logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Gestão de Pessoas > Guia completo do planejamento estratégico de RH

Sumário

Guia completo do planejamento estratégico de RH

planejamento estratégico

O planejamento estratégico não é uma ideia nova nas organizações. Afinal, sempre que um ano termina e outro exercício recomeça, a empresa procura traçar suas metas, definindo objetivos para diferentes setores. 

Para que tudo aconteça dentro do esperado, convém a elaboração de um plano capaz de mostrar os passos e a direção a seguir. O instrumento utilizado para esse fim é o planejamento estratégico. 

Embora seja mais comum em setores como marketing, vendas e atendimento, a gestão de pessoas tem investido nessa que é uma das chaves para o sucesso de uma empresa. Continue a leitura e descubra a importância do planejamento estratégico de RH e como elaborar um seguindo apenas 5 passos. 

O que é planejamento estratégico de RH?

Trata-se de uma estruturação planejada do setor de Recursos Humanos para definir necessidades da empresa e promover melhorias nos processos internos. O planejamento procura contemplar assuntos relacionados ao capital humano, antecipar mudanças, analisar tendências e sinalizar novas oportunidades para agir. 

Nesse sentido, o planejamento estratégico propõe melhorias para a gestão de pessoas, focando em:

Como ferramenta estratégica, o planejamento de RH contribui para o acompanhamento dos processos internos. Desse modo, a empresa consegue crescer de forma organizada e sustentável. Entretanto, para fazer sentido, o plano deve ser revisitado periodicamente para permanecer alinhado aos objetivos do negócio.  

Por que o RH precisa participar do planejamento?

Promover ações de melhoria em uma organização abrange um investimento: financeiro, de tempo e/ou de pessoas. Sendo assim, o planejamento é fundamental para evitar desperdícios. Nesse sentido, pensar em uma gestão estratégica de RH exige análise de dados. Uma vez que eles fornecem métricas relevantes para o negócio. 

curso para reter colaboradores

Quando o RH dispõe de um bom conjunto de informações, ele contribui para embasar as decisões em diversas áreas da organização. Em consequência, as lideranças conseguem otimizar processos e aumentar a produtividade. 

Ainda, ao participar do planejamento, o RH se estabelece como um setor tático e protagonista, inclusive, para garantir o cuidado com as pessoas. Sem contar que a gestão de pessoas tem total conhecimento sobre a cultura organizacional e deverá replicá-la em suas ações. 

Nesse contexto, o planejamento estratégico no RH consegue conciliar as perspectivas do negócio, graças à avaliação de diversas atividades inerentes ao setor. 

Como fazer um planejamento estratégico de RH?

Após compreender que o planejamento de RH é uma necessidade nas empresas, seguimos agora para a parte prática. Confira as etapas essenciais para ter êxito no processo. 

1. Mapeie os objetivos organizacionais

O setor deve analisar profundamente a estratégia do negócio e as metas estabelecidas para ele. Ao fazer o levantamento desses fatores, a gestão de pessoas consegue visualizar quais medidas são adequadas para alinhar o capital humano às expectativas da organização. 

2. Levante os objetivos do RH

Assim como a empresa tem seus objetivos, o setor de Recursos Humanos também defende propósitos. Nessa etapa, é fundamental conciliar as metas do negócio com as do RH. A necessidade é manter tudo no mesmo caminho, em busca dos mesmos resultados. Por isso, procure elencar os objetivos do setor. 

Aqui, o desafio é proporcionar satisfação aos colaboradores para garantir o engajamento que resultará nos resultados. Por isso, vale investir em um bom plano de carreira, qualificar o clima organizacional, motivar o espírito de equipe, entre outras medidas.

Como resultado, a Gestão de Pessoas consegue reduzir a rotatividade, melhorar a comunicação interna e atrair novos talentos. 

3. Prepare os gestores para o que virá

Considere que o planejamento estratégico não está limitado ao RH. Sendo assim, ele é um instrumento que repercute em todos os setores e deve ser compartilhado entre todas as esferas da empresa. 

Para preparar o terreno, promova reuniões com os gestores de todas as áreas. Nessas oportunidades, recolha insights e ouça sugestões, afinal, os envolvidos podem contribuir com demandas importantes. Ainda, é ideal orientar e treinar as lideranças sobre os próximos passos. 

4. Implemente uma análise SWOT

Durante as etapas anteriores, preparamos o terreno para as mudanças e alinhamos expectativas dos recursos humanos e do negócio. A partir deste ponto, é válido aplicar uma análise SWOT

Essa análise garante que o planejamento estratégico de RH defina forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que servirão para embasar as decisões futuras. Trata-se de dados essenciais para aplicação prática das diretrizes que o setor organizou no papel. 

5. Elabore planos de ação

Na quinta e última etapa, convém avaliar todo o processo executado para, então, transformar as informações em ações práticas. Procure definir quais soluções atendem os problemas identificados e as métricas que servirão para acompanhar o desenvolvimento do planejamento em si. 

Neste ponto, é fundamental que as lideranças conheçam e compreendam a metodologia utilizada. Assim, fica mais fácil reunir uma equipe comprometida e disposta a colaborar e fazer o que for necessário para o sucesso. 

Liderança e engajamento são essenciais

Que o planejamento estratégico traz resultados, não restam dúvidas. No entanto, existem dois fatores complementares e essenciais: liderança e engajamento. Considerando que um projeto de melhoria promove mudanças significativas, é necessário contar com os times para não haver resistência.

Nesse sentido, o RH deve oferecer suporte contínuo para que gestores consigam transmitir as ideias e colaboradores possam executá-las em benefício da organização. Essa é uma atitude de liderança que não pode faltar. 

Já o engajamento acontece quando os times percebem que as lideranças estão focadas em construir algo valioso que vai beneficiar a todos. 

Que tal saber mais sobre planejamento estratégico de RH sem descuidar do orçamento? No e-book sobre orçamento de RH, apresentamos dicas valiosas para planejar as finanças e conquistar as verbas necessárias para ações estratégicas na gestão de pessoas. 

orçamento de rh banner

desenvolvimento e treinamento de pessoas
Camila Rocha, é uma profissional experiente em publicidade. Com formação pela Fumec, ela coordena atualmente a BU de Educação na Sólides Tecnologia, onde trabalha há 6 anos. Sua expertise em liderança e estratégias de educação corporativa tem sido fundamental para impulsionar o crescimento e o desenvolvimento dos colaboradores.
Assine a nossa Newsletter