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Gestão de Metas: o que é e como alcançar os melhores resultados

gest√£o de metas

O que querem as empresas? Hoje, alcançar objetivos, ter produtividade e aumentar os lucros estão entre os principais anseios de qualquer negócio. No entanto, para atingir resultados é preciso estabelecer metas e administrá-las de forma racional, ou seja, fazer a gestão de metas.

Neste conte√ļdo, mostraremos como fazer a gest√£o de metas, quais s√£o seus benef√≠cios e os principais passos para alcan√ßar resultados. Confira!

Nova call to action

O que é gestão de metas?

Consiste na a√ß√£o de administrar os recursos das organiza√ß√Ķes, representados pelas vari√°veis consideradas e aplicadas no planejamento estrat√©gico das empresas ‚ÄĒ tempo, dinheiro e pessoas.¬†

A gestão de metas busca a excelência na execução das tarefas para alcançar objetivos definidos para o negócio. Nesse sentido, ela deve estar presente do planejamento à implementação e controle das etapas. 

Assim, ao acompanhar e administrar a execução das metas programadas pela empresa, os gestores conseguem corrigir desvios de rota e redirecionar recursos para atingir o esperado. Esse acompanhamento é necessário para não perder de vista os objetivos do negócio, pois eles são determinantes para o futuro da organização. 

Qual a import√Ęncia da gest√£o de metas?

A definição de metas bem construídas, tangíveis e desafiadoras estimula as equipes. Isso porque, ao se sentirem motivados, os colaboradores conseguem atingir objetivos mais facilmente, com determinação e engajamento. 

Essas condi√ß√Ķes s√£o fundamentais para manter o clima organizacional em harmonia. Por fim, todos ganham: empregadores e empregados.¬†

Quais os benefícios para empresa e colaboradores?

A gestão de metas oferece vantagens para as empresas, independente de seu segmento ou porte. Confira, a seguir, os principais benefícios obtidos com essa estratégia. 

Execução ágil das estratégias

Quando os objetivos estão alinhados, a gestão consegue executar as estratégias da empresa com mais rapidez e precisão. Desse modo, diretores e gerentes podem alocar recursos com maior eficiência e evitam esforços de duas equipes diferentes em um mesmo objetivo. 

Isso significa que a direção da empresa consegue compreender, com clareza, as responsabilidades que determinada meta exige. Ainda, fica mais fácil eliminar tarefas e projetos duplicados, direcionando as equipes para metas que realmente contribuem para atingir objetivos. 

Fortalece o espírito de equipe

As pessoas são o maior bem das empresas, independente da diversidade presente nelas. Por isso, mesmo com perfis diferentes, é essencial que todos busquem resultados comuns. Afinal, sem união e espírito de equipe, há grande chance do negócio falhar. 

Além disso, as metas dão direção às equipes, senso de urgência e propósito ao trabalho. Logo, elas devem ser específicas, mensuráveis, atribuíveis, realizáveis e ter prazos bem definidos. Nesse cenário, os colaboradores trabalham com mais determinação. 

Desperta o senso de prioridade

Pesquisas mostram que parte do expediente nas empresas é improdutivo. Nesse sentido, um estudo realizado pela Microsoft aponta que 17 horas semanais são perdidas ou inférteis. As metas existem para corrigir esse problema, pois criam senso de prioridade e urgência. 

Assim, os colaboradores entendem a responsabilidade do trabalho que desenvolvem, como ele deve ser realizado e em qual prazo. Portanto, lembre-se que boas metas devem ter data para início e fim. 

Estimula as equipes

Ter metas também é importante como estímulo para a realização de algo maior, em prol da organização. Ao saber exatamente onde devem chegar, as equipes identificam seu propósito nessa engrenagem. 

No entanto, os gestores n√£o podem usar or√ßamentos enxutos para deixar de oferecer est√≠mulos aos colaboradores. H√° a√ß√Ķes que n√£o custam nada, mas geram grandes resultados. Um exemplo cl√°ssico s√£o os dias de folga remunerados ou vagas exclusivas para funcion√°rios.¬†

Define o direcionamento da organização

As metas funcionam como um GPS, uma vez que s√£o elas que d√£o a dire√ß√£o ao neg√≥cio. Sem objetivos claros, os colaboradores entendem que navegam sem b√ļssola, em mar aberto. Al√©m disso, quem n√£o tem destino aceita chegar a qualquer lugar, n√£o √© mesmo?

Dessa forma, metas bem estabelecidas dão clareza ao que precisa ser realizado: como, por quem e quando. Portanto, elas são um fator de direcionamento para negócios bem-sucedidos. 

Aumento da margem de lucro

Cientes de suas responsabilidades e dos objetivos do negócio, os profissionais encontram maneiras mais eficientes de executar seu trabalho. Como resultado, a produtividade aumenta e a margem de lucro da empresa também. 

Logo, ao fazer a gestão de metas, as lideranças devem incluir fatores motivacionais e de engajamento. Ainda, alinhar expectativas também é fundamental. 

Redução do turnover

Um benefício é consequência do outro, ou seja, motivados e percebendo o crescimento do negócio, os colaboradores trabalham mais engajados e os índices de rotatividade diminuem. 

Outro fator importante a ser destacado √© a sensa√ß√£o de pertencimento, j√° que colaboradores motivados conseguem perceber sua responsabilidade nas conquistas. Assim, √© aceit√°vel ‚ÄĒ e at√© recomend√°vel ‚ÄĒ que a gest√£o desenvolva um sistema de incentivos.¬†

Em condi√ß√Ķes assim, os talentos preferem manter seu posto de trabalho a se aventurar em outros caminhos.¬†

Quais os benefícios para o coaching?

Coaches são profissionais contratados para auxiliar outros profissionais em seu desenvolvimento pessoal ou na carreira. Por se tratar de pessoas, a gestão de metas oferece vantagens também para os coaches. Acompanhe!

Identifica a necessidade de treinamentos

Apontar quando os colaboradores precisam passar por capacita√ß√Ķes √© uma fun√ß√£o interna. Mas √© comum as empresas recorrerem ao coaching para realizar essa an√°lise. Nesse contexto, os coaches conseguem diagnosticar a necessidade de treinamento utilizando algumas ferramentas:

  • avalia√ß√Ķes t√©cnicas e de desempenho;
  • observa√ß√£o ou aplica√ß√£o de question√°rios;
  • demandas de alguma √°rea ou setor;
  • a partir de reuni√Ķes;
  • com relat√≥rios, an√°lises e descri√ß√Ķes de cargos;
  • a partir de entrevistas de desligamento.¬†

Melhora a comunicação entre colaboradores e gestores

A qualidade das rela√ß√Ķes de trabalho pode ser facilmente identificada com o aux√≠lio de um coach. Para tal, ele utiliza a gest√£o de metas com o objetivo de melhorar a comunica√ß√£o entre colaboradores e gestores. Os benef√≠cios da boa comunica√ß√£o nas empresas s√£o:

  • assertividade nos processos;
  • maior engajamento e motiva√ß√£o dos colaboradores;
  • menos pontos de conflito;
  • melhora do clima organizacional.¬†

Fortalece a autoestima dos profissionais

A baixa autoestima afeta a rotina de trabalho de qualquer pessoa e, invariavelmente, causam adoecimento. A sensa√ß√£o de n√£o ser √ļtil para o neg√≥cio ou capaz de realizar suas tarefas traz frustra√ß√£o e procrastina√ß√£o.¬†

Como consequência, a produtividade da empresa diminui. Nesses casos, o coach utiliza a gestão de metas para situar o colaborador no contexto da empresa, fortalecendo seu propósito na organização. 

Com autoconfiança e o estabelecimento de metas atingíveis, o colaborador volta a acreditar no seu potencial. 

Qual o passo a passo para alcançar os melhores resultados?

Administrar metas em uma empresa √© poss√≠vel ao seguir tr√™s a√ß√Ķes pr√°ticas desenvolvidas pelo RH: planejamento, implementa√ß√£o e monitoramento.¬†

Planejamento

Planejar exige an√°lise, prepara√ß√£o, estrutura√ß√£o de estrat√©gias e condi√ß√Ķes para a concretiza√ß√£o de algo, assim tamb√©m √© na gest√£o de metas. Logo, essa etapa n√£o deve ser ignorada e as lideran√ßas n√£o podem criar objetivos sem embasamento ou inalcan√ß√°veis.¬†

Um método eficaz para planejar metas inteligentes é conhecido como padrão SMART, que devem ser:

  • espec√≠ficas (Specific);
  • mensur√°veis (Measurable);
  • alcan√ß√°veis (Achievable);
  • relevantes (Relevant);
  • ter prazo bem definido (Time-based).

Outra metodologia eficaz para estabelecer metas tangíveis é conhecida como 5W2H: 

  • What: o que fazer (objetivos);
  • Why: porque fazer (import√Ęncia estrat√©gica dos resultados a serem alcan√ßados);
  • Where: onde ser√° feito (local onde as a√ß√Ķes acontecem);
  • Who: quem far√° (defini√ß√£o dos membros da equipe);
  • When: quando fazer (prazos das entregas e cronograma);
  • How: como fazer (quais metodologias, softwares ou ferramentas ser√£o utilizadas);
  • How much: quanto (qual o or√ßamento previsto).

Implementação

O segundo passo da gest√£o de metas √© considerado o mais delicado. Ent√£o, se n√£o for bem-feito, a implementa√ß√£o pode gerar d√ļvidas entre as equipes, prejudicando cronogramas e prazos.¬†

Para resolver esse impasse, os gestores devem comunicar ao quadro laboral sobre as metas atuais, suas raz√Ķes e o que cada indiv√≠duo ou setor deve fazer para alcan√ß√°-las.¬†

Dessa maneira, quando todos est√£o cientes de suas fun√ß√Ķes, o trabalho flui com maior engajamento e comprometimento. Nesse sentido, estabelecer prazos e responsabilidades √© fundamental para a produtividade, lembre-se disso.¬†

Ainda, ao implementar um programa de metas e resultados, n√£o deixe de dar transpar√™ncia √†s decis√Ķes da gest√£o.¬†

Monitoramento

A terceira e √ļltima a√ß√£o consiste em acompanhar o desempenho das equipes para confirmar se os resultados foram alcan√ßados. √Č nessa etapa que poss√≠veis falhas ou gargalos de produ√ß√£o aparecem. A recomenda√ß√£o √© corrigi-las antes que causem preju√≠zos √† organiza√ß√£o.¬†

Nessa hora, √© momento de realizar reuni√Ķes peri√≥dicas com os colaboradores para monitorar as a√ß√Ķes desenvolvidas, dando a oportunidade para se manifestarem sobre dificuldades e obst√°culos.¬†

A etapa também pode indicar a necessidade de treinamentos motivacionais para engajar as equipes e melhorar a comunicação interna. Aqui, feedbacks das lideranças para os colaboradores também são bem-vindos. 

Por fim, alguns softwares podem auxiliar na gestão de metas, fornecendo métricas de desempenho para acompanhar resultados. 

Agora que voc√™ j√° conhece a import√Ęncia de estabelecer metas, prepare-se para avaliar o desempenho das equipes. Visto que essa √© uma condi√ß√£o fundamental para administrar os objetivos e alcan√ßar resultados.

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