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Gestão de Pessoas ou Gestão para Pessoas?

gestão de pessoas

De acordo com Oxford Languages a preposição “de”, significa: ato ou efeito de prepor, de pôr antes ou diante. Na gramática a palavra gramatical, invariável, que liga dois elementos de uma frase, estabelecendo uma relação entre eles. Transportando esse conceito para Gestão de Pessoas, isso significa que a gestão vem em primeiro lugar? Que os processos, as regras, os subsistemas vêm antes das pessoas? Que existe apenas uma relação entre gestão e pessoas?

Se é assim, até que ponto as práticas de Gestão de Pessoas estão realmente voltadas para o colaborador? Para ficar mais fácil, pergunto:

Nova call to action

Aos profissionais de “RH”

Ao desenvolver qualquer ação dentro do “RH” você ouve as pessoas que serão impactadas? Você sabe os que os colaboradores realmente querem e valorizam?  Aos demais profissionais: o “RH” da sua empresa já o procurou afim de saber o que valoriza ou motiva?

Se a resposta foi “não”, você faz Gestão de Pessoas ou você atua em uma empresa que também faz Gestão de Pessoas. Mas se sua resposta foi “sim”, ótimo, pois agora sim estamos falando de Gestão para Pessoas. Então vamos a análise da preposição “para”.

“Para”, é uma preposição de finalidade, onde expressa direção, intenção ou propósito! A diferença parece sutil, mas agora sim estamos falando de práticas de “RH” coerente com a Era 4.0, principalmente após pandemia. Práticas essas onde os processos, as regras, os subsistemas são planejados e executados para atingir ou beneficiar aquele público em especifico, onde as ações são mais humanizadas, onde se valoriza genuinamente a qualidade de vida das pessoas.

Ainda ficou difícil entender a diferença, então vamos elucidar.

Qual a diferença de sentido das frases abaixo?

Estou rindo de você!
Estou rindo para você!

Existe uma grande diferença não é mesmo? Então a diferença de “Gestão de Pessoas” e “Gestão para Pessoas” está sim na mudança de preposição, porém a principal diferença está no seu comportamento diante das práticas da área, assim como no comportamento e percepção que o cliente interno ou externo tem sobre o RH ou melhor da Gestão para Pessoas.

avaliação de desempenho

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