Artigos

Gestão horizontal: 3 motivos para adotar na sua empresa

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Em qualquer empresa, independente do segmento, seja comércio, indústria de SPDA para raio, construtora, entre qualquer outro, fazer um bom planejamento estratégico é um dos passos mais essenciais.


E junto com o planejamento, as metas e objetivos também são definidos. É a partir daí, a empresa deve escolher sobre o seu modelo de gestão.

Nova call to action

Por sua vez, o modelo de gestão tem como objetivo fazer com que o seu negócio alcance os resultados por meio da organização de pessoas e delegação de responsabilidades.

Não importa se a empresa é pequena, média ou grande ou qual o seu setor, todos os negócios precisam de um modelo de gestão para funcionar de forma eficiente.

E um dos modelos de gestão que mais tem ganhado destaque entre as empresa foi a gestão horizontal.

A gestão horizontal é aquela em que os colaboradores têm mais autonomia e responsabilidades, uma vez que ela possui uma estrutura organizacional sem valorização de relações de poder.

Ou seja, na gestão horizontal, há a diminuição da hierarquia, e os colaboradores tomam as decisões em conjunto pela equipe.

E se você quer saber se vale a pena adotar a gestão horizontal em seu negócio, nós elaboramos este post para que você conheça os maiores benefícios e vantagens do modelo. Continue lendo abaixo e confira! Vamos lá?

1- Aumento da motivação

Uma das vantagens mais visíveis ao adotar a gestão horizontal em seu negócio é o aumento da motivação.

Afinal de contas, a gestão horizontal é um modelo em que há menos burocracias. Sendo assim, como resultado, os funcionários não terão mais que lidar com diversos problemas em seu dia a dia, como falhas em máquinas de filtro de ar, planejamento de estratégias, entre outros.

Além disso, a gestão horizontal também estimula a participação e o posicionamento dos colaboradores. Dessa forma, eles podem se sentir mais reconhecidos e valorizados pela organização, o que aumenta a sua satisfação com a companhia.

2- Redução dos custos

Você sabia que a gestão horizontal pode reduzir os custos do seu negócio? Isso mesmo! Uma vez que a empresa adota esse modelo, as equipes poderão se tornar multifuncionais e autônomas.

Dessa forma, elas serão capazes de encontrar soluções para os seus próprios departamentos.

Na gestão vertical, as responsabilidades de liderança envolvem diversas pessoas e líderes, o que acaba gerando desvalorização do pessoal e burocracias.

Já na gestão horizontal, é possível apostar na capacidade dos colaboradores para que os mesmos consigam tomar decisões eficientes dentro da organização.

Por exemplo: em uma indústria, o departamento de cabeamento estruturado pode operar com menos colaboradores, e ainda funcionar de maneira mais eficiente e engajada!

3- Melhora na comunicação

Outra dos maiores motivos para adotar a gestão horizontal é que, com menos hierarquia ha, como resultado, uma simplificação e otimização na comunicação.

Com isso, a equipe pode ter mais facilidade para trabalhar em conjunto para solucionar os problemas do seu departamento.

Agora que você já sabe sobre os maiores motivos para adotar a gestão horizontal em sua empresa, o que acha de adotá-la agora mesmo e ter sucesso?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

4 1 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments