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Gestão De Processos

Processo pode ser definido como um conjunto de atividades realizadas na geração de resultados desde o início até a conclusão do produto ou serviço. Para que a organização alcance seus objetivos é necessário identificar, normatizar, organizar, acompanhar, controlar e medir a eficiência e eficácia dos processos, o que é definido com Gestão de Processos.
A gestão de processos estipula procedimentos, gerencia, mensura e planeja ações de melhorias para as áreas operacionais, táticas e estratégicas.

A gestão de processos é composta por quatro etapas:

•Mapeamento;
•Estruturação;
•Gerenciamento;
•Melhoria Contínua

•Mapeamento: identificar e analisar as principais atividades da organização, e para que isso ocorra o mapeamento precisa responder: Quais são os processos realizados pela empresa?

Práticas para Mapeamento: essa etapa pode ser realizada através de formulários, entrevistas, observação in loco, entre outros. Todos os processos devem ser descritos de maneira clara e objetiva.

•Estruturação:organizar sistematicamente as atividades,subprocessos, processos e macroprocesso . A estruturação precisa responder: Como a empresa executa os processos?

Práticas para a Estruturação: analisar as atividades por área,criar os fluxos entre os departamentos, registrar e divulgar os processos através da elaboração de documentos que descrevam os processos como: manuais de trabalho, instruções de trabalho,procedimentos operacionais, fluxogramas,treinamentos, entre outros.

•Gerenciamento: estipular meios para o acompanhamento dos processos: O gerenciamento precisa responder: Os processos estão sendo realizados como foram estruturados?

Práticas para Gerenciamento: criação de indicadores e através de auditorias dos processos.

•Melhorias dos Processos: planejar métodos para o aprimoramento contínuo dos processos realizados pela organização. Essa fase precisa questionar: Como posso melhorar os processos realizados?

Práticas para Melhoria dos Processos: analisar criticamente através das ferramentas de qualidade os processos,os desvios dos indicadores de qualidade e elaborar planos de ações corretivas, de ações preventivas e de ações de melhorias.

A gestão de processos permite que organizações sejam mais eficientes, acompanhando as metas e a evolução dos resultados, criando planos de ações, reduzindo custos e aumentando a qualidade. Uma organização que não gerencia de maneira eficiente e eficaz os processos é uma empresa sem visão de futuro, ou que apenas sobrevive no mercado, porque a gestão de processos é o acompanhamento das etapas que serão percorridas para alcançar os resultados organizacionais esperados.

Paz e bem!

Luciano Abreu Miguel
lucianoabreurh@ig.com.br

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