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Integração de funcionários às empresas

Com o advento da era da informa√ß√£o no in√≠cio da d√©cada de 90 grandes transforma√ß√Ķes ocorreram, pois a evolu√ß√£o das tecnologias proporcionou agilidade no repasse das informa√ß√Ķes permitindo-nos fazer parte da chamada globaliza√ß√£o. Paralelamente a essa evolu√ß√£o ocorreram mudan√ßas significativas no relacionamento entre empresa x empregado, onde as rela√ß√Ķes humanas passaram a ser priorizadas havendo a valoriza√ß√£o do conhecimento e habilidades.

Diante desse panorama o profissional de RH, juntamente com os empregadores, adotou uma nova abordagem junto a seus subordinados, a chamada Gestão de Pessoas, com o intuito de direcioná-los para o alcance dos objetivos, buscando a sua participação, cooperação e comprometimento junto à empresa.

A√ß√Ķes como recrutamento e sele√ß√£o ganharam maior relev√Ęncia, visando n√£o somente o preenchimento de um posto de trabalho. Atitudes como a pro atividade, flexibilidade e maturidade emocional passam a serem requisitos avaliados durante este processo, pois influenciam no relacionamento interpessoal dentro da empresa. Nesse novo contexto, algumas ferramentas administrativas passaram a ser utilizadas no intuito de auxiliar em todo o processo produtivo, uma delas √© a Integra√ß√£o de Novos Funcion√°rios dentro das organiza√ß√Ķes.

Nova call to action

Integrar √© tornar inteiro, completar. Integrar um novo funcion√°rio dentro da empresa √© inteir√°-lo sobre a cultura, valores, ao ambiente, evidenciando informa√ß√Ķes importantes para esse novo colaborador, bem como o pr√≥prio treinamento na fun√ß√£o para o qual foi contratado. A empresa por menor que seja tem a sua hist√≥ria e consequentemente a sua cultura, devendo ser valorizada e reconhecida pelos seus componentes, no intuito de fortalec√™-la direcionando para o alcance dos objetivos estabelecidos.

O objetivo da integração é reduzir o tempo de adaptação e treinamento, proporcionar maior segurança na execução das atividades, estabelecer uma relação de confiança, auxiliando no relacionamento com os demais funcionários.

Os aspectos mais relevantes a serem abordados devem ser

‚ÄĘ Hist√≥rico da empresa: Hist√≥ria da funda√ß√£o, miss√£o, valores, cultura; referenciar conquistas;
‚ÄĘ Estrutura Organizacional: Organograma, quem se reporta a quem, onde ele se encontra neste organograma e a que ele deve se reportar;
‚ÄĘ Expectativas: Sal√°rios, benef√≠cios, normas da empresa, o que ele pode esperar da empresa e quais as expectativas da empresa em rela√ß√£o a sua contrata√ß√£o;
‚ÄĘ Avalia√ß√Ķes ‚Äď Quando e como ocorrem e de que maneira ser√£o realizadas, feedback;
‚ÄĘ Apresenta√ß√£o da equipe e a fun√ß√£o do novo colaborador ‚Äď Neste est√°gio deve ser realizado pelo gestor da √°rea solicitante ou um funcion√°rio capacitado para tal no intuito de minimizar o impacto dos primeiros dias e facilitar o relacionamento com os demais funcion√°rios.

O custo deste processo depende do grau de exig√™ncia da empresa, cada qual dever√° capacitar o setor ou membro da equipe para que esteja apto a implanta√ß√£o do mesmo e quando necess√°rio utilizar um material de apoio como um manual de integra√ß√£o com as principais informa√ß√Ķes da empresa, outros meios como a intranet, din√Ęmicas, v√≠deos institucionais, palestras entre outros.

Muitas empresas n√£o v√™em esse processo como um investimento, apenas como custo, pois √© dif√≠cil mensurar os resultados imediatamente, mas no decorrer do desenvolvimento das atividades percebe-se a seguran√ßa e a confian√ßa nas tarefas do dia a dia que revelam a import√Ęncia do processo.

A integra√ß√£o √© necess√°ria porque √© um processo que busca o comprometimento do novo colaborador, visando demonstrar a import√Ęncia da fun√ß√£o que ele executar√° e de que forma isso contribuir√° no alcance de metas. Esse processo valoriza a empresa, pois cabe aqui tamb√©m referenciar as conquistas e acontecimentos que se somam a hist√≥ria e a forma√ß√£o da cultura, e ainda valoriza o rec√©m contratado, pois agora ele faz parte desta equipe, consequentemente fortalece a empresa no mercado em que ela est√° inserida, buscando sempre atingir a meta de toda empresa que √© o sucesso.

D√©bora de Almeida da Silva ‚Äď Formada em Turismo pela Unioeste ‚Äď PR, e P√≥s-graduada em MBA de Gest√£o de Recursos Humanos pela Fatec de Curitiba-PR. Atualmente trabalha na √°rea financeira de uma institui√ß√£o de m√©dio porte.

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Por: Debora De

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