Artigos

Home office: qual a melhor internet para trabalhar desde casa?

Com a rápida disseminação do coronavírus, muitos hábitos e medidas foram adotadas para que o vírus não espalhe e assim evitar que a população tenha possíveis infecções. Nos últimos dias vemos notícias em que o número de contágios no Brasil só aumentando, por conta do Covid-19 as empresas já vem mudando a cultura organizacional, uma delas a opção dos trabalhadores fazer home office.

Home office

Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre teletrabalho, trabalho à distância ou até mesmo no trabalho remoto. Pois bem o home office também é uma maneira flexível para organizar o seu trabalho.

O home office consiste em que você faça o seu trabalho em um lugar que não é o habitual, que seja diferente, implicando que você não esteja presente no escritório na sua mesa de trabalho, seja no período parcial ou integral.

Nova call to action

Mas para que você possa trabalhar de maneira eficiente e produtiva, será imposto disciplina, que você consiga lidar com o isolamento social, determinar o horário dedica ao trabalho, ser mais organizado, encontrar um espaço de trabalho que seja cômodo e tranquilo e o principal saber trabalhar bem com o seu time de maneira remota.

Dicas | Medidas para trabalhar em casa

Agora que você já conhece algumas medidas para criar um ambiente de trabalho saudável desde a sua casa, também existem outras preocupações com a segurança de informações. Para isso nós iremos te ajudar com algumas dicas de como fazer home office e ao mesmo tempo proteger todas as suas informações pessoais e também as da sua empresa.

  1. Se possível use o computador e celular fornecido pela sua empresa. Dessa forma a empresa pode garantir todos os programas que preservem essas informações.
  2. Se você quer enviar ou receber dados de maneira segura, não use redes de Wifi públicas.
  3. Não acesse links recebidos no seu email, evite abrir links suspeitos pois podem ser hackers tentando invadir seus dados, arquivos e contas.
  4. Acesse sites que use conexões seguras, para poder confirmar se é ou não seguro, você pode verificar essa informação na própria URL da página, se a URL contém o código HTTPS no início então você poderá navegar sem problemas.
  5. Na hora de escolher suas senhas tenha a certeza que são únicas e que só você tenha conhecimento sobre elas.
  6.  Faça cópias de segurança com frequência para que você não perca nenhum tipo de informação.

Qual é a melhor internet para se trabalhar de home office?

Agora que você já sabe o que significa o home office e como desempenhar suas funções laborais de maneira segura, existem outras questões que devem ser consideradas, como por exemplo, qual o melhor tipo de internet para trabalhar desde casa? 

É necessário uma internet com alta velocidade? A banda larga residencial que mais se recomenda é a que aquele que faz uso de um IP dinâmico. Mas o que é um IP dinâmico? É um número que é dado ao seu computador quando se é conectado à uma rede, porém toda vez muda quando há conexão.

O IP dinâmico é importante porque é ele quem aumentará a segurança do seu computador. Geralmente as operadoras ofertam IP dinâmico nos pacotes de internet, podendo ser IP Fixo ou Estático. No caso de empresas o mais recomendável é que contratem a internet com um IP Fixo.

Agora se você precisa enviar ou baixar arquivos que são muito pesados, faz muitas reuniões com clientes, talvez a opção mais vantajosa seria contratar um plano de internet com alta velocidade e que use a tecnologia de fibra óptica, assim a conexão será mais estável.

Antes de saber qual é a melhor internet para trabalhar desde casa saiba qual é o seu perfil como trabalhador.

Perfis de usuários de internet banda larga

Perfil Básico

Se você faz uso da internet para checar um email, o plano ideal para você seria aquele com velocidade de internet baixa de até 15 – 20 mega. Normalmente são pacotes mais econômicos.

Perfil Intermediário

Este tipo de perfil precisa de maior velocidade de conexão de até 100 mega, por exemplo, para que seja possível fazer downloads e uploads sem que exista algum tipo de interferência. Se você é programador, informático ou design por exemplo você estaria neste grupo.

Perfil Avançado

É para quem realmente precisa de uma internet ultra rápida, para conferências com outros países, gaming, etc. Para este perfil os planos de 300 a 500 Mega são os mais recomendados.

Melhores planos de internet

Agora que você já sabe em qual grupo de perfil de usuário você está, confira os diferentes planos de internet oferecidos pelas operadoras de telecomunicações.

Sky Prime 25 Mega

  • Até 25 Mega de internet
  • Wifi Grátis
  • De 1 a 2 dispositivos conectados

Claro 120 Mega

  • Até 120 Mega de internet
  • Wifi grátis
  • De 4 a 7 dispositivos conectados

Vivo 300 Mega

  • Até 300 Mega de internet
  • Wifi grátis
  • De 8 a 10 dispositivos conectados

TIM 500 Mega

  • Até 500 Mega de internet
  • Wifi grátis
  • De 10 a 12 dispositivos conectados

Benefícios de fazer home office

As empresas que já adotam a política do trabalho remoto podem ter a segurança de que tem trabalhadores mais satisfeitos com seus cargos de trabalho e de certa forma conseguem reduzir custos. 

Uma vez a situação do Covid-19 melhore, não há dúvidas de que muitas empresas que ainda não adotam essa política comecem a estudar a possibilidade de oferecer essa possibilidade aos trabalhadores.

O trabalho remoto já é considerado uma realidade em diferente países, mesmo sem pandemias como a que vivemos atualmente. Agora é o momento do Brasil aproveitar para testar esse formato, que pode gerar maior flexibilidade horária, economia nos custos de transporte público e economia de custo de escritórios.

5 1 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments