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Guia de vendas: Descubra como vender online hoje mesmo

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Guia de vendas: Descubra como vender online hoje mesmo

Se você está buscando uma maneira de começar a ganhar dinheiro na internet, leia esse conteúdo até o final, pois, apresentaremos para você, de maneira simples, um guia de vendas que te ajudará a dar os primeiros passos.

Apesar do conceito de vendas está tão em alta, principalmente com o crescimento na internet, nem todo mundo sabe por onde começar. Por isso, neste artigo iremos te contar tudo a respeito do assunto com um guia de vendas.

Esse guia de vendas irá abordar todos os passos necessários que você deve seguir para sair do absoluto zero, até colocar o seu produto no mercado e começar a vender.

Para vender e ganhar destaque na internet é preciso levar em consideração diversos aspectos, desde o seu nicho, até o público que irá comprar os seus produtos, gerenciamento de pedidos e claro, como o cliente receberá o item.

Inclusive, a logística é um calcanhar de Aquiles para as empresas e, se atentar a esse aspecto é muito importante para não ter problemas e perder a fidelização do cliente.

Vamos começar?

Guia de vendas: Tudo o que precisa saber para começar a vender pela internet

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1 – Defina um nicho de mercado:

A primeira coisa que precisa fazer para começar um negócio online é definir o que a sua empresa vai vender.

Tirando os marketplaces, não existe nenhum negócio hoje que consegue vender tudo para todo mundo, pois, estamos falando de um termo bem amplo.

Por isso, é fundamental determinar qual será o seu nicho de mercado para começar. O termo “nicho de mercado” se refere a uma parte do mercado que você vai focar.

Por exemplo, você pode se interessar por vender:

  • Biquíni;
  • Roupas de academia;
  • Jogos de game.

Enfim, existem diversos nichos que você pode escolher. O ideal é focar naqueles que já tem algum conhecimento, gosta de falar sobre o tema e, claro, tenha demanda de venda.

Não vai adiantar muito você adorar falar sobre um tema, tem conhecimento sobre ele, mas, não tem produtos que vende.

2 – Quem serão os seus clientes:

Agora que você tem um nicho de mercado, o segundo passo do guia de vendas é determinar também quem serão os seus clientes, o que será muito mais simples, afinal de contas, os produtos que irá vender, diz muito sobre o público.

Se você vai vender biquinis pela internet, essencialmente, o seu público-alvo são mulheres que usam biquinis.

Caso o interesse seja roupas de academia, o foco serão homens e mulheres que frequentam a academia.

O mesmo se aplica aos jogos de game, que tem como foco jovens e adultos que gostam de passar parte do seu tempo jogando vídeo game.

Iniciantes de vendas cometem um grande erro aqui ao decidir que vai vender para todo mundo que quiser comprar.

De fato, você não pode impedir que comprem o seu produto, porém, para criar uma estratégia de vendas, é essencial saber o seu público para não jogar dinheiro fora na hora de investir em marketing.

3 – Elabore um plano de vendas:

Elabore um plano de vendas para deixar o seu guia o mais completo possível

Com os dois passos anteriores finalizados, pegue um papel e crie um plano de vendas que você ou o seu time de vendas precisa aplicar. Não precisa ser nada robusto, mas precisa ser compreensível o planejamento, afinal de contas, você vai precisar segui-lo.

Alguns aspectos que precisa anotar são:

  • Quem vai fornecer os seus produtos;
  • Quais são os seus concorrentes;
  • Quanto você tem para investir?
  • Quais são os produtos que mais vende para o seu público?

Por estar começando agora, o seu negócio precisa iniciar com o mínimo possível para, caso não dê certo (bate na madeira) você não vai perder tanto dinheiro.

4 – Crie um site:

O quarto passo do guia de vendas é fazer com que você seja encontrado, para isso, é preciso criar um site. Para isso, é necessário determinar um nome para o seu negócio, comprar um domínio, hospedá-lo em uma plataforma e então criar a sua loja virtual.

Com o crescimento das lojas virtuais, muitas empresas surgiram para auxiliar os empreendedores, então, ao invés de escolher uma plataforma para hospedar o seu site, você pode utilizar empresas como Loja Integrada, Vtex, Shopify e Nuvemshop para criar a sua loja de maneira simples e prática.

Por ali você consegue construir a sua loja de maneira muito simples e em poucos passos, além de escolher um template (o cenário da sua loja) para implementar os produtos.

Vale lembrar que a sua empresa deve ter uma logo e seguir as regras da psicologia das cores pra conseguir, visualmente, tornar o seu site atrativo e confiante, para que as pessoas sintam confiança e queiram comprar.

– Marketplace:

Por outro lado, se você não quer investir em nada, por enquanto e está pensando em apenas colocar o pé na água para ver como é vender online, o indicado é aproveitar as plataformas que oferecem esse tipo de espaço, que são os marketplaces.

Apesar da concorrência ser enorme, você pode se utilizar de estratégias de vendas prontas e que performam bem online para se destacar.

Saiba mais:

5 – Insira os produtos na loja:

insira os seus produtos na loja de maneira otimizada para os motores de busca

Com a sua loja criada, personalizada e cores definidas, é chegado o momento de implementar os seus produtos na plataforma.

Alguns aspectos que não pode faltar na hora de descrever cada página do produto é:

  • Tamanhos;
  • Preços;
  • Formas de pagamento;
  • Imagens do produto de vários ângulos;
  • Contador de prazo de entrega;
  • Preço de frete.

6 – Comece a anunciar:

Não existe um manual de vendas na internet para você seguir e obter sucesso, principalmente quando falamos de anúncios online. Por isso, esse guia de vendas serve apenas para te direcionar.

Cada público recebe de uma forma a mensagem que a sua marca deseja transmitir, por isso, ter um público é tão importante. Ao conhecer ele, o processo de testes até realizar as suas vendas é muito curto.

Por outro lado, se você está na onda de “vender para todo mundo” prepare o bolso, pois o investimento aqui será alto.

Existem muitas plataformas hoje em dia que fornecem a estrutura de anúncios, como:

  • Google Ads;
  • Facebook Ads;
  • Bing Ads;
  • LinkedIn Ads;
  • Tik Tok Ads;
  • Instagram Ads;
  • Taboola Ads, etc.

Todas essas plataformas oferecem tutoriais gratuitos na internet, para te ajudar a criar suas estratégias de vendas. A Plataforma de anúncio escolhida está diretamente relacionada ao seu público. Saida onde ele está e comece a divulgar.

7 – Cuide da logística:

Com as suas primeiras vendas pingando no seu site, você precisa se atentar a como vai entrar o produto para essas pessoas.

Hoje existem muitos meios de transporte disponível, mas, para quem está começando, normalmente, os Correios são o melhor caminho, por ser uma empresa que leva o produto para todo lugar do país.

Além disso, ele já oferece ao cliente o rastreamento do pedido. Ou seja, tudo o que você precisa fazer é levar o produto para os Correios e enviar o código de rastreamento para o cliente.

Com o avanço das lojas virtuais, a logística precisa ser dinâmica e eficaz. Por isso, o mercado oferece muitas soluções tecnológicas que podem ajudam a gerenciar esse processo, caso dos softwares que facilitam a entrada e saída dos pedidos.

8 – Entenda como gerenciar vendas:

gerenciar as vendas vai ajudar o seu guia de vendas a ser o mais completo possível e não cometer erros na execução

Se você seguiu esse guia de vendas, aos poucos a sua empresa vai aumentando as vendas e, chegará o momento que anotar tudo com o papel e a caneta não vai ser simples, menos ainda quando a demanda gerar dificuldade de imprimir etiquetas e colar no produto, gerando erros.

Por isso, a indicação aqui é buscar por um ERP que vai te ajudar a centralizar toda a sua operação em um único lugar. É o caso do Bling e Tiny, que oferecem opções de integrações em plataformas, facilitando demais a sua vida de empreendedor.

9 – Mantenha um bom relacionamento e cuide do pós-venda:

Muitos empreendedores acham que depois de vender um produto ele não precisa mais conversar com o cliente, pois, o dinheiro já está no bolso.

Esse é um grande erro, pois, se a sua empresa depender unicamente de novos clientes para se manter aberta, ela entrará no percentual do SEBRAE que aponta que 31% das empresas não aguentam ficar um ano aberta.

Ter um bom relacionamento com o cliente e estar disponível em uma pós-venda, entendendo as dificuldades depois da empresa do produto é fundamental para manter o cliente comprando com você ao longo do tempo.

Guia de vendas: Quais são as 4 fases da estratégia de vendas?

Para que você consiga vender regularmente é preciso utilizar as 4 fases da estratégia de vendas, que são:

Chamar a atenção: Atrair pessoas para o seu site, para que tomem conhecimento da sua empresa. Nesta fase o usuário ainda não conhece você e sua marca, mas, um conteúdo, post ou algum conteúdo chamou a atenção dele.

Ter um meio de contato: Ao acessar o site da empresa, o usuário verificou que você tem um ebook que oferece dicas de como ele pode se vestir melhor com alguns itens que estão na moda atualmente. Para obtê-lo, ele passa um e-mail e número de telefone para contato.

Oferece o produto: Durante o e-book ou mesmo a partir de um envio de oferta especial, você entra em contato com esse potencial cliente oferecendo um produto e um desconto de 15% na primeira compra. Isso faz ele comprar ou não.

Pós-venda ou Remarketing: Por fim, se o cliente decidiu comprar o seu produto, oferecido anteriormente, você faz um pós-venda, enviando uma vez por semana indicações de outros produtos que ele pode gostar. Caso ele não compre, você cria uma oferta única para ele e faz um Remarketing.

Também conhecido como funil de vendas, esse é o processo que todo negócio deve seguir para que, ao chegar ao final do funil, tenha convertido muito usuários que visitam o site em grandes clientes.

O que é mais importante em vendas?

Durante o processo de vendas, seja neste guia de vendas ou de qualquer outro, o mais importante é o cliente. Ao final de cada venda, ele precisa sair satisfeito com a compra do produto e sugerindo a sua loja para outras pessoas.

Não tem nada mais valioso para uma empresa o que clientes felizes, pois, ele indicará o seu produto para outras pessoas, além de continuar comprando com você.

Quais são os gatilhos de vendas?

guia de vendas - Descubra como começar a vender na internet

Os gatilhos de vendas é uma do seu negócio potencializar os resultados utilizando técnicas que convençam o cliente que o seu produto é o melhor e que ele precisa compra-lo agora.

Para te ajudar nas vendas, olha essas 5 dicas de como utilizar esses gatilhos:

  1. Falar o nome do cliente: Sempre que entrar em contato com o cliente, seja para oferecer um novo produto ou responder a uma solicitação, sempre fale o nome dele. Além de gerar uma aproximação maior com ele, o cliente saberá que a sua resposta não é para todos, mas sim, exclusivamente para ele.
  2. Use palavras que tire a dor do cliente de contexto: Ao vender um produto, diga ao cliente que ele será capaz de “diminuir, eliminar ou evitar” o problema do qual ele está passando;
  3. Direcione o cliente: Uma das maneiras mais interessantes de vender seus produtos é colocando em seus anúncios o termo “como”, pois, ele mostra ao leitor que você sabe solucionar e vai mostrar como.
  4. Comprove os resultados: É fundamental que a sua apresentação mostre os resultados que obteve. Afinal de contas, a internet está cheia de achismo hoje em dia e mostrar que você sabe o que diz, lhe colocará a frente dos concorrentes.
  5. Seja fácil: Uma das maneiras de aumentar as vendas do seu negócio é utilizando termos como “simples”, “fácil”. Ninguém quer comprar algo que seja complicado e, deixar claro que esse não é o caso do seu produto, é essencial.

Saiba Mais! Se quer melhorar seus resultados, essa será uma grande jornada de conhecimento. Usando os gatilhos mentais, você será capaz de vender melhor suas ideias e aumentar seu poder de negociação e influência. Clique aqui e aproveite o nosso curso gratuito.

Quando as vendas caem o que fazer

Se chegou o momento em que as suas vendas começaram a cair, o indicado é analisar a sua estratégia de vendas e verificar onde pode estar errando.

Ao longo do tempo as estratégias de marketing vão mudando, assim como os produtos e jornada de compra do cliente.

Se manter conectado e próximo ao seu cliente vai te ajudar a saber onde está pecando e como pode reverter esse quadro.

Para isso, uma dica é obter um time proativo em venda, profissionais que tem conhecimentos sobre sua área de atuação, sabe como seus concorrentes trabalham e aproveita para adquirir experiências e aprender com eles, mesmo não tendo muito tempo.

Vendedores proativos são sempre bem-vindos por seus clientes. São pessoas que se antecipam aos acontecimentos, são responsáveis e estão sempre atualizados.

Estão sempre pesquisando, buscando coisas novas, realizando cursos, especializações para agregar valor a sua atuação profissional e aos resultados para sua empresa e, sobretudo, para seus clientes. Visam ainda o bom andamento do processo de vendas.

Conclusão

Através do guia de vendas você, empreendedor, consegue iniciar no mundo das vendas online e está a um passo a frente de muitos.

Ao definir um nicho, entender o público-alvo e elaborar um plano estratégico, você tem a base necessária para começar a vender, já que sem esses três itens a chance de fracasso é grande.

A criação de um site, a gestão de anúncios e a atenção à logística são etapas cruciais, assim como manter um relacionamento eficaz e dedicar-se ao pós-venda.

Além disso, compreender as fases da estratégia de vendas, priorizar elementos-chave e acionar gatilhos são essenciais para superar desafios e manter o sucesso mesmo em períodos de queda nas vendas.

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