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Por que a gestão de pessoas é fundamental numa clínica odontológica?

A gestão é uma atividade fundamental para empresas de todos os segmentos e tamanhos, pois é responsável por controlar tudo que se passa no cotidiano do negócio.

E isso tem mais valor em uma clínica odontológica, pois o dentista precisa conciliar os seus serviços com a administração do seu consultório.

Mas, conciliar as duas atividades não é fácil e em muitos casos, o dentista precisa preparar uma equipe para atingir todos os objetivos. E para chegar nesse ponto, é necessário ter uma boa gestão de pessoas.

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E nesse texto você vai entender as razões que tornam a gestão de pessoas fundamental para o sucesso de uma clínica odontológica.

O que é gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é responsável por administrar os colaboradores para manter e melhorar o capital humano de uma empresa.

Essa área trabalha na contratação de funcionários, criação da cultura empresarial, delegação de tarefas e atividades no consultório.

Todos os funcionários devem ter as atividades bem definidas, desde os outros dentistas, até a recepcionista.

Dessa forma, será possível o dentista entender e descobrir a função de cada colaborador e dar ajustes para conseguir colocar cada funcionário no lugar certo.

Assim, eles farão todas as tarefas com motivação e, vão oferecer o melhor serviço para os seus pacientes.

Por que a gestão de pessoas é fundamental numa clínica?

Seja em uma clínica de bairro, ou em um dentista 24 horas, a gestão de pessoas é bastante benéfica para o sucesso do negócio.

Isso porque trabalha na otimização de todos os processos, desde o atendimento ao paciente, até tarefas administrativas, como levantamento financeiro mensal.

Com o controle do dia a dia da clínica, terá uma maior visão do negócio, podendo traçar objetivos para ter um crescimento rápido e sólido.

Outra coisa que pode parecer óbvia, mas relevante é o conhecimento técnico dos funcionários em relação aos processos da clínica odontológica.

Para uma clínica odontológica ter grandes resultados, é necessário adotar essas estratégias:

1 – Criar uma cultura organizacional

A cultura empresarial ou organizacional é um conjunto de, hábitos, normas, responsabilidades e valores que devem ser compartilhados entre os membros da sua equipe.

Esses fatores são fundamentais na hora do gestor tomar suas decisões na clínica, pois isso facilita no alinhamento das ideias e metas para os funcionários.

Portanto, a cultura empresarial é importante para ter uma melhor comunicação dos gestores com os funcionários, os métodos para alcançar os objetivos das tarefas.

Além disso, com o monitoramento das tarefas, todos os colaboradores vão estar engajados e disciplinados para ter o melhor desempenho na clínica.

2 – Capacitar a sua equipe

Ter profissionais qualificados na sua clínica de odontologia é importante para tornar as suas atividades mais eficientes, mas a presença do dono é indispensável.

Isso porque, além de contratar profissionais qualificados, é necessário saber liderar a sua equipe e identificar os pontos para melhorar e atingir seus objetivos.

O dentista precisa capacitar os seus funcionários em todas as pontas, desde o agendamento de consultas, até o primeiro atendimento aos pacientes na recepção do consultório.

Assim, a equipe estará preparada para realizar outras tarefas, dando mais tempo para o dentista se dedicar aos serviços, como colocação de um aparelho invisível.

3 – Use a tecnologia para facilitar o trabalho

Além da capacitação da equipe em relação às atividades cotidianas, o dentista precisa treinar a equipe a utilizar softwares de gestão odontológica.

Esses softwares de gestão ajudam a empresa a captar, armazenar e analisar todas as informações da clínica odontológica, desde o agendamento de consultas, até 

Isso porque, esses softwares ajudam no fácil acesso ao agendamento de consultas, diferenciação do tipo de paciente, tipo de tratamento dentário, além de visualizar consultas e controle das faltas dos pacientes.

Assim, a agenda dos dentista ficará mais organizada, mostrando todos os dados dos pacientes, o seu plano odontológico e detalhes das consulta todas armazenadas no mesmo lugar.

Outra vantagem dessas ferramentas de gestão é a possibilidade de acessar os dados em qualquer lugar, bastando ter um aparelho conectado à internet, como smartphones e tablets.

Com essas informações é possível que o dentista conheça detalhadamente os seus pacientes até mesmo fora da clínica.

Portanto, escolha o melhor software odontológico possível para usá-lo em sua clínica, pois dessa forma, você só terá resultados positivos na gestão.

Use da gestão de pessoas como um diferencial

A gestão de pessoas em uma clínica odontológica é algo fundamental para ter resultados sólidos no longo prazo.

Isso porque o dentista terá uma equipe capacitada, engajada e disciplinada para cumprir as suas tarefas com qualidade e eficiência.

Todos os funcionários precisam estar preparados para desempenhar o trabalho com eficiência, desde os dentistas até a recepcionista.

Fazendo isso, a sua clínica terá inúmeros benefícios no atendimento ao cliente, na marcação de consultas e, principalmente na qualidade dos seus serviços.

E para ter ainda mais eficiência no seu trabalho, aposte em softwares odontológicos, que ajuda a equipe a armazenar todos os dados da empresa no mesmo local.

Assim, o seu consultório será um diferencial perante a concorrência, estando mais preparada para se destacar no mercado.

Esse artigo foi produzido por Mateus Portela, Growth Hacker do Consulta Ideal

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Mayra Raquel Lima Brandão Oliveira
Mayra Raquel Lima Brandão Oliveira
1 ano atrás

Boa tarde.
Como faço para citar esse material?