Artigos

Pare de sofrer com os processos errados de integração de novos colaboradores

integração de novos colaboradores

Sempre que um processo de recrutamento e seleção é encerrado, inicia-se uma fase bastante sensível na empresa. Estamos falando sobre a integração de novos colaboradores, um processo de extrema importância para garantir bons resultados e inserir um novo profissional na equipe.

Mas você sabe como estruturar o onboarding e quais treinamentos realizar para garantir que ele alcance seus objetivos? Neste post, explicaremos a importância desse processo e como você pode aplicá-lo em sua empresa. Confira!

Nova call to action

O que é integração de novos colaboradores?

O processo de integração ou onboarding de colaboradores é uma ambientação realizada pelo RH com o objetivo de familiarizar o novo funcionário com a empresa, as equipes e os valores da organização.

Ainda, o processo é de extrema importância para garantir bons resultados do profissional desde sua admissão e evitar demissões precoces.

Dessa forma, a integração de novos colaboradores serve para engajar o profissional, garantir que sua atuação esteja dentro do esperado pela organização e otimizar o tempo gasto em treinamentos futuros.

Por que fazer a integração de novos colaboradores?

Por mais alinhado que seja seu processo de recrutamento e seleção, é muito improvável que o novo colaborador chegue completamente preparado, conhecendo tudo e entregando os resultados esperados.

Isso porque, ele precisa de orientações e treinamentos para entender como cada processo funciona na empresa e como deve ser o direcionamento das suas atividades. 

Dessa forma, os processos de onboarding são importantes para que o novo colaborador entenda como deve ser a sua atuação e consiga uma boa integração com a equipe, sem que sua entrada impacte no clima organizacional.

Mas vale destacar que o RH não é o único responsável. Gestores e líderes também precisam preparar seus times para receber o novo integrante, garantindo que ele tenha todo o auxílio que precisar.

O que incluir no processo de integração de novos colaboradores?

Antes de montar todo o processo de integração dos novos colaboradores, é preciso avaliar quais aspectos fazem sentido na sua empresa e como eles devem ser incluídos. Em organizações de grande porte, por exemplo, pode ser necessário realizar um tour pelo espaço, para que o novo funcionário fique melhor orientado.

Para facilitar o processo, listamos alguns dos temas que são abordados normalmente. Acompanhe!

Mensagem de boas-vindas

Processos seletivos são momentos tensos e cansativos, por isso, essa é a hora de parabenizar e recompensar o profissional por seu esforço. Nessa fase, é importante reconhecer o mérito e deixar claro ao colaborador que a empresa está feliz em tê-lo no time.

A abordagem de boas-vindas pode variar de acordo com o perfil da empresa. Algumas optam por uma carta ou declaração oficial do CEO, enquanto outras preferem mimá-lo com um kit presenteável. Seja qual for a escolha, é importante que a mensagem seja sincera e contextualizada.

Apresentação da empresa

É preciso também fazer uma pequena apresentação sobre a organização, sua origem, missão, visão e valores. Além de explicar qual a posição atual do negócio no mercado e quais objetivos deseja atingir.

Esse tipo de alinhamento ajuda a garantir que o colaborador trabalhe respeitando os valores da empresa e também traz mais compreensão sobre os processos já estabelecidos.

Documentos importantes

O processo de onboarding também é o momento de disponibilizar ao trabalhador documentos importantes, como cartilhas de benefícios e convênios, números de ramais, protocolos de procedimentos, termos de confidencialidade, entre outros.

Apresentação sobre produtos e serviços oferecidos pela empresa

Independentemente do setor em que o novo colaborador vai trabalhar, é importante que ele tenha conhecimento sobre o que é comercializado pela empresa. Por isso, é válido incluir uma pequena apresentação sobre os produtos ou serviços oferecidos, explicando onde os esforços da organização se concentram.

Alinhamento de expectativas

O alinhamento de expectativas é outro ponto que deve ser abordado no onboarding. Nesse sentido, é importante passar ao colaborador o que a empresa espera dele em relação a desempenho, comportamento e entregas, além do que deve ser priorizado.

Vale lembrar que, quando falamos sobre metas, é fundamental propor objetivos reais e alcançáveis, para não desestimular o colaborador e minar sua motivação.

Tour pela empresa

Como mencionamos, empresas de grande porte devem investir em um tour guiado pela estrutura, mostrando ao novo colaborador, por exemplo, os times que trabalham em cada sala, quais lugares ele pode acessar e quais são restritos.

Além disso, vale oferecer um guia rápido sobre a região, mostrando onde encontrar restaurantes e outros estabelecimentos próximos.

Apresentação da equipe e funções

Por fim, uma das principais etapas do processo de integração é a apresentação da equipe. Ela é importante para que o novo colaborador se habitue aos colegas e saiba a quem pedir ajuda quando necessário.

Mas além de apresentar os integrantes, mostre quais as funções de cada um e peça para que os membros do time falem um pouco sobre si mesmos, tornando o momento mais descontraído.

integração colaboradores

Como fazer a integração de novos colaboradores na sua empresa?

A integração de novos colaboradores é um processo que deve ser preparado com cuidado e planejamento. Assim, na hora de estruturá-lo, defina quais temas devem ser priorizados de acordo com a rotina e os valores da organização.

O responsável pelo planejamento de onboarding é o RH, no entanto, líderes e gestores podem atuar em conjunto para garantir que todas as informações técnicas necessárias sejam passadas de forma clara.

Além de planejar tudo o que será abordado no treinamento, é importante definir instrutores e materiais de apoio que serão utilizados. Lembre-se que a integração precisará ser aplicada sempre que houver um novo processo seletivo, assim, os custos do treinamento precisam ser colocados no papel.

Quais os benefícios de fazer a integração de novos colaboradores?

Como vimos, a integração de novos colaboradores é um processo importante para assegurar bons resultados e um alinhamento de valores e expectativas. Além disso, apostar em um bom onboarding traz outras vantagens para a organização, como:

  • entrega mais rápida de resultados;
  • melhora no clima organizacional;
  • retenção de talentos;
  • maior integração entre as equipes;
  • colaboradores mais engajados e motivados.

Por fim, para garantir mais eficiência em processos de recrutamento, seleção e admissão online, vale a pena apostar em um bom software de RH. Por meio dele, é possível realizar uma engenharia de cargos mais efetiva, além de garantir mais engajamento e retenção.

Quer entender como funciona uma plataforma online de RH na prática? Acesse o site e fale com um de nossos especialistas.

 

dia da consciência negra

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments