Artigos

Gestão de pessoas: aspecto indispensável para o sucesso da organização

O sucesso de qualquer organização está diretamente ligado à qualidade do quadro de colaboradores que trabalham na mesma. Pois não há empresas sem pessoas, e o diferencial competitivo possa está justamente focados neste ponto. O processo de Gestão de Pessoas vem passando por um profundo processo de transformação. O antigo sistema prezava cargo e remuneração. Hoje, valoriza-se o chamado capital intelectual. Todo esse processo de gerenciamento de colaboradores baseasse no fato de que o desempenho de uma organização depende da contribuição de quem nela trabalha e da forma como a equipe se organiza, conseguindo alcançar estimulo e capacidade.
Alguns dos principais desafios diários dos gestores no ambiente corporativo estão em desenvolver profissionais, manter as equipes motivadas, alcançar melhor desempenho, reter talentos, alinhar a cultura organizacional e possibilitar ainda a descoberta de habilidades e competências que gerem crescimento. A Gestão de pessoas dentro de uma empresa procura gerenciar e orientar as relações humanas no trabalho e nesse intuito possui diversas atribuições, todas voltadas para a relevância do fator humano já que este é o maior capital das organizações. De nada adianta dispor de todos os recursos materiais e financeiros, se as pessoas que os utilizam não estão preparadas, com condições de produzir o que se espera.
É de responsabilidade da Administração Estratégica de Recursos Humanos conhecerem, analisar e acompanhar a evolução da cultura organizacional. Porque é a partir desse modelo que a empresa poderá implantar seu sistema de Gestão de Pessoas, moldando seus objetivos e metas. São as pessoas que produzem, vendem, servem ao cliente, tomam decisões, lideram, motivam, comunicam, supervisionam, gerenciam e dirigem os negócios das empresas. A questão básica é escolher entre tratar as pessoas como recursos organizacionais ou como parceiras da organização.
Administrar uma equipe com qualidade diferencia a empresa dos seus concorrentes. Ao escolher as pessoas certas para exercer cada função, o empreendimento tornar-se mais eficaz e produtivo, ganhando melhorias capazes de alavancar os negócios positivamente. Hoje podemos afirmar que um dos pilares para regular o rendimento de uma empresa no mercado está diretamente associada a uma gestão de pessoas eficaz. O mercado de trabalho passou a ser mais exigente, vez que os avanços tecnológicos e a crescente concorrência têm gerado mudanças significativas nos hábitos das pessoas, o que reflete uma constante mudança no comportamento das organizações, o que acarretou em: capacitação do capital humano, sendo pessoas mais capacitadas, eficientes, criativas, aptas ao realinhamento de exigências atuais.
A criatividade e a capacidade de planejar diferenciam os profissionais no mercado. A percepção da realidade propicia um trabalho de qualidade. As empresas precisam acompanhar a cada dia as constantes alterações no seu ambiente, identificando as ameaças existentes, sem deixar de buscar novas oportunidades de crescimento. Valorizar e investir no capital intelectual são ações fundamentais para o sucesso do negócio. Gestão é administrar todos os recursos de modo que todos eles sejam utilizados com o único fim o de gerar lucros.
Atualmente uma das soluções que vem trazendo grandes resultados é a implantação de um sistema de gestão de pessoas que controle todos ou a maioria dos subsistemas dos recursos humanos, proporcionando um ganho operacional bastante significativo, porque provê informações em tempo real de todos os processos.
Enfim, nos dias de hoje, todos os setores da vida exigem que as pessoas trabalhem em grupo. A divisão do trabalho cada vez maior torna o dia a dia da empresa mais dependente dos grupos, e dos indivíduos que os compõem. Obviamente, como tudo o que envolve pessoas, os problemas de relacionamento aparecem, e uma boa comunicação e cooperação são fatores essenciais para a realização das relações humanas.

0 0 votes
Article Rating

Por: Grasielly Pereira

Formada em Administração de Empresas e Graduada em Gestão de Empresas e Gestão Financeira. Aluna dos cursos de Ciências Contábeis e Pedagogia.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments