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Gestão de Metas: o que é e como alcançar os melhores resultados

gestão de metas

O que querem as empresas? Hoje, alcançar objetivos, ter produtividade e aumentar os lucros estão entre os principais anseios de qualquer negócio. No entanto, para atingir resultados é preciso estabelecer metas e administrá-las de forma racional, ou seja, fazer a gestão de metas.

Neste conteúdo, mostraremos como fazer a gestão de metas, quais são seus benefícios e os principais passos para alcançar resultados. Confira!

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O que é gestão de metas?

Consiste na ação de administrar os recursos das organizações, representados pelas variáveis consideradas e aplicadas no planejamento estratégico das empresas — tempo, dinheiro e pessoas

A gestão de metas busca a excelência na execução das tarefas para alcançar objetivos definidos para o negócio. Nesse sentido, ela deve estar presente do planejamento à implementação e controle das etapas. 

Assim, ao acompanhar e administrar a execução das metas programadas pela empresa, os gestores conseguem corrigir desvios de rota e redirecionar recursos para atingir o esperado. Esse acompanhamento é necessário para não perder de vista os objetivos do negócio, pois eles são determinantes para o futuro da organização. 

Qual a importância da gestão de metas?

A definição de metas bem construídas, tangíveis e desafiadoras estimula as equipes. Isso porque, ao se sentirem motivados, os colaboradores conseguem atingir objetivos mais facilmente, com determinação e engajamento. 

Essas condições são fundamentais para manter o clima organizacional em harmonia. Por fim, todos ganham: empregadores e empregados. 

Quais os benefícios para empresa e colaboradores?

A gestão de metas oferece vantagens para as empresas, independente de seu segmento ou porte. Confira, a seguir, os principais benefícios obtidos com essa estratégia. 

Execução ágil das estratégias

Quando os objetivos estão alinhados, a gestão consegue executar as estratégias da empresa com mais rapidez e precisão. Desse modo, diretores e gerentes podem alocar recursos com maior eficiência e evitam esforços de duas equipes diferentes em um mesmo objetivo. 

Isso significa que a direção da empresa consegue compreender, com clareza, as responsabilidades que determinada meta exige. Ainda, fica mais fácil eliminar tarefas e projetos duplicados, direcionando as equipes para metas que realmente contribuem para atingir objetivos. 

Fortalece o espírito de equipe

As pessoas são o maior bem das empresas, independente da diversidade presente nelas. Por isso, mesmo com perfis diferentes, é essencial que todos busquem resultados comuns. Afinal, sem união e espírito de equipe, há grande chance do negócio falhar. 

Além disso, as metas dão direção às equipes, senso de urgência e propósito ao trabalho. Logo, elas devem ser específicas, mensuráveis, atribuíveis, realizáveis e ter prazos bem definidos. Nesse cenário, os colaboradores trabalham com mais determinação. 

Desperta o senso de prioridade

Pesquisas mostram que parte do expediente nas empresas é improdutivo. Nesse sentido, um estudo realizado pela Microsoft aponta que 17 horas semanais são perdidas ou inférteis. As metas existem para corrigir esse problema, pois criam senso de prioridade e urgência. 

Assim, os colaboradores entendem a responsabilidade do trabalho que desenvolvem, como ele deve ser realizado e em qual prazo. Portanto, lembre-se que boas metas devem ter data para início e fim. 

Estimula as equipes

Ter metas também é importante como estímulo para a realização de algo maior, em prol da organização. Ao saber exatamente onde devem chegar, as equipes identificam seu propósito nessa engrenagem

No entanto, os gestores não podem usar orçamentos enxutos para deixar de oferecer estímulos aos colaboradores. Há ações que não custam nada, mas geram grandes resultados. Um exemplo clássico são os dias de folga remunerados ou vagas exclusivas para funcionários. 

Define o direcionamento da organização

As metas funcionam como um GPS, uma vez que são elas que dão a direção ao negócio. Sem objetivos claros, os colaboradores entendem que navegam sem bússola, em mar aberto. Além disso, quem não tem destino aceita chegar a qualquer lugar, não é mesmo?

Dessa forma, metas bem estabelecidas dão clareza ao que precisa ser realizado: como, por quem e quando. Portanto, elas são um fator de direcionamento para negócios bem-sucedidos. 

Aumento da margem de lucro

Cientes de suas responsabilidades e dos objetivos do negócio, os profissionais encontram maneiras mais eficientes de executar seu trabalho. Como resultado, a produtividade aumenta e a margem de lucro da empresa também

Logo, ao fazer a gestão de metas, as lideranças devem incluir fatores motivacionais e de engajamento. Ainda, alinhar expectativas também é fundamental. 

Redução do turnover

Um benefício é consequência do outro, ou seja, motivados e percebendo o crescimento do negócio, os colaboradores trabalham mais engajados e os índices de rotatividade diminuem. 

Outro fator importante a ser destacado é a sensação de pertencimento, já que colaboradores motivados conseguem perceber sua responsabilidade nas conquistas. Assim, é aceitável — e até recomendável — que a gestão desenvolva um sistema de incentivos. 

Em condições assim, os talentos preferem manter seu posto de trabalho a se aventurar em outros caminhos. 

Quais os benefícios para o coaching?

Coaches são profissionais contratados para auxiliar outros profissionais em seu desenvolvimento pessoal ou na carreira. Por se tratar de pessoas, a gestão de metas oferece vantagens também para os coaches. Acompanhe!

Identifica a necessidade de treinamentos

Apontar quando os colaboradores precisam passar por capacitações é uma função interna. Mas é comum as empresas recorrerem ao coaching para realizar essa análise. Nesse contexto, os coaches conseguem diagnosticar a necessidade de treinamento utilizando algumas ferramentas:

  • avaliações técnicas e de desempenho;
  • observação ou aplicação de questionários;
  • demandas de alguma área ou setor;
  • a partir de reuniões;
  • com relatórios, análises e descrições de cargos;
  • a partir de entrevistas de desligamento. 

Melhora a comunicação entre colaboradores e gestores

A qualidade das relações de trabalho pode ser facilmente identificada com o auxílio de um coach. Para tal, ele utiliza a gestão de metas com o objetivo de melhorar a comunicação entre colaboradores e gestores. Os benefícios da boa comunicação nas empresas são:

  • assertividade nos processos;
  • maior engajamento e motivação dos colaboradores;
  • menos pontos de conflito;
  • melhora do clima organizacional. 

Fortalece a autoestima dos profissionais

A baixa autoestima afeta a rotina de trabalho de qualquer pessoa e, invariavelmente, causam adoecimento. A sensação de não ser útil para o negócio ou capaz de realizar suas tarefas traz frustração e procrastinação. 

Como consequência, a produtividade da empresa diminui. Nesses casos, o coach utiliza a gestão de metas para situar o colaborador no contexto da empresa, fortalecendo seu propósito na organização. 

Com autoconfiança e o estabelecimento de metas atingíveis, o colaborador volta a acreditar no seu potencial. 

Qual o passo a passo para alcançar os melhores resultados?

Administrar metas em uma empresa é possível ao seguir três ações práticas desenvolvidas pelo RH: planejamento, implementação e monitoramento. 

Planejamento

Planejar exige análise, preparação, estruturação de estratégias e condições para a concretização de algo, assim também é na gestão de metas. Logo, essa etapa não deve ser ignorada e as lideranças não podem criar objetivos sem embasamento ou inalcançáveis. 

Um método eficaz para planejar metas inteligentes é conhecido como padrão SMART, que devem ser:

  • específicas (Specific);
  • mensuráveis (Measurable);
  • alcançáveis (Achievable);
  • relevantes (Relevant);
  • ter prazo bem definido (Time-based).

Outra metodologia eficaz para estabelecer metas tangíveis é conhecida como 5W2H: 

  • What: o que fazer (objetivos);
  • Why: porque fazer (importância estratégica dos resultados a serem alcançados);
  • Where: onde será feito (local onde as ações acontecem);
  • Who: quem fará (definição dos membros da equipe);
  • When: quando fazer (prazos das entregas e cronograma);
  • How: como fazer (quais metodologias, softwares ou ferramentas serão utilizadas);
  • How much: quanto (qual o orçamento previsto).

Implementação

O segundo passo da gestão de metas é considerado o mais delicado. Então, se não for bem-feito, a implementação pode gerar dúvidas entre as equipes, prejudicando cronogramas e prazos. 

Para resolver esse impasse, os gestores devem comunicar ao quadro laboral sobre as metas atuais, suas razões e o que cada indivíduo ou setor deve fazer para alcançá-las

Dessa maneira, quando todos estão cientes de suas funções, o trabalho flui com maior engajamento e comprometimento. Nesse sentido, estabelecer prazos e responsabilidades é fundamental para a produtividade, lembre-se disso. 

Ainda, ao implementar um programa de metas e resultados, não deixe de dar transparência às decisões da gestão. 

Monitoramento

A terceira e última ação consiste em acompanhar o desempenho das equipes para confirmar se os resultados foram alcançados. É nessa etapa que possíveis falhas ou gargalos de produção aparecem. A recomendação é corrigi-las antes que causem prejuízos à organização. 

Nessa hora, é momento de realizar reuniões periódicas com os colaboradores para monitorar as ações desenvolvidas, dando a oportunidade para se manifestarem sobre dificuldades e obstáculos. 

A etapa também pode indicar a necessidade de treinamentos motivacionais para engajar as equipes e melhorar a comunicação interna. Aqui, feedbacks das lideranças para os colaboradores também são bem-vindos. 

Por fim, alguns softwares podem auxiliar na gestão de metas, fornecendo métricas de desempenho para acompanhar resultados. 

Agora que você já conhece a importância de estabelecer metas, prepare-se para avaliar o desempenho das equipes. Visto que essa é uma condição fundamental para administrar os objetivos e alcançar resultados.

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