Gestão horizontal: 3 motivos para adotar na sua empresa
Em qualquer empresa, independente do segmento, seja comércio, indústria de SPDA para raio, construtora, entre qualquer outro, fazer um bom planejamento estratégico é um dos passos mais essenciais.
E junto com o planejamento, as metas e objetivos também são definidos. É a partir daí, a empresa deve escolher sobre o seu modelo de gestão.
Por sua vez, o modelo de gestão tem como objetivo fazer com que o seu negócio alcance os resultados por meio da organização de pessoas e delegação de responsabilidades.
Não importa se a empresa é pequena, média ou grande ou qual o seu setor, todos os negócios precisam de um modelo de gestão para funcionar de forma eficiente.
E um dos modelos de gestão que mais tem ganhado destaque entre as empresa foi a gestão horizontal.
A gestão horizontal é aquela em que os colaboradores têm mais autonomia e responsabilidades, uma vez que ela possui uma estrutura organizacional sem valorização de relações de poder.
Ou seja, na gestão horizontal, há a diminuição da hierarquia, e os colaboradores tomam as decisões em conjunto pela equipe.
E se você quer saber se vale a pena adotar a gestão horizontal em seu negócio, nós elaboramos este post para que você conheça os maiores benefícios e vantagens do modelo. Continue lendo abaixo e confira! Vamos lá?
1- Aumento da motivação
Uma das vantagens mais visíveis ao adotar a gestão horizontal em seu negócio é o aumento da motivação.
Afinal de contas, a gestão horizontal é um modelo em que há menos burocracias. Sendo assim, como resultado, os funcionários não terão mais que lidar com diversos problemas em seu dia a dia, como falhas em máquinas de filtro de ar, planejamento de estratégias, entre outros.
Além disso, a gestão horizontal também estimula a participação e o posicionamento dos colaboradores. Dessa forma, eles podem se sentir mais reconhecidos e valorizados pela organização, o que aumenta a sua satisfação com a companhia.
2- Redução dos custos
Você sabia que a gestão horizontal pode reduzir os custos do seu negócio? Isso mesmo! Uma vez que a empresa adota esse modelo, as equipes poderão se tornar multifuncionais e autônomas.
Dessa forma, elas serão capazes de encontrar soluções para os seus próprios departamentos.
Na gestão vertical, as responsabilidades de liderança envolvem diversas pessoas e líderes, o que acaba gerando desvalorização do pessoal e burocracias.
Já na gestão horizontal, é possível apostar na capacidade dos colaboradores para que os mesmos consigam tomar decisões eficientes dentro da organização.
Por exemplo: em uma indústria, o departamento de cabeamento estruturado pode operar com menos colaboradores, e ainda funcionar de maneira mais eficiente e engajada!
3- Melhora na comunicação
Outra dos maiores motivos para adotar a gestão horizontal é que, com menos hierarquia ha, como resultado, uma simplificação e otimização na comunicação.
Com isso, a equipe pode ter mais facilidade para trabalhar em conjunto para solucionar os problemas do seu departamento.
Agora que você já sabe sobre os maiores motivos para adotar a gestão horizontal em sua empresa, o que acha de adotá-la agora mesmo e ter sucesso?
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.