Artigos

A importância do Líder nas organizações

A cada dia percebemos a importância de se ter e manter líderes dentro de nossas empresa. Mas o que realmente é ser líder? Atualmente temos centenas de definições de líder e nenhuma delas fala daquilo que realmente importa.

Liderança é antes de tudo ter foco claro e mensurável.

Liderança é saber onde a empresa (e não as pessoas) desejam chegar. E o que realmente devemos fazer para atingir este objetivo. Liderar é ter a capacidade de expressar, transmitir de forma clara, simples e objetiva uma direção a ser seguida e conseguir seguidores e parceiros nesta caminhada que geralmente é árdua.

Nova call to action

Tenho visto muitas empresas patinando no mercado sem sair do lugar e sem entender porque não conseguem evoluir ou fazer com que seus colaboradores atuem de forma voluntária contribuindo para este desenvolvimento. Vejo também empresas que perdem grande parte de suas reuniões (principalmente de orçamento) ouvindo desculpas esfarrapadas para o mau desempenho desta ou daquela área ou então buscando culpados para o fracasso.

Nenhuma empresa, seja lá qual for, irá sobreviver sem líderes. Mas líder não é Chefe (gerente, supervisor, etc). Líder é qualquer um que entenda e saiba o que fazer e como motivar parceiros a seguir em frente.

Outro dia em uma reunião em uma empresa, ouvi de alguns “chefes” que a empresa precisava motivar os colaboradores para que eles se sentissem mais satisfeitos para produzir os resultados orçados.

Em um primeiro momento fiquei parado observando os demais comentários até não resistir mais e perguntar: “Como um líder pode falar que a empresa tem que motivar seus colaboradores? Este não seria o papel do líder? Não é ele que lida diretamente com os seus colaboradores?”

Não é o Líder que deve saber como motivar sua equipe?

O que mais vejo são chefes que quando questionados por seus subordinados apontam imediatamente para a empresa afirmando que receberam ordens da diretoria. São incompetentes para transmitir confiança a equipe. São covardes e se escondem atrás de falsas verdades levando muitos para o abismo.

Caro amigo, quantas vezes você já olhou para o seu chefe e viu uma pessoa fraca, omissa, que não cria e apenas faz o que mandam? Que é incapaz de cobrar resultados, que nitidamente se esconde atrás da equipe ou aceita passivamente maus resultados e comportamentos?

Já você que é chefe, quantas vezes você já olhou para a sua equipe com entusiasmo, com verdade, com dinamismo, com uma postura firme e correta? Quantas vezes você já não foi complacente com erros? Quantas vezes já não tratou diferentes como iguais?

Será que a responsabilidade de motivar alguém é da Pessoa Jurídica ou será que cabe as pessoas físicas (verdadeiros líderes) esta função?

Se você está se preparando para ser um líder, pense nisso. Saiba que você só terá sucesso se sua equipe tiver sucesso. Você vai fracassar se não assumir a responsabilidade pelo sucesso de seus colaboradores.


Visite nosso site: arildoconsultoria.wixsite.com/arildo

0 0 votes
Article Rating

Por: arildo ramos

Administrador especialista em GESTÃO EMPRESARIAL e GESTÃO DE PESSOAS apaixonado por desafios e na formação de pessoas. EMPRETECO (SEBRAE/ONU), PALESTRANTE, KNOWE ADVISOR. Membro dos projetos MOVIMENTO ESTRELA DO MAR e PROJETO JOULE. Trajetória Profissional: Sólida carreira voltada ao desenvolvimento e cuidado de pessoas e na formação de lideranças. Especialista em implantação de metodologias para análise e melhoria de resultados, gerenciamento de custos, planejamento estratégico, projetos financeiros (payback), Governança Corporativa, reestruturação de operações administrativas e financeiras com realinhamento de processos. Atendemos ao SEBRAE, FIRJAN, SESI Disponível para atuar como terceirizado (pessoa jurídica) ou CLT nas áreas administrativa_financeira_recursos humanos. Disponível para viagens ou mudança para outras regiões. OBJETIVOS: Atuar em empresas que tenham como premissas o respeito e o cuidado na identificação, formação e retenção de talentos e que possibilitem a aplicação de nossa solida experiência nas rotinas da operação, bem como a continuidade de nosso aprendizado.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments