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Integração online: entenda a forma mais eficaz de acolher novos colaboradores no mundo digital

integração

Potencializado pela pandemia, onboarding digital apresenta características e exigências próprias para ser realizado

Começar um novo emprego sempre gera uma mistura de entusiasmo, nervosismo e dúvidas. Com o crescimento do trabalho remoto, esses sentimentos inevitáveis se tornaram ainda mais evidentes durante todo o processo de integração de novos colaboradores, passo fundamental para a retenção de talentos e que influencia diretamente os resultados das empresas.

Nova call to action

Segundo um estudo desenvolvido pelo Boston Consulting Group, companhias com ações eficazes de integração registram um crescimento 2,5 vezes maior em suas receitas e veem sua margem de lucro subir 1,9 vezes mais. Uma prática que vem passando por mudanças significativas para que os profissionais possam absorver, de forma mais eficiente, a cultura e valores da nova empresa.

Segundo Richard Uchoa, CEO da Revvo, líder em aprendizagem corporativa digital no país, existem algumas estratégias para acelerar a integração de um novo colaborador e fazer com que ele performe bem o mais rápido possível.

“As empresas precisam proporcionar um ambiente que permita que ele se sinta acolhido emocionalmente e seguro, além de garantir que ele tenha tudo o que precisa para entregar o melhor em sua nova atividade. É necessário pensar que a experiência de integração, independente do canal no qual ela acontece, deve ter a capacidade de energizar e dar direção para o que precisa ser feito”, pontua Richard Uchoa.

Diferenciais da integração online

Uma das principais vantagens da integração online é que ela pode ser padronizada, garantindo que todos os novos colaboradores passem por todas as etapas e recebam as informações mais relevantes, sem depender de cada gestor da ponta fazendo do seu jeito. Outro ponto é a possibilidade de alcançar mais pessoas e oferecer diversos materiais adicionais, como vídeos do CEO e outros diretores, reforçar as histórias da empresa e trazer outras experiências que não seriam possíveis no presencial.

No entanto, nem tudo pode ser gravado. A interação entre pessoas dentro da organização é fundamental para o desenvolvimento e integração dos novos colaboradores. Essa é outra vantagem do modelo online, que oferece a possibilidade de trazer pessoas chaves para participar de reuniões pontuais com o grupo contendo todos os novos colaboradores do mês.

“Por exemplo, ao marcar reuniões mensais de boas-vindas, é possível garantir um momento da diretoria com os iniciantes daquele mês. O CEO pode fazer a mesma coisa. Dessa forma, você ocupa apenas uma hora por mês do gestor e todos os novos colaboradores conseguem ter mais proximidade com a alta direção. Isso fica quase impossível para conciliar agendas e logística no presencial”, destaca o executivo.

Outro grande benefício da integração online é a possibilidade de oferecer meios para o desenvolvimento de soft skills para os trabalhadores.

“Ofertar cursos online, como os de protagonismo, comunicação não violenta e diversidade, focados em uma aprendizagem prática e dinâmica, garantem a evolução profissional e pessoal, não apenas dos novos colaboradores, mas de toda a empresa”, conta. “Também é possível criar cursos online personalizados com outros temas importantes, como os valores da organização, código de ética e políticas internas, garantindo uma boa integração entre pessoas e organização”, finaliza Richard.

 

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Atenção ao processo 

Outro ponto importante, principalmente se tratando do onboarding online, é ter a dimensão de que este é um processo que exige acompanhamento e tempo de contemplação. Muitas vezes, as empresas acabam desenvolvendo a integração num único dia, algo completamente desproporcional ao tempo médio exigido nessas ocasiões. Dependendo do cargo, essa fase pode demorar semanas ou até mesmo meses.

A partir dessa lógica, por mais que seja importante garantir a autonomia de seus profissionais, é aconselhável prestar uma assistência próxima, principalmente nesse momento inicial. Neste caso, o gestor, por exemplo, deve oferecer e receber feedbacks em intervalos pré-programados para se ter certeza de que todo o processo está sendo assertivo para o colaborador.

“Levando em conta a dinâmica dos negócios cada vez mais intensa, esperar que as pessoas absorvam como a empresa funciona e o papel central da sua atividade em uma jornada super densa de um dia é um contrassenso. Toda experiência de aprendizagem precisa ser pensada a partir de um conjunto de estímulos, um problema para resolver que guia o raciocínio e o aprendiz no centro do processo”, conclui Richard Uchoa.

Líder em aprendizagem corporativa digital no país, a Revvo faz a integração digital das maiores empresas do Brasil, como Boticário, Sicredi, TIM, Ipiranga e GSK.

Sobre a Revvo

Líder em educação corporativa digital do Brasil, a Revvo estampa em seu nome o seu propósito de revolucionar o mercado de treinamento e desenvolvimento corporativo. Por meio de tecnologias de ponta, uma metodologia inovadora e customizada de aprendizagem digital, com programas híbridos e treinamentos digitais de acordo com a necessidade de cada empresa, a marca já capacitou milhões de funcionários das principais organizações do Brasil.

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