Artigos

Gestão do conhecimento: o que é e como aplicar

gestão do conhecimento

Seja uma pequena empresa ou uma indústria fabricante de compressor parafuso, por exemplo, todas elas produzem conhecimentos que são importantes para o progresso do negócio a curto e longo prazo.

Porém, o grande desafio é converter esses conhecimentos em práticas que possam trazer resultados. É aí que entra a gestão do conhecimento como uma estratégia para de fato fazer com que a  expertise adquirida seja capaz de melhorar o desempenho da empresa. Entenda mais sobre esse tipo de gestão e como aplicá-la nos próximos tópicos.

Nova call to action

O que é gestão do conhecimento?

A gestão do conhecimento trata-se de uma estratégia que tem como objetivo transformar a expertise angariada durante a história da organização. Por exemplo, se uma empresa atua com a elaboração de chave de nível, ela irá acumular ao longo do tempo conhecimentos para melhor produzir o produto, logo são construídos processos para a obtenção do resultado.

Portanto, a gestão de conhecimento requer uma organização das informações, de modo que elas possam ser usadas para criar novos e eficientes modelos de controle e procedimentos e técnicas que, consequentemente, geram resultados no aumento da qualidade de produtos e serviços e no gerenciamento geral da empresa.

Deste modo, a prática é de suma importância para que as organizações incrementem o ambiente corporativo, que levará a um aumento da capacidade de competitividade no mercado.

7 dicas para aplicar a gestão de conhecimento na empresa

1.Promova o compartilhamento de informações: cada pessoa e equipe com o passar do tempo, consegue obter dados de erros e acertos, de, por exemplo, uma estratégia de venda de um produto, seja uma batedeira industrial, vestimentas etc. É importante que essas informações sejam reunidas para que as ações futuras sejam produzidas com mais assertividade.

2. Identifique e valorize os talentos: para gerir o conhecimento, que vem principalmente de pessoas, é uma medida eficiente, identificar e valorizar os talentos, motivando-os a criar novas soluções e compartilhá-las com os demais para elaboração de processos mais qualificados.

3. Crie canais de comunicação: para que as informações possam ser compartilhadas e transformadas em ações, é fundamental criar uma ambiente em que a comunicação flua com facilidade e rapidez. Para isso, ter ferramentas tecnológicas de conversação permitem essa interação entre os colaboradores.

4. Incentive novas ideias por meio de concursos: para fomentar o pensamento como foco em soluções, uma prática comum em organizações é criar concursos com premiações das melhores ideias. Eles motivam os funcionários e fazem com que a empresa tenha um bom banco de conhecimentos aplicáveis.

5. Documente as informações: para a boa gestão do conhecimento é indispensável documentar os dados para que eles possam ser avaliados e assim, convertidos em práticas do dia a dia da empresa.

6. Estabeleça uma equipe responsável pela gestão: para documentar, identificar e colocar em práticas as melhores ideias, forme uma equipe de gerenciamento do conhecimento, que deve estar alinhada aos objetivos da companhia.

7. Divulgue os resultados obtidos: para criar um ambiente inovador, no qual o conhecimento de cada um é valorizado, mostre sempre os resultados angariados a partir da implementação das ideias.

Se gostou do conteúdo, não deixe de compartilhar com amigos para disseminar a importância da gestão do conhecimento nas empresas.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

5 2 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments