Qual é o papel do HR Tech nas pequenas e médias empresas?
O papel do HR Tech, por muito tempo, esteve associado a grandes empresas. Isso porque nem todas as organizações tinham condições de ter acesso à automação de processos no seu RH.
Mas com a transformação digital, soluções antes restritas a grandes corporações, podem ser buscadas por pequenas e médias empresas ou startups em estágio inicial. Saiba como isso é possível neste conteúdo.
Aliás, a transformação digital impactou em todos os setores das organizações. No RH não poderia ser diferente. Por mais que os fluxos de trabalho deste setor sejam personalizados e exijam a análise humana, é perfeitamente possível adotar processos automatizados.
Além disso, a Inteligência Artificial (IA) contribui com o time de recrutadores(as), otimizando o tempo e reduzindo os gastos na escolha de novas pessoas colaboradoras.
Dessa forma, acompanhe a seguir a definição de HR Tech e como ocorreu a sua evolução.
O que é HR Tech?
HR significa Human Resources ou Recursos Humanos. Já tech vem de tecnológico. Assim, ele também é conhecido como RH Tecnológico, RH Digital ou RH 4.0.
O seu surgimento está ligado ao contexto da transformação digital, que enalteceu a tecnologia em processos que antes não eram automatizados.
Assim, o recrutamento e seleção de pessoas candidatas, que eram essencialmente manuais, ganharam novas possibilidades.
Dessa maneira, muitas empresas mantiveram suas equipes internas de RH, mas passaram a contar com a terceirização de HR Tech em algumas das etapas do ciclo de vida do(a) colaborador(a).
Portanto, desde o momento do anúncio da vaga até a contratação em si, os fluxos são mediados pela tecnologia.
Enfim, tarefas operacionais que antes levavam horas, como a seleção de currículos, podem ser automatizadas. Com o software certo, calibrado com o algoritmo correto, é possível encontrar as pessoas candidatas que têm mais alinhamento com a vaga aberta.
Por fim, o setor pode se dedicar ao que realmente interessa, fazendo assim uma seleção mais profunda e criteriosa.
Quais os benefícios de contratar uma HR Tech?
Mas pode-se perguntar se é realmente válido contratar uma HR Tech terceirizada.
Na maioria das vezes, as empresas adotam essa prática porque o processo de recrutamento é primordial para o sucesso do capital humano da empresa ou startup.
A tecnologia, portanto, só tende a beneficiar os RHs tradicionais. Os processos são mais rápidos, os resultados são vistos com mais celeridade e há precisão nas contratações.
Confira agora alguns benefícios do papel do HR Tech nas empresas e startups.
Otimização do tempo
Como você viu, as tarefas operacionais que demandam horas são agora automatizadas. Isso permite que você se dedique a tarefas que exijam mais análise para a tomada de decisão.
Redução de custos
Uma contratação de pessoal é onerosa, seja representada pelo tempo gasto na busca da pessoa certa, na promoção da vaga nas redes sociais, nas intermináveis ligações telefônicas, entre outros aspectos menos relevantes.
Com o papel do HR Tech, amplia-se o funil automaticamente para reunir candidatos(as) mais qualificados(as).
Desburocratização
Especialmente as grandes empresas sofrem com a burocratização do processo de recrutamento e seleção, já que possuem inúmeros funcionários(as). Por isso, com a ajuda de um HR Tech é possível reduzir a burocracia e facilitar a logística.
Aumento da produtividade
Este, sem dúvida, é um dos principais benefícios. Com a adoção de softwares de recrutamento, com o uso da Inteligência Artificial, os processos são acelerados, mas sem perder de vista a preocupação com a qualidade. Assim, os times de RH conseguem canalizar sua energia para projetos que realmente necessitam da sua análise.
Monitoramento
É melhor gerenciar aquilo que podemos medir. Se não, como saberemos a eficiência dos resultados? O papel do HR Tech também é o de fornecer dados para permitir a melhor análise das candidaturas, do tempo que se gasta na divulgação da vaga e no seu preenchimento. Com os dados em mãos, é possível começar a estudar melhorias, e mais tarde colocá-las em prática.
Melhoria na experiência dos funcionários
Com mais tempo para se dedicar às decisões estratégicas, o time de funcionários(as) também tem a ganhar. Isso porque são estudadas medidas que beneficiem as pessoas colaboradoras, como Planos de Desenvolvimento Individual (PDI) e outras medidas.
Facilidade no acesso a informações
Como você terá em mãos um banco de dados, será muito mais fácil consultar informações de determinada candidatura, agilizando os processos. Assim, é possível otimizar o tempo também na hora de tomar decisões, como por exemplo, as pessoas que serão direcionadas à entrevista.
Diversas funcionalidades dos RHs tecnológicos
Nem todos os HR Techs têm a mesma função. Alguns são dedicados ao recrutamento, como é o caso da Coodesh, startup que conecta pessoas desenvolvedoras às vagas abertas pelas empresas.
Mas outros são voltados à folha de ponto, pagamentos, gerenciamento de talentos, onboarding etc.
O crescimento desse setor como opção para as empresas que têm RHs tradicionais com as suas demandas diárias, vem chamando a atenção.
Um levantamento feito pelo centro de inovação Distrito, divulgado pela Forbes, mostra que o país tem 373 startups de HR Tech. Desse total, 85,2% surgiram nos últimos 10 anos, o que reforça que o movimento é relativamente recente.
Portanto, a expectativa é que ele siga tendência de crescimento nos próximos anos. As empresas que precisam desse tipo de aliado agradecem!
Conclusão
Como é possível perceber, a transformação digital impactou em todos os setores das empresas. No RH, o benefício da expansão da tecnologia pode ser conferido no papel do HR Tech.
São empresas e startups que utilizam mecanismos automatizados para tarefas repetitivas, além de incrementarem processos já consolidados com softwares de Inteligência Artificial, melhorando assim o dia a dia de quem é tech recruiter.
Agora que você conhece o papel do HR Tech e as suas vantagens, conheça as soluções da Coodesh e entre em contato.