Artigos

Como impulsionar sua Carreira Profissional?

carreira profissional

Muitos profissionais querem crescer e deslanchar suas carreiras para terem o cargo ou posição almejado, porém em sua grande maioria não sabem ao menos o que é um plano de carreira, não permita que sua carreira profissional seja como um barco a vela em alto mar, não seja aquele profissional que vai pra onde o vento leva.

Muitas empresas oferecem um plano de carreira para que seus colaboradores possam crescer profissionalmente dentro da organização, tendo em vista que a valorização do capital humano se tornou prioridade para os gestores, porém muitos funcionários não aproveitam essa oportunidade disponibilizada por diversos motivos, entre eles a não proximidade com o RH, o desconhecimento de oportunidades e etc…

Nova call to action

O plano de carreira é um programa estruturado, onde vai constar seu estado atual e onde você quer chegar, nele consta estratégias para que sua carreira profissional seja bem planejada e você alcance todos seus objetivos e metas em um determinado tempo.

Agora vamos alguns pontos que devem constar em seu planejamento de carreira, confira.

1. Crie metas a curto, médio e longo prazo

É importante que o colaborador tenha o desejo de construir uma carreira profissional dentro da organização, então estipular metas. Sugiro que as metas a curto prazo sejam realizadas em até um ano, metas a médio prazo sejam realizadas em até 5 anos e por fim as metas a longo prazo sejam cumpridas em até 10 anos. Ressalto que novas metas podem ser introduzidas em seu planejamento ai cabe a sua análise de tempo para

2. Invista em seu desenvolvimento humano e profissional

É muito importante que em seu planejamento de crescimento profissional, você inclua cursos com as novidades relacionadas a sua profissão, participe de eventos como seminários, congressos, workshops e feiras de negócios. Nestes locais você vai fazer networking, conhecer tendências, conhecer cases de sucesso entre outros benefícios.

 

sólides academy

 

3. Construa uma boa rede de contatos

O networking é uma rede de contatos e/ou relacionamentos profissionais. E para construi-la, é importante que você frequente espaços onde seus colegas de profissão se reúnem, participe de eventos e encontre oportunidades de se conectar com mais profissionais.

4. Desenvolva suas relações interpessoais, pois trabalhar em equipe é primordial

Uma habilidade muito solicitada nas empresas é a relação interpessoal, trabalhar em equipe é um dos requisitos básicos para qualquer oportunidade de crescimento dentro das organizações, saber respeitar opiniões, religiões, culturas, costumes e crenças.

Além de tornar um ser humano melhor, vai te tornar um profissional diferenciado, pois infelizmente faltam pessoas que tenham essa postura na grande maioria das empresas.

5. Cuide de sua imagem pessoal e profissional

Criar uma imagem positiva sem dúvida nenhuma é diferencial gigantesco, pois existe um ditado popular que diz “a primeira impressão é a que fica” e eu particularmente concordo, pois para um profissional construir uma imagem demora um período variado.

Então valorize o que você tem de melhor pois o marketing pode te levar a lugares que você nem sonha em estar, vivemos em uma sociedade muito visual então trabalhe sua imagem em seu ciclo profissional e em suas redes sociais também.

6. Seja inovador! Mostre o seu diferencial dos demais profissionais concorrentes

O mercado está cheio de profissionais ruins e medianos, infelizmente essa é uma realidade no meio corporativo, desta forma você trazendo novidades automaticamente se destacará entre os demais, e isso pode refletir diretamente em promoções e aumentos de salários e benefícios oferecidos pelas empresas.

7.Tenha equilíbrio em sua vida pessoal e profissional

É necessário que você saiba diferenciar bem o profissional do ser humano que você é! Saiba que lugar de trabalhar é na empresa e em casa somente nos casos do home office ou em caso de super emergência.

Ter uma vida pessoal bem administrada reflete até em resultados profissionais, então quando estiver no modo off do trabalho saia com os amigos, curta a família, pratique esportes, veja um filme, maratona uma série, leia um livro, viaje. Por experiência própria isso vai melhorar muito sua vida pessoal e profissional, afinal equilíbrio é tudo.

8. Seja Flexível, em alguns momentos recalcular a rota de seu planejamento será necessário

É importante que haja maturidade e bom senso em alguns momentos de sua jornada profissional, a flexibilidade ajuda você a ter mais inteligência emocional entender que muitas vezes não era o momento pra acontecer algo também é preciso. Se adaptar a situações que não estavam em seu planejamento também é necessário, eu sempre digo em meus processos de consultoria temos que ser profissionais camaleões.

Esses são pontos que devem estar presente em seu planejamento de carreira, esse pode ser desenvolvido por um Gestor de RH, Coaching ou Mentoring. Não esqueça o profissional que deseja desenvolver sua carreira profissional e se tornar uma referência junto ao mercado tem que estar sempre atualizado as demandas que o mercado solicitar.

Agora que você já conhece como impulsionar sua carreira profissional, que tal aprofundar-se nas mentiras contadas nos currículos? Saiba como impacta na carreira.

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH