH que valoriza os profissionais e conhece o seu perfil comportamental, trabalhando pela harmonia dos times e sendo compreensivo com as diferenças de cada pessoa, o ambiente de trabalho tende a ser cada vez melhor.

A convivência das pessoas melhora, pois cada um entende os comportamentos e características de cada um. Um bom clima organizacional é muito importante para qualquer empresa manter o engajamento dos colaboradores.

Produtividade

Conhecer o perfil comportamental dos colaboradores também vai te ajudar a aumentar a produtividade na empresa. Isso porque se sentindo valorizados, estando nos cargos certos e com uma empresa que conta com um ambiente agradável, o desempenho dos profissionais é melhor.

O RH também pode aplicar avaliações de desempenho, entendendo como o colaborador tem se desenvolvido e o que pode fazer para que sua performance seja cada vez melhor.

Retenção de talentos

Aplicar a Gestão Comportamental no seu RH é importante para diminuir a taxa de rotatividade da empresa. Entendendo os colaboradores, o que eles buscam e se eles estão no cargo certo, fica muito mais fácil reter os talentos da empresa. Diminuindo o turnover, você reduz custos gerado por novas contratações e aumenta o desempenho e a produtividade da empresa.

Aplicando a Gestão Comportamental na sua empresa

Para aplicar a Gestão Comportamental na sua empresa, você precisa contar com um software. Com uma boa ferramenta, é possível

  • mapear o comportamento dos colaboradores;
  • aplicar pesquisa de clima organizacional;
  • fazer avaliação de desempenho;
  • realizar o processo de recrutamento e seleção até a contratação;
  • mapear os perfis para os cargos, colocando a pessoa certa no lugar certo;
  • cadastrar os dados dos colaboradores e etc.

O bom é que todos os processos são integrados e o software gera relatórios com os dados e resultados, levando inteligência para o RH e fazendo com que você consiga criar um setor mais estratégico e voltado para resultados.

Esperamos que você tenha entendido os benefícios da Gestão Comportamental para o seu RH. Ela com certeza irá te ajudar no dia a dia do setor, fazendo com que o seu RH seja mais valorizado dentro da empresa e gere cada vez mais resultados!

Quer saber como escolher uma boa ferramenta para o seu setor? Então é só clicar aqui e acessar o artigo que separamos para você! Boa leitura!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of