Instrutor De Treinamento & Desenvolvimento
- Diferenças individuais: as pessoas são diferentes em relação a sua capacidade de aprender. Por isso, torna-se conveniente identificar essas diferenças e, sempre que possível, oferecer um tratamento individualizado aos treinandos.
- Motivação: a motivação é um elemento poderoso na aprendizagem. Aprende mais quem está motivado. Todavia, cabe lembrar que a motivação é de natureza endógena. Logo, um treinamento só será motivador quando representar uma resposta às necessidades do treinando. Ele só estará realmente motivado ao perceber que o conteúdo ministrado poderá lhe ser útil.
- Atenção: a atenção depende da motivação e também da disposição do organismo. Papel importante nesse aspecto é desempenhado, contudo, pelo instrutor. Ele poderá conseguir despertar a atenção dos alunos, principalmente ao valer-se do humor, do entusiasmo, dos recursos instrucionais, dos exercícios práticos e do envolvimento dos treinandos no processo.
- Feedback: o aprendizado é facilitado à medida que o instrutor fornece informações acerca de seu desempenho. Convém, pois, ao longo do processo de treinamento, criar situações e mecanismos que esclareçam acerca do quanto os treinandos estão aprendendo.
- Retenção: o instrutor pode favorecer a retenção por parte dos treinandos mediante a organização do material a ser apresentado. E também por meio da repetição dos tópicos de maneiras diferentes.
- Transferência: o aprendizado que não puder ser transferido para outras situações além daquela em que ocorreu originalmente se mostrará pouco útil. Assim, cabe ao instrutor criar situações para favorecer a transferência, tais como: empregar exemplos que esclareçam a aplicação dos conhecimentos a situações específicas, propor exercícios e trabalhos práticos e favorecer a discussão acerca da aplicação dos conhecimentos.
- Personalidade: transmitir segurança.
- Boa didática.
- Conhecimento / domínio do assunto.
- Ter boa comunicação.
- Criar vínculo com os treinandos.
- Liderança: ter influência.
- Habilidade em vender idéias.
- Ter empatia: colocar-se no lugar do outro.
- Ser ético nas relações, nos procedimentos e nas análises.
- Estar atualizado em relação a métodos e técnicas didáticas.
- Motivação pela função.
- Gostar de pessoas
Além disso, o instrutor precisa estabelecer, com clareza e objetividade, o tema proposto para debate e análise, planejar a sequência de sua apresentação, sabendo quando e como ilustrar a linguagem verbal, conhecer bem os alunos e suas necessidades de formação, com a finalidade de adequar sua exposição ao ritmo de assimilação dos mesmos, proporcionar debates, evitando a monotonia da exposição contínua e, esclarecer dúvidas.
Tendo as devidas qualidades, o conhecimento relatado, juntamente com a experiência, domínio do assunto, boa didática, que respeite as características do treinando e, onde se crie situações estimuladoras o instrutor poderá garantir o alcance dos objetivos estabelecidos e o sucesso do treinamento.
Claudio Silva
Parabéns pelo seu artigo.
Muito didático, prático, muito claro e objetivo.
Faltou apenas colocar as referências bibliográficas ao final.
Olá, Letícia.
Muito obrigada pelo seu feedback. 🤗
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Parabéns pela iniciativa de publicação em rede social,de um tema muito minucioso onde poucos de desenvolvem seu papel com a.devida cumplicidade.com poucas palavras foi dito tudo que tem que ser feito.
Olá, Pedro. Muito obrigada por ter lido o artigo e ter deixado o seu comentário.
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