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A importância das pessoas na organização

Você gestor, já se perguntou qual importância as pessoas tem nas organizações? Já analisou se trata seus colaboradores como parte integrante e importante em sua empresa?

Devemos admitir: em algum momento no passado as pessoas não tinham muita importância nas empresas, eram apenas parte de um processo e se não “servissem mais” eram simplesmente substituídos. Hoje o cenário é outro: percebeu-se que o capital intelectual e a valorização do individuo como parte integrante e atuante do processo, gera uma parceria de sucesso e bons negócios.

As pessoas são de extrema importância para o sucesso de uma organização, pois são elas que gerenciam e comandam a empresa; são elas que executam, controlam atividades e processos, são as pessoas também que consomem os produtos de uma determinada empresa.

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Alguns autores afirmam que a empresa é um organismo vivo, pois a dependência e influência das pessoas são enormes, é por esse motivo que deve ser dada atenção especial ao desenvolvimento dos fatores humanos na empresa com o propósito de aproveitar o talento dessas pessoas nas mais diversas atividades da organização.

Administrar pessoas significa governar aquilo que elas fazem como participantes da organização, sendo que é justamente por meio das ações que é possível formular e atingir objetivos organizacionais.

Gerir pessoas em contextos de trabalho significa controlar os fatores que interferem na qualidade de trabalho e de vida dos funcionários, não no sentido de manipulação de sua conduta, mas no sentido de identificar as melhores condições para cada tipo de serviço, as competências necessárias a serem desenvolvidas, os fatores que motivam os trabalhadores, os recursos e as estruturas necessárias para a execução das atividades.

As pessoas querem participar do que acontece a sua volta, principalmente quando envolve o seu trabalho. O ser humano tem necessidade de participação, assim como o vestir e o comer, uma necessidade básica, primária do homem social. É possível a utilização da participação das pessoas na organização como instrumento ou ferramenta de solução de problemas em diversas situações e em diferentes tipos de grupo. Mas, a importância da participação vai muito além do seu aspecto utilitário para obter resultados práticos para o grupo.

O papel do líder nesse processo é de extrema importância assim como uma líder de torcida faria toda a diferença na frente de um time incentivando todos a um objetivo comum.

Gerir pessoas em contexto de trabalho significa controlar os fatores que interferem na qualidade de trabalho e de vida dos funcionários não no sentido de manipular sua conduta, mas sim identificar as melhores condições para cada um como competências desenvolvidas e sua necessidades, afinal pessoas não são robôs.

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