logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Gestão de Pessoas > Idalberto Chiavenato: conheça a trajetória do pai do RH

Sumário

Idalberto Chiavenato: conheça a trajetória do pai do RH

idalberto chiavenato

Idalberto Chiavenato é uma das principais referências teóricas nas áreas de Administração e Gestão de Pessoas da atualidade. Com mais de 40 livros publicados e reconhecimento internacional, o autor é considerado o pai do RH e principal responsável pela evolução da área nas últimas décadas.

Neste artigo, vamos explicar quem é Idalberto Chiavenato e como sua trajetória foi construída. Ainda, abordaremos suas principais obras relacionadas à Gestão de Pessoas e suas principais contribuições para uma visão mais estratégica do RH nas empresas. Confira!

Quem é Idalberto Chiavenato?

Idalberto Chiavenato é um professor e escritor brasileiro que dedicou sua carreira aos estudos da Administração de Empresas e Gestão de Pessoas. Suas publicações são referência em ambos os campos de estudo e suas contribuições para o setor de Recursos Humanos permitiram uma evolução sem precedentes nas relações entre as empresas e seus talentos.

Como foi a trajetória de Idalberto Chiavenato?

Nascido em 1936, na cidade de Viradouro, interior de São Paulo, Chiavenato, formou-se em Filosofia, Pedagogia e Direito, além de ter pós-graduação, mestrado e doutorado em Administração. 

Ainda, foi professor de importantes instituições de ensino superior, como a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e fundou o Instituto Chiavenato, que conta com diversos grupos de estudos sobre administração geral e todos os seus subsistemas.

Quais são as obras de maior relevância de Idalberto Chiavenato para a Gestão de Pessoas?

A publicação de maior expressividade de Chiavenato é o livro Teoria Geral da Administração, lançado em 1983, que ainda é utilizado como uma das principais referências bibliográficas de cursos da área. 

Contudo, o autor percebeu, ao longo dos anos, a importância da Gestão de Pessoas para o sucesso das organizações e, assim, dedicou grande parte de suas publicações para essa temática. Veja abaixo as obras que mais se destacaram na área de RH:

curso para reter colaboradores
  • Gestão de pessoas: O novo papel da gestão do talento humano;
  • Carreira e competência: você é aquilo que faz! Como planejar e conduzir seu futuro profissional;
  • Recursos humanos: o capital humano das organizações.

Quais foram suas principais contribuições em relação ao RH Estratégico?

O professor Chiavenato trouxe uma grande contribuição para a mudança na forma como as organizações enxergam seus setores de RH. Isso porque, ele conseguiu mostrar a importância de cuidar das pessoas para alcançar um bom nível de engajamento no trabalho e, assim, obter melhores resultados para o negócio. A seguir, veja os pontos mais relevantes.

Mudança de paradigma sobre o papel da gestão de pessoas nas empresas

Quando os primeiros estudos sobre RH surgiram, no início do século XX, o foco era voltado apenas para as relações burocráticas entre as empresas e seus funcionários. Nas últimas décadas, foram as publicações do professor Chiavenato que trouxeram luz às questões relacionadas a temas como qualidade de vida no trabalho e influência dos perfis comportamentais na rotina das organizações.

Dessa forma, as empresas começaram a assumir novas responsabilidades na relação com seus profissionais. Isso é perceptível desde o processo seletivo que hoje considera uma avaliação mais completa e holística dos candidatos até os esforços de treinamento, desenvolvimento e retenção de talentos.

Entendimento de pessoas como um recurso vivo das organizações

Em seus livros “Gestão de Pessoas” e “Recursos Humanos”, o autor enfatiza a importância de compreender os funcionários como recursos vivos da organização. Diferentemente do que acontece com outros recursos, as pessoas não são facilmente manejáveis, pelo simples fato de serem pessoas, com seus sonhos, qualidades, defeitos e tudo mais.

Esse entendimento se torna essencial para a percepção do impacto de ações, como a criação de PDI e do plano de carreira, nos resultados obtidos pelo negócio como um todo. De acordo com Chiavenato, a máxima eficiência passa pela gestão adequada dos talentos das pessoas. 

Compreensão e importância da qualidade de vida dos profissionais para o sucesso da organização

Por fim, outro aspecto muito importante trazido pelo professor Chiavenato, refere-se à compreensão, por parte da empresa, dos impactos da qualidade de vida dos profissionais no sucesso da organização. Para ele, o capital humano requer uma gestão diferenciada dos demais, pois tem características próprias.

Hoje, o cuidado com a saúde integral e bem-estar dos funcionários tem se mostrado uma excelente estratégia para a melhoria na qualidade das entregas dos times. Ao mesmo tempo, essa prática adiciona um diferencial para a marca empregadora da organização, o que atrai os melhores talentos do mercado e valoriza o negócio.

Como vimos, o autor e professor Idalberto Chiavenato é uma figura de extrema importância no que diz respeito à administração de empresas e de pessoas. Para o setor de RH, ele é considerado um pai, por ter nos conduzido à era da Gestão 4.0 e possibilitado enxergar que o cuidado com as pessoas não é antagônico à geração de lucros.

Gostou do conteúdo? Falamos sobre a necessidade de termos mais atenção aos colaboradores e suas demandas como pessoas e, para isso, a aplicação de uma pesquisa de clima pode trazer várias ideias para o seu RH atuar de forma mais eficiente. Então, acesse gratuitamente o Questionário de Pesquisa de Clima e aplique em sua empresa!

indica rh

desenvolvimento e treinamento de pessoas
Camila Rocha, é uma profissional experiente em publicidade. Com formação pela Fumec, ela coordena atualmente a BU de Educação na Sólides Tecnologia, onde trabalha há 6 anos. Sua expertise em liderança e estratégias de educação corporativa tem sido fundamental para impulsionar o crescimento e o desenvolvimento dos colaboradores.
Assine a nossa Newsletter