Artigos

Importância da boa comunicação no ambiente de trabalho

A comunicação é uma das principais competências necessárias a todo o ser humano, principalmente no mundo em que se vive, numa época de constantes mudanças, em que as empresas dão cada vez mais valor a isso. É uma competência fundamental para o profissional que quer obter sucesso no mercado de trabalho.

Ademais, as novas tendências de mercado, e os avanços tecnológicos aumentaram a importância do domínio da comunicação no ambiente de trabalho, seja ela escrita ou oral. Hoje o mercado está cada vez mais exigente. Assim, o profissional precisa sempre aprimorar a boa comunicação, fazendo cursos específicos, como: falar em Público, cursos de língua portuguesa e etc.

Comunicar bem é também ver, ouvir e sentir, uma vez que a mensagem transmitida pode informar, ensinar, educar, motivar ou desmotivar e etc.

Nova call to action

No ambiente de trabalho, um bom relacionamento interpessoal, uma boa comunicação são essenciais em diversos momentos: na hora de enviar comunicados por e-mail ou transmitir de forma oral, repassar tarefas que os colaboradores devem desenvolver, assim como dar treinamentos específicos na área, sendo de suma importância que os profissionais estejam atentos para que transmitam as mensagens de forma clara, objetiva e simples, pois utilizar palavras que ninguém conhece demonstra superioridade. Além disso, é preciso tomar cuidado com a escrita, deve-se sempre ser cordial e evitar ambigüidade de sentidos.

A consequência de uma falha na comunicação pode acarretar conflitos e desentendimentos no ambiente de trabalho, trazer abalos à equipe, impactando no desempenho e na produtividade dos profissionais, além de interferir diretamente no negócio da empresa, resultados e por fim no próprio lucro dela.

Por fim, a área de Recursos Humanos exerce um papel importante nas empresas, pois possuem ferramentas para estimular esses profissionais, por meio de feedbacks para que possam desenvolver e aprimorar habilidade de se comunicar bem. Muitas vezes não há comunicação entre o próprio gestor e seu subordinado.

Dessa forma, como ficou demonstrado uma boa comunicação é elemento fundamental para o sucesso. Os profissionais não devem ter medo de expor suas idéias, apenas devem estar atentos para falar de forma a serem compreendidos, ou seja,de maneira clara e objetiva.

Marcella Izidoro
Consultora

3.6 9 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments