Artigos

Gestão Remota: Como aplicar para fortalecer a cultura e a produtividade da equipe?

gestão remota

Seja coordenando uma equipe numa empresa de placa de circuito impresso ou gerenciando funcionários remotamente, os líderes precisam entender e se familiarizar com um novo conjunto de desafios. A gestão remota é uma maneira de otimizar a gestão de processos e pessoas. 

Por isso, gerir a equipe de modo eficaz é determinante para fortalecer a cultura e promover o aumento de produtividade. Esses fatores são determinantes para o sucesso da empresa, principalmente para se destacar em meio à concorrência. Investir em tecnologias é primordial para permitir que esses objetivos sejam alcançados.

Nova call to action

A gestão remota, por exemplo, se tornou realidade em empresas de diferentes segmentos. Após a presença da pandemia do coronavírus (Covid-19), esse processo ficou em alta. Aliás, você sabia que 15% dos colaboradores que fazem gestão remota não receberam treinamento para tal trabalho?

Então, aqui estão algumas maneiras para driblar estes potenciais obstáculos e fortalecer a cultura empresarial ou aumentar a produtividade da equipe. Continue a leitura e confira!

1. Use a tecnologia a seu favor

Com os softwares e outras ferramentas de negócios modernas, é possicel expandir os horizontes na gestão remota, como se criassem o sistema de som ambiente perfeito para propagar os mais inaudíveis ruídos.

Uma dessas ferramentas que agregará valor imediato a qualquer equipe ou organização é o Slack. É um software de colaboração baseado em nuvem, que alavanca recursos de canais de comunicação a orçamentos e gerenciamento de projetos. 

Equipes remotas ou híbridas também devem usar software de videoconferência, como Zoom, Google Hangouts ou Webex, só para citar alguns. Tudo isso fará com que haja um substituto no que diz respeito à interação pessoal.

Organizar reuniões, comunicar-se e permanecer conectado em diferentes locais permite que os gerentes tenham mais flexibilidade, ao mesmo tempo que lhes dá a capacidade de acompanhar as necessidades diárias de sua equipe, seja ela do setor de engrenagem planetária ou de vendas.

2. Use relatórios de 5 a 15 na gestão remota

Nomeada pela capacidade de ser “lida em cinco minutos, escrita em quinze”, a metodologia de relatório de 5 a 15 é outro instrumento importante quando se trata de políticas de trabalho remoto. 

Este relatório fornece aos funcionários um resumo semanal das realizações, prioridades, desafios ou obstáculos e lições aprendidas com seu supervisor e com seu time.

Relatórios de 5 a 15 podem simplificar o processo de gerenciamento e ser especialmente útil para gerentes que precisam controlar vários funcionários em diferentes locais. Esse método tem o benefício adicional de incentivar os colaboradores a se tornarem cada vez mais focados em seu trabalho. 

3. Aprenda a confiar nos funcionários

Alguns gerentes ficam excessivamente ansiosos no que diz respeito à entrega de seus funcionários, principalmente quando realizam a gestão remota. E esses sentimentos só podem ser intensificados quando os trabalhadores não estão presentes no escritório. 

No entanto, monitorar cada detalhe pode gerar um mal estar por parte de subordinados diretos e isso é totalmente compreensível, ainda mais se o mesmo entrega suas metas no prazo.

A grande maioria dos funcionários são pessoas talentosas que desejam um trabalho que ofereça desafios e a oportunidade de contribuir. Aprimorar esses desejos ao invés de insistir em todos os detalhes é um sinal de um líder forte.

4. Incentive sua equipe a trabalhar remotamente

Os empresários podem economizar muito quando reduzem o espaço do escritório e aumentam a produtividade ou a satisfação no trabalho remoto. Cerca de 90% dos colaboradores querem permanecer no home office e, em geral, são mais felizes do que aqueles que não têm essa opção.

Pessoas diferentes podem ter necessidades diferentes. Portanto, permitir que determinados trabalhem de forma mista pode ser uma alternativa interessante.

Gostou deste conteúdo? Então, não se esqueça de compartilhar a publicação com seus amigos e familiares!

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

 

perfil comportamental

0 0 votes
Article Rating

Newsletter

Receba notícias do RHPortal por email

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments