Artigos

Empresa Sólides destaca a importância da liderança feminina

O mês de março se destaca pelo dia 8 de março, Dia Internacional das Mulheres. Nesta data é ressaltada a importância da luta pelas conquistas, direitos e espaço das mulheres no dia a dia, e mostra que esta luta é constante. 

O Dia Internacional das Mulheres não é uma data para agradar as mulheres com pequenos presentes. Esse dia representa toda a luta pela igualdade e celebra as vitórias conquistadas por todas as mulheres até o dia de hoje. 

Durante muitos anos, mulheres têm enfrentado todo tipo de dificuldade para conseguir direitos iguais. Ao redor do mundo, existem casos extremos de redução dos direitos e liberdade da mulher, por isso, no dia 8 de março, pessoas de todo o mundo param para escutar o que as mulheres têm a dizer. 

Nova call to action

Mas isso é algo raro, no Brasil, ainda existe um machismo estrutural que se coloca acima e acredita que os homens podem ditar aquilo que as mulheres devem ou não dizer, como se vestir e até quanto ganhar por seu trabalho. Banner dia da mulher

Por conta de lutas como o feminismo, muitas mulheres entenderam o seu lugar na sociedade, deixando de se tornarem submissas aos seus maridos e adquirindo direitos como o de trabalhar. A mulher luta diariamente pelo seu lugar no mercado de trabalho, são mais empoderadas e valorizadas por suas competências e gênero.  

Como citamos, a luta da mulher pelo seu lugar no mercado de trabalho é diária. Em pleno século XXI, ainda lutam por, o que diríamos ser, direitos básicos. Podemos notar, no ambiente político, o tanto que a mulher ainda é desrespeitada e desvalorizada. Vivemos em uma sociedade altamente misógina e machista, e o caminho para conquistar o que sempre foi direito do homem, ainda será uma luta.  

A luta será constante tanto pela igualdade salarial, benefícios, respeito, menos violência, igualdade de gênero, mulheres negras, trans, lésbicas, brancas, indígenas, ricas e pobres.  

A importância das mulheres na liderança 

Segundo a última edição da International Business Report (IBR) – Women in Business 2019, o percentual de empresas com pelo menos uma mulher em cargos de liderança é de 93%, sendo que quando se trata de cargos de liderança, mulheres ocupam somente 25% deles. Analisando os cargos mais altos, somente 15% das empresas possuem uma mulher no topo.  

Quando o assunto é mulheres na liderança, segundo a pesquisa “Atitudes Globais pela Igualdade de Gênero” (em tradução livre do inglês), publicada pela Ipsos, três em cada dez pessoas disseram se sentirem desconfortáveis. Mesmo com o crescente número de mulheres na liderança, ainda existe um certo preconceito, mesmo mostrando serem tão eficazes quanto seus colegas do sexo masculino. 

Quando uma mulher assume o cargo de liderança, além de se tornar um exemplo para as outras mulheres da empresa, ela incentiva o crescimento profissional e progressão de cargo de outras mulheres.  

Além de outros diversos benefícios, como: 

  • a intuição aguçada, que leva a tomadas de decisões mais eficazes; 
  • persistência e resiliência acima de desafios e direitos; 
  • maior resistência a pressão; 
  • comunicação aberta e mais desenvolvida que os homens; 
  • buscam sempre se desenvolver; 
  • lidam melhor com conflitos; 
  • maior empatia e abertura com o próximo.

A liderança feminina na Sólides

A Sólides é composta por cerca 180 funcionários. Hoje, a busca pela igualdade de gênero têm sido bastante tratada dentro do ambiente empresarial. Além de fazer parte das obrigações de uma empresa, é importante para a melhoria do clima organizacional. A empresa preza pela igualdade de direitos, respeito e principalmente o reconhecimento das mulheres no mercado de trabalho. 

Apenas 13% das empresas brasileiras têm CEOs mulheres, segundo a pesquisa Panorama Mulher, feita pelo Insper em parceria com a Talenses. A Sólides, uma das maiores HRTechs do Brasil, é uma dessas companhias que luta pela diversidade no ambiente corporativo.

Além de ter uma CEO mulher, a Sólides é uma empresa na qual 53% das lideranças são femininas, bem como 75% dos C-Levels. “As mulheres representam as cadeiras mais altas da organização e sinto que estou participando de um momento histórico na qual a representação feminina está sendo redesenhada”, afirma Mônica Hauck, CEO da Sólides, que também faz parte de grupos de empreendedoras mulheres como Winning Women da EY e da Endeavor.

A líder da startup referência em gestão de talentos também conquistou o prêmio Mulher Notável 2015, na categoria Tecnologia, no estado de Minas Gerais.

Todas as líderes, são mulheres empoderadas que buscam o crescimento pessoal e profissional, não somente delas, mas de todas as pessoas que lideram. Tê-las no papel de liderança, não é somente um orgulho, mas também uma conquista! 

Com o objetivo de agradecer e reconhecer todas as mulheres que lutam pelos seus direitos, não somente no dia 8 de março, mas ao longo de toda a vida, a Sólides decidiu homenagear e agradecer cada líder feminina de sua empresa, citando cada uma delas: 

  1. Mônica Hauck – CEO
  2. Amanda Camasmie – CMO
  3. Ludmilla Fernandes – CSO 
  4. Marina Cançado – Head of Customer Success 
  5. Camila Rocha – Coordenadora de CSM
  6. Gisele Rodrigues – Coordenadora de SDR 
  7. Cecília Maria – Supervisora de Eventos 
  8. Ester Chagas – Coordenadora de One Shot  
  9. Rosali Martins – Auxiliar de Serviços Gerais
  10. Isolina Cordeiro – Auxiliar de Serviços Gerais
  11. Karoline Seixas – Human Intelligence 
  12. Isabella Furbino – Human Intelligence 
  13. Nayara Valadares – Tech Lead 
  14. Lilian Renata – Coordenadora de SDR

A luta continua

No dia 08 de março, celebramos as conquistas das mulheres, comemoramos os direitos de voto, de representação e independência. Agradecemos a todas as mulheres que lutaram por décadas por nossos direitos, mas não podemos esquecer que ainda há muita luta pela frente pois há muito a ser feito. 

Por: Solides Tecnologia

A Solides é uma empresa especialista em software para identificação de perfil comportamental usado em processo de contratação, gestão e desenvolvimento de pessoas.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of