Artigos

Gestão de pessoas posiciona marcas no mercado

Uma empresa é composta por recursos materiais, financeiros, tecnológicos e humanos. Onde sobressai o recurso humano, visto que é aquele que faz os outros acontecerem, que dá vida às coisas. Recursos Humanos são imprescindíveis, inclusive como diferencial competitivo nos dias atuais! Ter um excelente funcionário é de vital importância para a organização, pois não temos mais espaço para o bom.

O principal fator competitivo hoje nas empresas é a sua capacidade de inovar, de pensar diferente, de agregar valor, onde esses fatores são realizados por pessoas que conduzem a organização para o futuro promovendo mudanças e tomando decisões em prol do seu planejamento econômico-financeiro. Entretanto, sabemos que é muito complexo encontrar perfis adequados no mercado e depois lidar com eles dentro do planejamento empresarial.

Inclusive algumas empresas utilizam como grande diferencial competitivo o seu corpo de profissionais, pois esses colaboradores conservam o prestígio no mercado na medida em que são eles que produzem, vendem, servem ao cliente, tomam decisões, lideram, motivam, comunicam, supervisionam, gerenciam e dão apoio à direção do negócio.

Sendo assim, para se obter um grupo de colaboradores que esteja, acima de tudo, em sintonia com a visão, missão e estratégia de mercado da empresa, é necessário que as organizações trabalhem com um modelo de gestão de pessoas levando em consideração o clima organizacional, o plano de carreira, o plano de benefícios, salários atrativos, desenvolvimento pessoal, compreender as necessidades humanas, assim aumentando a capacidade de atrair talentos e de conseguir conquistar a motivação e satisfação dos colaboradores.

Mas é neste ponto que muitos empresários ainda falham, pois apresentam o entendimento de que Recursos Humanos é apenas calcular folha de pagamento e obrigações trabalhistas, sem observar que a qualidade neste setor é, indiscutivelmente, uma das principais causas de sucesso ou fracasso do negócio. Apesar disso, algumas empresas não têm o devido cuidado com a gestão de pessoas, esquecendo que são essas que trabalham na organização que apoiam e definem a imagem da corporação no mercado.

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of