Artigos

Mês da Mulher: com 50% da gestão liderada por mulheres, CrediHome tem comitê interno para promover diversidade e igualdade de gênero

gestão liderada por mulheres

Fintech de crédito imobiliário tem metade da sua gestão liderada por mulheres e 60% em toda equipe; Entre suas ações para promover a diversidade interna estão uma política de remuneração e de recrutamento e seleção

O Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, traz à luz o debate a respeito da igualdade de gênero dentro das empresas em todo o mundo. Alguns setores encaram maiores desafios, como é o caso do mercado imobiliário, ainda muito dominado por homens.

Nova call to action

Como forma de trazer mais igualdade neste quesito, a CrediHome, plataforma de crédito imobiliário, estabeleceu um comitê de diversidade que atua em diversas frentes, incluindo de gênero. Hoje, a empresa é comandada em 50% por lideranças femininas e cerca de 60% da sua gestão liderada por mulheres.

Em relação às ações necessárias para promover equidade de gênero, a empresa realiza um mapeamento, mas já tem políticas ativas.

“Realizamos ações de acordo com o mapeamento dos comitês de diversidade. Porém, como ponto de partida, já incluímos em diversas políticas a expressa necessidade da equidade de gênero e respeito a diversidade nas relações internas. Como exemplo, temos a política de remuneração, que prioriza a equidade de gênero, a política de recrutamento e seleção, que prevê a contratação de minorias, inclusive sendo critério de desempate nos processos seletivos, além do código de ética, que prevê sanções em casos de preconceito, desrespeito ou desigualdade em ações internas”, explica Eliana Toledo, Head de Pessoas e Cultura na fintech.

Mesmo já tendo um equilíbrio na gestão, em que metade das lideranças são mulheres, a empresa ainda tem desafios internos que serão trabalhados a partir da participação dos colaboradores.

“As barreiras culturais pré existentes em nossa sociedade também são refletidas nas empresas, por isso o primeiro trabalho para termos uma equidade de gênero é entender o cenário interno e debater possíveis ações. O debate precisa ser guiado por pessoas que queiram assumir esse papel e levantar essa bandeira na organização, esses colaboradores serão nosso comitê de diversidade”, completa Toledo.

Após a aquisição da Loft, serão realizados intercâmbios entre os grupos de diversidade das duas marcas, já que a diversidade é um dos pilares de cultura da imobiliária digital. A partir dessa troca entre equipes, será possível realizar diversas atividades. A fintech possui, inclusive, um orçamento previsto para o desenvolvimento destas ações, disponível na área de Cultura Organizacional.

Para além das ações de equidade de gênero, a CrediHome prevê investimentos que irão atender outras demandas de diversidade.

“Este ano de 2022 serão criados diversos comitês de diversidade, considerando inicialmente LGBTQIA+, Pessoas Pretas, Mulheres na Liderança, Pessoas com Deficiência e Religiões Minoritárias. Dentro dos grupos serão criados, conforme necessidade, subgrupos que irão tratar de temas específicos, como pessoas pretas na liderança, por exemplo, e assim por diante. Esses comitês serão responsáveis por identificar, debater e apresentar soluções práticas para aplicarmos no dia a dia da empresa, com ações que englobam os demais colaboradores”, conclui Eliana.

No Brasil, a prática de criar comitês nas empresas faz parte da estratégia para mitigar a desigualdade de gênero e promover a diversidade por meio da implementação de ações e políticas práticas. Um estudo denominado “Mulheres na Liderança”, do instituto Women in Leadership in Latin America (WILL), revelou que 58% das empresas no Brasil possuem políticas formais com o intuito de promover a equidade de gênero.

Agora que você sabe mais que a CrediHome tem metade da sua gestão liderada por mulheres, que tal conhecer as dicas práticas de autoconhecimento e soft skills essenciais para mulheres que querem crescer como profissionais? Então, baixe nosso guia completo, é gratuito!

mulheres protagonistas

Sobre a CrediHome

A CrediHome é uma plataforma digital de crédito imobiliário que conecta o cliente interessado no financiamento imobiliário ou home equity a todos os bancos de maneira gratuita, online, prática e sem burocracia, provendo ainda uma assessoria completa desde a aprovação do crédito até a liberação do recurso.

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH