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Instruções para elaboração de descrição de cargo – modelo 2

Cargos
Administrativos e Operacionais

Este
modelo de instruções para elaboração de descrição de cargo destina-se aos
ocupantes de cargos administrativos ou operacionais, cujas responsabilidades são
basicamente a execução de tarefas de rotina.

Você
precisa criar um formulário para descrição de cargos contendo os tópicos
mencionados nessas instruções.  Você pode personalizar o formulário
para sua empresa.  Distribua o formulário juntamente com essas instruções.
Geralmente a maioria das pessoas não têm dificuldade em preencher o formulário. 

Nova call to action

Obviamente,
quando receber os formulários preenchidos, você precisará homogeneizar a
linguagem, fazendo os ajustes necessários na redação para completar suas
descrições de cargo.


Instruções
para preenchimento do formulário de Descrição de Cargo

Missão
do cargo
:

Procure
mencionar numa única frase qual a principal responsabilidade do seu cargo. Você
pode resumir o objetivo principal que o cargo deve atingir. Por exemplo:

  • Visitar
    clientes para realização de vendas, conforme o programa
    estabelecido.

  • Operar
    máquinas (equipamentos etc.) para fabricação de produtos, usinagem
    ou reparo de peças
    .

  • Preparar
    dados e cálculos para processamento da folha de pagamento.

  • Revisar
    as partes mecânicas dos veículos de forma a mantê-los nas condições
    de funcionamento estabelecidas
    .

  • Contatar
    e atender fornecedores para aquisição de materiais diversos para a
    fábrica e o escritório.

  • Classificar
    documentos conforme o plano de contas, para processamento da
    escrituração contábil.

Responsabilidades:

Mencione
as principais tarefas e/ou atividades que compõem as responsabilidades do
cargo. Utilize frases objetivas, indicando sempre O QUE é feito e, se possível,
PARA QUE é feito. Quando for necessário para compreensão da tarefa, mencione
também como é feito.

Você
pode iniciar a frase por um VERBO do tipo:

  • Preparar,
    executar, realizar, efetuar, auxiliar, controlar, conferir, digitar,
    calcular, operar, ajustar, verificar, contatar, etc.

Por
exemplo:

 

  • Preparar
    relatório de visitas a clientes, indicando nomes dos clientes visitados,
    para fins de controle e acompanhamento do plano de vendas. (Vendedor)

  • Efetuar
    os lançamentos de Notas Fiscais de fornecedores e outros documentos no
    sistema de contas a pagar. (Assistente ou Auxiliar de Contas a Pagar)

  • Efetuar
    o controle de entrada de materiais de consumo no almoxarifado, conferindo as
    quantidades e especificações constantes dos pedidos e das notas fiscais
    dos fornecedores, para controle de estoque desses materiais. (Almoxarife)

  • Calcular
    as contribuições incidentes sobre a folha de pagamento, conforme
    determinado pela legislação, para recolhimento nos prazos previstos.
    (Assistente ou Auxiliar de Pessoal)

  • Classificar
    documentos relativos aos pagamentos efetuados pela empresa, de acordo com o
    plano de contas, para processamento da contabilidade.(Assistente ou Auxiliar
    de Contabilidade)

  •  

    Fonte:
    promerito.com.br

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