logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > RH na Prática > Por que é importante o RH pensar no workforce planning?

Sumário

Por que é importante o RH pensar no workforce planning?

Se a entrega mais importante do RH é construir a capacidade organizacional necessária para executar a estratégia, então, sem dúvida, a competência mais importante que o RH precisa ter é a capacidade de conduzir o Planejamento Estratégico da Força de Trabalho de forma eficaz.

workforce planning

Entenda como o workforce planning pode contribuir para a sua estratégia de negócios colocando a pessoa certa no lugar certo

Trabalhadores qualificados são o talento básico de uma empresa, mas a escassez desses trabalhadores qualificados está dificultando que as organizações encontrem os funcionários certos no momento certo. Para um grande número delas, essa é uma preocupação crescente, com muitas perdendo metas de receita devido a processos de contratação desorganizados.

Felizmente, a crescente adoção do home office abriu novas oportunidades para o acesso de profissionais talentosos com habilidades especializadas. As empresas devem, no entanto, adotar o planejamento estratégico da força de trabalho para antecipar as lacunas de habilidades organizacionais e recrutar os candidatos certos para preenchê-las.

Mas o que seria o “workforce planning” ou, em português, o planejamento da força de trabalho?

Ele é o processo de análise dos funcionários existentes e de planejamento dos requisitos futuros relacionados às pessoas por meio da avaliação da lacuna de talentos, desenvolvimento de procedimentos de gerenciamento de funcionários e definição de estratégias de recrutamento.

O planejamento estratégico da força de trabalho é criado ao projetar um processo em sua organização que antecipa proativamente as necessidades de contratação atuais e futuras. Isso garantirá que sua organização tenha os recursos necessários para atingir suas metas de negócio. Por meio do uso de análise de negócios, finanças e informações de RH e dados da equipe de compras, você poderá criar um plano estratégico de força de trabalho que atenda às metas de longo prazo desejadas e mantenha o sucesso de sua empresa.

O workforce planning ajudará você a construir uma organização com níveis estáveis ​​de pessoal em todos os departamentos, com as habilidades certas nas posições certas para obter resultados mais bem-sucedidos e um maior retorno sobre o investimento (ROI).

como estruturar o seu RH do zero

Ao contrário do planejamento tradicional ou operacional da força de trabalho, que, na maioria das vezes, é responsabilidade da equipe de recursos humanos, o planejamento estratégico da força de trabalho é uma responsabilidade compartilhada entre os líderes de negócios em toda a organização — Finanças, TI, Planejamento Estratégico, Gerenciamento de Riscos e/ou Orçamento. Alimenta-se diretamente da estratégia de negócios, exigindo uma compreensão dos planos estratégicos gerais e específicos para que a execução seja bem-sucedida.

Como criar um plano estratégico de força de trabalho?

Não há uma maneira definida de criar um workforce planning. Cada empresa é única, cada indústria tem necessidades diferentes e espera-se que cada trabalhador atinja objetivos diferentes. No entanto, cada plano deve ser elaborado para analisar a força de trabalho atual da sua empresa, a fim de identificar lacunas e preencher necessidades futuras.

O objetivo do planejamento estratégico da força de trabalho é a avaliação constante dos trabalhadores e de seu desempenho, evitando que sua empresa seja surpreendida pelas necessidades sempre mutantes de sua força de trabalho.

Mas existem alguns critérios a serem considerados ao planejar a futura força de trabalho de sua empresa, que incluem:

  1. Número de funcionários: obter o tamanho correto da força de trabalho para que o negócio não tenha excesso de pessoal e seja ineficiente, mas não pequeno demais para impedir o crescimento e não atender à demanda.
  2. Conjunto de habilidades: ter a combinação certa de habilidades, capacidades, conhecimento e experiência para ter um desempenho eficaz e atingir seus objetivos.
  3. Orçamento: encontrar o gasto ideal com pessoal para obter um alto retorno sobre o investimento dos funcionários e maximizar os lucros.
  4. Flexibilidade: desenvolver sua força de trabalho para ser ágil e se adaptar rapidamente quando ocorrerem mudanças no mercado.

Planejamento estratégico da força de trabalho: a era de ouro

Os ambientes de negócios do século XXI são imprevisíveis. Para ter uma força de trabalho responsiva, o processo que dá suporte a isso (workforce planning) precisa ser adaptável. Ele precisa dar suporte ao planejamento operacional diário, mas também ter a capacidade ágil de fazer um planejamento rápido de cenários em situações-chave e contextos específicos.

O objetivo não é seguir o plano ao pé da letra, mas planejar continuamente para que você possa se adaptar rapidamente quando a mudança acontecer ou quando a probabilidade de ocorrência de um desenvolvimento específico se tornar alta.

Com práticas de planejamento estratégico contínuas e voltadas para custos, o foco se volta para a condução de alto desempenho sustentável – e longe do combate a incêndios de RH.

 

Quer melhorar o seu planejamento estratégico da sua força de trabalho? Clique aqui e veja como fazer a Gestão de Talentos de forma automatizada e eficaz!

 

desenvolvimento e treinamento de pessoas
Marcela é reconhecida como especialista em Recursos Humanos, tendo trabalhado com grandes empresas de vários segmentos. Hoje, com 13 anos de experiência, atua em consultoria de transformação organizacional e esta a frente da comunidade HR.BRASIL no instagram. Sua coluna possui análises e orientações estratégicas, essenciais para profissionais que almejam excelência em um mercado dinâmico de RH.
Assine a nossa Newsletter