Instruções para elaboração de descrição de cargo – modelo 2
Cargos
Administrativos e Operacionais
Este
modelo de instruções para elaboração de descrição de cargo destina-se aos
ocupantes de cargos administrativos ou operacionais, cujas responsabilidades são
basicamente a execução de tarefas de rotina.
Você
precisa criar um formulário para descrição de cargos contendo os tópicos
mencionados nessas instruções. Você pode personalizar o formulário
para sua empresa. Distribua o formulário juntamente com essas instruções.
Geralmente a maioria das pessoas não têm dificuldade em preencher o formulário.
Obviamente,
quando receber os formulários preenchidos, você precisará homogeneizar a
linguagem, fazendo os ajustes necessários na redação para completar suas
descrições de cargo.
Instruções
para preenchimento do formulário de Descrição de Cargo
Missão
do cargo:
Procure
mencionar numa única frase qual a principal responsabilidade do seu cargo. Você
pode resumir o objetivo principal que o cargo deve atingir. Por exemplo:
-
Visitar
clientes para realização de vendas, conforme o programa
estabelecido. -
Operar
máquinas (equipamentos etc.) para fabricação de produtos, usinagem
ou reparo de peças. -
Preparar
dados e cálculos para processamento da folha de pagamento. -
Revisar
as partes mecânicas dos veículos de forma a mantê-los nas condições
de funcionamento estabelecidas. -
Contatar
e atender fornecedores para aquisição de materiais diversos para a
fábrica e o escritório. -
Classificar
documentos conforme o plano de contas, para processamento da
escrituração contábil.
Responsabilidades:
Mencione
as principais tarefas e/ou atividades que compõem as responsabilidades do
cargo. Utilize frases objetivas, indicando sempre O QUE é feito e, se possível,
PARA QUE é feito. Quando for necessário para compreensão da tarefa, mencione
também como é feito.
Você
pode iniciar a frase por um VERBO do tipo:
-
Preparar,
executar, realizar, efetuar, auxiliar, controlar, conferir, digitar,
calcular, operar, ajustar, verificar, contatar, etc.
Por
exemplo:
-
Preparar
relatório de visitas a clientes, indicando nomes dos clientes visitados,
para fins de controle e acompanhamento do plano de vendas. (Vendedor) -
Efetuar
os lançamentos de Notas Fiscais de fornecedores e outros documentos no
sistema de contas a pagar. (Assistente ou Auxiliar de Contas a Pagar) -
Efetuar
o controle de entrada de materiais de consumo no almoxarifado, conferindo as
quantidades e especificações constantes dos pedidos e das notas fiscais
dos fornecedores, para controle de estoque desses materiais. (Almoxarife) -
Calcular
as contribuições incidentes sobre a folha de pagamento, conforme
determinado pela legislação, para recolhimento nos prazos previstos.
(Assistente ou Auxiliar de Pessoal) -
Classificar
documentos relativos aos pagamentos efetuados pela empresa, de acordo com o
plano de contas, para processamento da contabilidade.(Assistente ou Auxiliar
de Contabilidade) -
Fonte:
promerito.com.br