Artigos

A importância da gestão estratégica de pessoas no plano de cargos e salários no âmbito empresarial

gestão estratégica

O presente artigo tem como objetivo identificar as consequências da falta de gestão estratégica na administração da estrutura da organização de descrição de Cargos e Salários. Visa também definir a elaboração de Plano de Cargos e Salários adequado que pode contribuir para gestão de recursos humanos na organização.

Esta pesquisa aborda assuntos de alta relevância para as empresas sobre os benefícios, males e orientações sobre o sistema de remuneração do funcionário cujo são necessários para se ter controle de fluxo de pessoas e manter conveniência na relação cotidiana de trabalho e entre empregador e empregado. A metodologia utilizada para desenvolver a pesquisa precedeu de autores especializados, doutrinas já realizadas e aplicadas no âmbito empresarial.

Nova call to action

Palavras-Chave: Cargos e salários, Organização

Introdução

Ao longo do passar das eras, o ser humano passou a ser mais valorizado dento das organizações, deixou de ser apenas a mão de obra para a produção em larga escala e começou a ser reconhecido como recurso humano das organizações.

Nos dias atuais, cada funcionário é conhecido como parceiro da organização, para a qual contribui utilizando seus conhecimentos, habilidades, dedicação e esforço pessoal. Uma questão muito abordada atualmente se relaciona ao salario e se ele funciona como fator de motivação para os funcionários. (MORENO)

Outro aspecto de motivação para os colaboradores é o plano de carreiras que as empresas podem oferecer. O crescimento profissional é um grande atrativo e motivação para os colaboradores darem o seu máximo dentro da organização, tornando-a também mais competitiva no mercado.

O planejamento de carreira consiste no processo de decidir as tarefas e diretrizes traçadas no futuro profissional dos trabalhadores. Nas empresas modernas, os colaboradores precisam assumir papel ativo e proativo na implementação de seus próprios planos de desenvolvimento pessoal. Esse autogerenciamento acontece graças à diversidade do trabalho, às mudanças repentinas no ambiente corporativo e à inovação que mantem a empresa competitiva no mercado. (SALICIO)

O plano de carreiras e remuneração é considerado uma ferramenta estratégica capaz de fazer um desenho organizacional de todos os cargos estruturados e distribuídos, baseados na meritocracia, adequando-os em níveis hierárquicos. Essa ferramenta pode ser considerada um choque de gestão, de modo que desenvolva indicadores que estabeleçam as empresas no microambiente competitivo do atual mercado brasileiro (CHIAVENATO)

Objetivo

Este artigo tem como finalidade apresentar a importância da gestão estratégica no plano de cargos e salários, apresentando o conceito destes planos e os benefícios que a empresa possa ter ao aplicar esse tipo de estratégia em seu quadro de funcionários.

Leitura Recomendada:

Gestão Estratégica de Pessoas: o que é e quais são os pilares

Justificativa

O presente trabalho mostrará a necessidade de acelerar o entendimento sobre a importância que o tema possui para as empresas.

Segundo Nascimento (2001, pag. 06).

Pode-se afirmar que as finalidades da Administração de Cargos e Salários são: ordenar os salários dos trabalhadores de acordo com o maior ou menor habilidade e responsabilidade que o cargo exige de seu ocupante atendendo ao preceito de igualdade salarial para trabalho igual; adequar os salários da empresa aos salários do mercado visando não perder seus funcionários para as empresa concorrentes, e utilizar os estímulos salariais objetivando aumentar a eficiência do trabalhador, melhorando a produtividade do trabalho como condição primordial do crescimento e sobrevivência da empresa.

Sabe que uma boa gestão estratégica de pessoas em uma organização determina não somente a motivação, mas também fortalece os laços e marca interna da empresa, uma análise correta de descrições de cargos faz com que a remuneração ao colaborador seja mais assertiva fazendo com que cada vez mais atraia profissionais eficiente para as áreas de atuação.

Segundo Chiavenato (2004)

Recompensa é uma retribuição, prêmio ou reconhecimento pelos serviços, de alguém. A recompensa mais comum é a remuneração. A remuneração total é o pacote de recompensas quantificáveis que uma pessoa recebe pelo seu trabalho e é constituída de remuneração básica, incentivos salariais e benefícios.

Problematização

Em uma empresa que possui sua matriz localizada no interior do estado de São Paulo que utilizamos como base para esse artigo, é utilizado um tipo de modelo de cargos em seu escritório em que a grande maioria dos funcionários são contratados como auxiliar de escritório, mantendo uma igualdade entre os funcionários e sobre seus salários, porém direcionando-os para diferentes departamentos e atribuindo a eles tarefas totalmente distintas.

Porém para uma empresa que está buscando e conquistando constante crescimento, esse não seria o modelo de plano de carreiras mais adequado a ser utilizado.

A igualdade do cargo e do salário recebido pode acabar gerando um descontentamento aos funcionários, pois existem atividades realizadas em determinados departamentos que exigem mais atenção e a responsabilidade é maior do que em outros, e isso acaba gerando o questionamento sobre essa igualdade ser justa ou não.

Um plano de cargos e salários bem definidos em uma empresa é essencial e acaba trazendo vantagens para os colaboradores e também para a empresa, entre esses benefícios está o de a empresa obter um maior controle sobre as capacidades de seus funcionários podendo assim classificá-los de acordo com a suas aptidões e direcioná-los para a realização de tarefas que mais se adequam as suas características e assim adotando uma politica de remuneração adequada à função desempenhada pelos colaboradores.

Além disso, a criação de um plano de carreiras irá trazer para dentro da organização uma competitividade, e um desenvolvimento individual que acarretará em um crescimento da organização, pois, os funcionários estarão motivados a progredir em sua função para atingir cargos maiores e melhores remunerações.

A implementação de um plano de cargos e salários irá trazer para a empresa a visão clara de como funcionará o esquema de progressão dos cargos e sobre a politica de remuneração da empresa, deixando claro para todos que, “A valorização do trabalhador depende dos objetivos e visões da organização, além de aspectos referentes à escolaridade, experiência, iniciativa pessoal, proatividade, responsabilidade, horários, condições e riscos de trabalho” (TOLEDO, 1978).

Assim que o plano de cargos e salários for instaurado na organização, quando os cargos estiverem bem descritos e a remuneração estiver de acordo com as atribuições de cada função, as habilidades dos funcionários devem ser reavaliadas para que estes possam ser aproveitados da melhor forma e também para que se enquadre em um cargo justo as suas aptidões e formações.

Porém esse plano não pode ser atribuído somente a funcionários antigos da empresa, por isso a colaboração de todos é imprescindível para o correto funcionamento do plano de cargos e salários, os diretores e os gestores que estarão por traz de novas contratações, deverão manter o mesmo critério de avaliação para com os novos colaboradores, para que estes sejam capazes de progredir na empresa com relação a seu salario e atividade, conforme as regras da instauração do projeto.

Dentre os benefícios da instalação de um plano de cargos e salários vale destacar, a definição de uma politica de salário e remuneração estratégica adequada as atividades realizadas, desenhar e definir os cargos estratégicos da organização, manter o equilíbrio da organização através da lista de cargos, responsabilidades e resultados esperados, equilibrar os salários pagos de acordo com o mercado e área de atuação, implementar práticas de Recursos Humanos que otimizem processos de administração, elaborar um plano de careiras a fim de proporcionar o desenvolvimento pessoal e uma maior retenção de talentos.

A motivação é outro aspecto positivo que pode ser conquistado através da instalação deste projeto, com cargos bem definidos e salários atrativos, os funcionários estarão mais motivados a buscar a evolução, obter uma melhor formação profissional, sendo ela de nível superior ou técnica, para que eles possam atingir cargos mais altos, e também agregando ao capital intelectual da empresa, e essa busca pela evolução acaba influenciando na diminuição do turnover da empresa.

rotatividade

Metodologia

A metodologia utilizada no presente projeto se deu através do método exploratório e bibliográfico.

Segundo Cervo, Bervian e Silva (2007)

‘a pesquisa exploratória estabelece critérios, métodos e técnicas para a elaboração de uma pesquisa e visa oferecer informações sobre o objeto desta e orientar a formulação de hipótese’

A pesquisa bibliográfica é um método onde é levantado dados de obras publicadas por autores com fundamentos teóricos, essas teorias iram ajudar a direcionar e a desenvolver a pesquisa para melhor entendimento do contexto aqui exposto.

A metodologia desenvolvida por sua vez se deu também através de uma pesquisa quantitativa onde se tem envolvimento com abordagens, informações e argumentos que são reconhecidos como verdadeiro pelo meio social do âmbito empresarial.

Através de pesquisas como o foco de entender os objetivos e as ações aplicadas, conseguiremos analisar e subjugar tais atos. Juntamente com tudo isso abordaremos análises e avalições de problemas do âmbito empresarial.

Plano de Cargos e Salários na Empresa

A necessidade de estratégia ao direcionar o plano de cargos e salários da empresa vem crescendo absurdamente no mundo todo, sabe-se que para se formar uma equipe extraordinária para uma empresa, primeiramente precisamos entender conceitos básicos sobre necessidade de um ser humano.

Traremos um breve assunto para que possamos colocar as ideias em práticas e conseguir analisar ações corretivas com mais clarezas.

Pirâmide de Maslow 

Abraham Maslow foi um psicólogo americano que criou o fundamento da proposta de hierarquia de necessidades, para tanto Maslow fez uma série de cinco necessidades.
Figura: A hierarquia de necessidades de Maslow.

Fonte: https://www.direcaoconcursos.com.br/artigos/teoria-da-hierarquia-das-necessidades-piramide-de-maslow/

Abaixo siga as etapas das necessidades na progressão da Pirâmide:

• Necessidades fisiológicas: são as mais importantes, é a necessidades de manter-se vivo, de respirar, de comer, de descansar, beber, dormir, ter relações sexuais, etc… São aquelas que se relacionam com o ser humano como ser biológico.

• Necessidades de segurança: são aquelas necessidades de sentir-se seguro, sem perigo, com segurança, é aquela que podemos ter muitas vezes no trabalho quando temos emprego estável, plano de saúde, seguro de vida etc.

• Necessidades sociais: são necessidades de manter relações humanas com harmonia onde nos sentimos parte de um grupo social, quando recebemos carinho e afeto dos familiares, amigos e pessoas da nossa orientação sexual.
.
• Necessidades de estima: existem dois tipos: é a necessidade de reconhecimento das nossas capacidades por nós mesmos e pelo formato da nossa capacidade de adequação. É onde necessitamos de sentir-se digno, de ter autoestima.

• Necessidades de autorrealização: é a necessidade de crescimento. Onde é a necessidade de realização, de aproveitar todo o potencial próprio, ser aquilo que se pode ser, de ter a autonomia a independência e o auto controle.

Após estas breves informações conseguimos ter uma ampla visão de que ter um plano de cargos e salários bem estabelecidos na empresa vai muito além do que pensamos, uma má administração destes assuntos pode afetar toda a organização.

Deve-se avaliar as descrições dos cargos com cautela pois qualquer função má avaliada pode gerar frustação e conflitos no cotidiano, como já dizemos no início do presente artigo a organização deve ordenar os salários dos trabalhadores de acordo com o maior e menor habilidade e também se atentar a responsabilidade que o cargo exige de seu ocupante atendendo ao preceito de igualdade salarial para trabalho igual.

Deve-se também adequar os salários da empresa aos salários do mercado visando não perder seus funcionários para as empresa concorrentes, e utilizar os estímulos salariais objetivando aumentar a eficiência do trabalhador, melhorando a produtividade do trabalho como condição primordial do crescimento e sobrevivência da empresa.

Para Chiavenato (2003)

“a política de Administração de Cargos e Salários da empresa tem por objetivo reconhecer a capacitação profissional e o desempenho dos seus funcionários. O desenvolvimento técnico-profissional do funcionário e sua contribuição efetiva para resultados da empresa serão os indicadores utilizados para esse reconhecimento’’.

Plano de Cargos

Existem diversos tipos de cargos em uma empresa e cada um tem sua funcionalidade e relevância de importância para as empresas, os cargos se dão a partir de auxiliares e seus níveis de responsabilidade que por sua vez tem uma maior compensação, também temos subgerentes, gerentes, supervisores e diretores, normalmente se encontram com um formato de hierarquia nas organizações pois quanto maiores são as exigências de determinada funções maiores ainda são suas responsabilidades.

O departamento de RH tem uma função estratégica dentro de uma empresa e também muitos desafios a cumprir para otimizar a gestão de pessoas e adequar os profissionais aos cargos e funções de acordo com o perfil e a necessidade de crescimento do negócio.

A palavra cargo, segundo Chiavenato, designa “um conjunto de tarefas especificas a serem executadas e envolve geralmente uma relação entre duas ou mais pessoas” (CHIAVENATO, 2001, p. 2).

Alguns cargos não exigem grande vivência profissional, mas outros são essenciais para a ocupação de determinadas funções. Essa é, inclusive, uma condicional para a participação de funcionários em processos seletivos internos. Atualmente a formação acadêmica vem sendo exigida na maioria dos cargos dentro de uma empresa.

A avaliação de cargos tem como finalidade estabelecer valor relativo para cada cargo, eles são analisados e comparados de forma a colocá-los em ordem de importância com vistas de ordená-los e construir um formato de hierarquia.

Em uma organização cada cargo tem seu valor e somente se pode remunerar de forma justa o ocupante do cargo se conhecer o valor deste cargo em relação aos demais e a situação de mercado.

Vamos detalhar algumas funções e suas relevâncias para a empresa. Iniciaremos falando dos gerentes de departamentos, eles têm como objetivo as seguintes funções:

• Contratação de pessoas;
• Treinamento de novos colaboradores;
• Motivação os funcionários;
• Incentivo à comunicação da equipe;
• Organização geral;
Definição de metas;
• Controle de entradas e saídas.

Este cargo tem sua suma importância na organização pois através deles se tem a elaboração de relatórios de eventuais situações do cotidiano, o planejamento estratégico de ações e também garantem que as atividades sejam desenvolvidas de acordo com o planejado para atingir os objetivos da empresa.

Já os subgerentes dos gerentes auxiliando diariamente em todas as ações do cotidiano é nada mais nada menos que seu substituto. Partindo para a parte operária, os auxiliares na maioria das organizações é o cargo que ocupa a maior parte das funções entre os funcionários, têm como função prestar suporte nas produções e operações das empresas, auxiliando principalmente os gestores das áreas ajudando na parte operacional com a realização de atividades de controle e emissão de documentos, a maior vantagem deste cargo é sua facilidade em ingressar com pouca experiência profissional.

Supervisores são aqueles que são responsáveis por supervisionar um grupo de pessoas, supervisionar se as metas estão sendo cumpridas e como andam os indicadores de desempenho do grupo.

Os diretores já no topo da escala hierárquica são os mentores da organização e aqueles que mantem as diretrizes bem alinhadas, controlam diversas áreas e atividade da empresa, tem o papel de estar atento as aplicações estratégicas mantendo sempre a política da empresa em comunhão com as atualizações do mercado.

Os cargos surgem a partir das necessidades que a empresa possui, então supervisionar para que os cargos estejam sempre atualizados com suas funções e salários tanto no ambiente interno como no mercado externo é essencial, através disso conseguimos estar mais atrativos no mercado e assim também conseguem zelar grandes profissional no âmbito empresarial.

Plano de cargos e salários

Conclusão

Durante todo o processo de pesquisa para a formulação deste artigo, conseguimos absorver que a implementação correta de um plano de cargos e salários trará muitos benefícios tanto para as empresas como para os colaboradores.

Neste artigo é apresentado um exemplo real de uma empresa do interior de São Paulo, que está em plena ascensão no mercado no ramo de varejo, mas que ainda apresenta um atraso na gestão estratégica da parte administrativa de toda a organização, este exemplo foi utilizado para que fosse demonstrado como a implementação do plano de cargos e salários é importante para a evolução de uma organização, e também como será proveitoso para o crescimento da empresa o investimento em satisfazer e aproveitar da melhor maneira as capacidades dos seus colaboradores.

Segundo Chiavenato (2009), desenvolva as pessoas que elas desenvolverão a organização. Partindo desse pensamento, vimos em nossa pesquisa e experiências, que a ferramenta de cargos e salários é umas das ferramentas mais importantes na gestão estratégica das pessoas, auxiliando no desenvolvimento pessoal dos colaboradores e consequentemente no crescimento da organização.

Outro fato abordado foi a motivação que pode ser afetada pelo plano de cargos e salários, pois como abordado no artigo, o funcionário pode ficar desmotivado se não se sentir valorizado na organização, e acabar procurando outras empresas que satisfaçam as suas necessidades, o que pode acarretar em um aumento de turnover (saída de funcionários).

Ao final da pesquisa nota-se que a implementação da ferramenta de cargos e salários, é essencial para uma organização que deseja manter a sua evolução.

Gostou de aprender sobre a gestão estratégica de pessoas no plano de cargos e salários? Então aproveite e aprofunde ainda mais seus conhecimentos com o nosso artigo completo sobre o RH Estratégico!

5 1 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH