logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
O que é e como aplicar a Inteligência Artificial no RH?

Sumário

Home > Artigos > O que é e como aplicar a Inteligência Artificial no RH?

O que é e como aplicar a Inteligência Artificial no RH?

Descubra como alguns recursos podem otimizar a rotina e aumentar os resultados do seu departamento!

Nós já sabemos da importância da tecnologia para as empresas e o quanto ela faz parte do dia a dia de todos os setores. Isso não é diferente para o departamento de Recursos Humanos! Esse setor se desenvolveu muito ao longo dos últimos anos, ganhando novas ferramentas para ajudar e aprimorar o seu trabalho.

Um exemplo dessas inovações é a inteligência artificial no RH. Mas você sabe o que é inteligência artificial e como implementá-la no seu setor? Vamos te mostrar ao longo do artigo, boa leitura!

O que é a Inteligência Artificial?

YouTube video

Sem dúvidas, a inteligência artificial é uma área da ciência da computação que tem como objetivo estudar e desenvolver dispositivos que simulem o raciocínio humano, como, por exemplo, pensar, perceber coisas e padrões, tomar decisões, resolver problemas. Em resumo, sistemas que se assemelham com a inteligência, uma característica humana.

É basicamente a ideia de criar computadores, softwares e robôs que consigam “pensar” exatamente como nós, fazendo análises, compreendendo e obtendo respostas para diferentes situações.

Quer ver como o RH tem se beneficiado da inteligência artificial? Então, continue a leitura e confira!

Como aplicar inteligência artificial no RH?

Descubra mais sobre inteligência artificial no RH

De fato, a Inteligência Artificial tem sido implementada em vários setores dentro das empresas, e o RH não está de fora. Muitas ferramentas de IA já tem ajudado o Recursos Humanos a automatizar seus processos, encontrar padrões e, assim, gerar resultados satisfatórios para a empresa.

Aliás, atualmente existem softwares que encontram padrões no comportamento do colaborador fazem o cruzamento de dados, te ajudando a realizar análises fundamentais para a eficiência dos processos de RH, relacionar as informações com as vagas em aberto, levantar as necessidades de treinamento e fazer a engenharia de cargos, por exemplo.

Veja alguns exemplos de como levar a inteligência artificial para o seu RH!

Recrutamento e seleção

No recrutamento e seleção, você pode usar a inteligência artificial para cruzar as informações de comportamento de um candidato com as competências necessárias para a vaga. Assim, você consegue identificar se ele se encaixa na vaga disponível e pode ter um desempenho positivo na empresa. Além de levar assertividade para o recrutamento e seleção, isso também vai te ajudar a reduzir o tempo e o custo do processo.

Além desse tipo de análise que você pode desenvolver através de uma ferramenta de Gestão Comportamental, existem outras formas de você aplicar a IA em seu processo seletivo. O software ideal também vai te ajudar a automatizar algumas etapas através do uso de um chatbot para entrevistas, por exemplo. Assim, você já consegue fazer uma pré-seleção dos candidatos.

Alta performance

Outra forma de fazer uma análise de dados inteligentes por meio da IA é através da engenharia de cargos. No Solides Gestão, o sistema de Gestão Comportamental que nós vamos te apresentar mais para frente, você consegue desenhar quais são as competências necessárias para um profissional ter um bom desempenho em sua empresa e encontrar, dentre colaboradores, candidatos ou ambos, aqueles que mais se encaixam com essas características através do cruzamento das informações.

Além de te ajudar na seleção de novos candidatos, isso também pode te auxiliar na realocação de colaboradores. Colocando os profissionais certos nas funções certas, você consegue melhorar a produtividade, o desempenho das equipes e aumentar a retenção de talentos na organização!

Clima organizacional

Sem dúvidas, a Inteligência Artificial em Recursos Humanos também tem um papel importante para a melhoria do clima organizacional! Com um sistema que te ajuda a aplicar a pesquisa de clima e a fazer a análise dos dados com os resultados obtidos e os relatórios gerados, você consegue pensar em ações mais específicas para manter o engajamento dos colaboradores.

Na prática, como funciona? Bom, usando um software que utiliza a inteligência artificial para te ajudar a compilar e a fazer a análise dos dados, você garante maior assertividade e eficiência nessa avaliação das informações. Além de otimizar o seu tempo, isso te ajuda a planejar quais são os próximos passos para ter um ambiente ainda melhor em sua organização!

Os principais benefícios da Inteligência Artificial no RH

Entenda os benefícios da Inteligência Artificial no RH

De fato, como você viu, contar com um sistema que te ajuda a aplicar a IA no RH gera diversos benefícios do seu setor. Destacamos alguns aqui para você!

  • A Inteligência Artificial no RH te ajuda a reconhecer padrões e tendências, facilitando na criação de estratégias e ações mais efetivas;
  • você também consegue tomar as decisões de forma mais rápida e assertiva, já que os dados estão organizados e a análise fica mais fácil;
  • com a IA, é possível entender de forma mais próxima os colaboradores, mesmo em empresas que apresentam um número grande de profissionais;

E tudo isso faz com que o RH se torne um departamento cada vez mais valorizado na empresa, se tornando um setor cada vez mais estratégico!

Leia também:

Conheça ferramentas de IA que podem ajudar o RH

Agora que você já sabe mais sobre a importância e impacto da inteligência artificial no departamento de Recursos Humanos, separamos algumas ferramentas para otimizar a sua rotina. Veja:

Framework Noronha

A utilização de Inteligência Artificial (IA) vem crescendo nos últimos anos com a criação de soluções que visam resolver problemas das empresas e da sociedade. Em um contexto no qual as equipes estão enxutas e a demanda de trabalho está cada vez mais intensa, é preciso otimizar o tempo e os recursos físicos para treinar e testar modelos de machine learning para atender o atual “boom” do mercado por desenvolvimento de softwares, que tem como peça central IA.

“Percebendo este desafio mercadológico, que vivíamos dentro de casa, pois nossa equipe de Data Science também não são especialistas em TI, enquanto seus entregáveis compõem aplicações produtivas que se integram nos processos de negócio, vimos a necessidade de ajudá-los a manter seu foco nos casos de uso, requisitos de negócio, análise de dados e modelagem. Foi assim que surgiu o framework Noronha”, conta Lluis Quiles Ardila, diretor de Inteligência Artificial da everis Brasil.

Solução open source

Noronha é uma plataforma de desenvolvimento open source para Operações de Machine Learning (MLops), que está sendo lançada pela everis, consultoria multinacional de negócios e TI do Grupo NTT Data, com o objetivo de apoiar cientistas de dados, engenheiros e arquitetos em todo o ciclo de vida das soluções de machine learning, desde a criação do modelo até a efetiva produção. “É nossa primeira solução open source e estamos empolgados com a oportunidade para compartilhar a solução e incentivar uma comunidade, receber o feedback e as contribuições de universidades, empresas e startups para seu aprimoramento constante, algo fundamental para continuarmos ajudando as empresas e a sociedade a realizar projetos de IA de forma mais fácil, rápida e eficiente”, afirma Quiles.

Desse modo, para permitir que os profissionais não precisem de amplos conhecimentos de TI, o framework da everis automatiza o processo de treinamento. Além disso, automatiza a entrega do projeto para integrar a inteligência com o processo de negócio. Isto é possível porque está baseado em contêineres. Pois o Noronha possui uma imagem base do Docker e um ecossistema de ciência de dados sobre Python, Conda e Jupyter.

Esta característica oferece aos usuários a possiblidade de instalar suas dependências, criar suas anotações e, então, utilizar o framework para rodar os processos de ML. Portanto, Noronha é também muito flexível, o que possibilita sua utilização em cloud pública ou privada ou mesmo experimentar em um laptop. “Internamente estes plugins são chamados de ilhas, pois ajudam a compor toda a baía de Noronha, cada um deles gerencia um dos artefatos envolvidos no ciclo de vida do ML. A temática marítima é inspirada em outras tecnologias de containers que possuem código aberto, como Docker e Kubernetes”, destaca Quiles.

Ana Jobs

Um grupo de empreendedores baianos desenvolveu uma inteligência artificial (IA) capaz de auxiliar empresas na contratação de estagiários. A robô, batizada de Ana, pode ajudar tanto nas entrevistas quanto na seleção de candidatos, por meio de uma pré-triagem feita digitalmente.

“Ana Jobs” foi desenvolvida por um grupo de jovens que moram na cidade de Feira de Santana, localizada a cerca de 100 Km de Salvador. Helder Xavier, 28 anos, que estudava Ciências Contábeis, Matheus Rios, 23, e Deyvid Luã, 24, que estudavam Sistemas da Informação, trancaram os cursos depois de decidirem se dedicar integralmente ao empreendedorismo e desenvolver uma ideia juntos.

Além disso, foi ao perceber uma carência de inovações voltadas para setores de Relações Humanas (RH) em muitas empresas, que o grupo decidiu desenvolver uma ideia para esta área.

“O currículo físico é uma ferramenta que apresenta muitas dificuldades, que começa na impressão, entrega manual, custos com deslocamento (o que para quem está sem emprego é complicado) e vai até a dificuldade que o RH enfrenta em triar requisitos básicos de milhares de currículos”, ressalta Helder.

Dessa forma, quando o trio identificou essa “barreira” nos processo físico de seleções, surgiu a ideia de digitalizar todo o processo que envolve a contratação de estagiários. “Ana recebe, entrevista e tria milhares de candidatos diariamente através de um chat disponibilizado em um site. Ao final da entrevista, ela captura um vídeo currículo, facilitando a vida dos candidatos que não precisam mais entregar currículos físicos, ou participar de diversas entrevistas”, explica Helder.

Automatização e digitalização

Conheça softwares de Inteligência Artificial para RH

De acordo com Helder, a IA é capaz de automatizar e digitalizar até 90% dos processos envolvidos na contratação de estagiários, desburocratizando as etapas, eliminando tarefas manuais e reduzindo drasticamente os custos.

Ele ainda ressalta que o trabalho busca ir além do recrutamento. Ou seja, a startup também oferece capacitação aos usuários. “Através das informações traçadas, ofertamos também cursos preparatórios para a nova economia, voltado aos estudantes da plataforma”, destaca.

Aliás, o projeto nasceu em 2019, em um hackathon desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no qual recebeu o prêmio da primeira colocação. Depois o projeto também foi contemplado no programa ‘Centelha’ da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb). A aprovação nossa plataforma aconteceu junto a outros 27 projetos.

Atualmente, o projeto está em fase de comercialização e em busca de escala, que é quando um projeto tecnológico procura crescer o número de clientes sem aumentar os custos. Já que estamos falando de inteligência artificial, separamos o caminho inevitável das inovações que veio para gerar benefícios – o RH 4.0!

Solides Gestão

Certamente, para levar a Inteligência Artificial para o seu departamento, você precisará contar com um sistema de RH e Gestão Comportamental, certo? É por isso que você tem que conhecer o Solides Gestão. O software ideal para você aplicar a IA em Recursos Humanos e usufruir de todos os seus benefícios!

Dessa forma, usando o Solides Gestão, você consegue fazer o mapeamento comportamental dos candidatos e colaboradores. Aplicando, assim, o People Analytics e a Gestão Comportamental em sua empresa através de análises inteligentes. O software vai te ajudar a ser mais estratégico, reduzir custos e aumentar a produtividade em sua empresa!

Também está interessado em aplicar a Inteligência Artificial no RH da sua empresa? Então, que tal conhecer o Solides Gestão na prática gratuitamente? Você pode fazer um teste da nossa ferramenta por 14 dias clicando aqui. Aproveite!

Aprenda mais. Inscreva-se em nosso curso RH 4.0: ferramentas digitais na gestão de pessoas e aprenda a aplicar tecnologia na sua rotina!

Conclusão

Sem dúvida, com a chegada da Transformação Digital às áreas de RH, os recrutadores ganharam ferramentas baseadas em Inteligência Artificial (IA). Capazes de ajudar a avaliar o comportamento e as emoções dos candidatos, a partir de leitura facial e corporal. E assim identificar situações e emoções que tentamos esconder, como no caso de aflição, hesitação, insegurança, ansiedade, medo ou descontentamento, por exemplo. Essa tecnologia permite aos gestores detectar algo que possa colocar em dúvida uma afirmação ou dado fornecido durante a entrevista, para checagem posterior.

Muitas empresas já têm aplicado a IA no recrutamento e seleção, para, por exemplo, gravar as entrevistas e depois analisar as expressões faciais e corporais, com base em um banco de dados com milhões de imagens, como postura, movimento das mãos, dos olhos, da boca etc. Essa tecnologia identifica cada microexpressão na face e nos gestos da pessoa, e indica a emoção correspondente, com um percentual de confiabilidade que pode chegar a até 85%.

Dessa forma, a seleção dos melhores candidatos se torna mais assertiva, e no caso das empresas de grande porte, que realizam processos de contratação com grande número de pessoas, e algumas vezes em mais de uma localidade -, ajuda até a agilizar a análise dos pretendentes às vagas disponibilizadas, pois, uma vez que as entrevistas são gravadas, é possível criar um script de perguntas, e enviá-las para os candidatos, para que eles próprios façam a gravação, de onde estiverem, eliminando encontros presenciais, filas de espera, translocação etc. O próprio software inteligente se encarrega de fazer e entregar as avaliações das emoções.

A IA vai substituir os processos de RH?

Não pense que a IA irá substituir todos as etapas dos processos seletivos de RH. Apesar de ser uma ferramenta extremamente eficaz para que os gestores encontrem mais rápido os candidatos que tenham o perfil desejado para aquela vaga, a inteligência artificial ainda é capaz de somente realizar algumas atividades do processo de contratação, da automatização de procedimentos básicos, como organização e armazenamento de dados dos candidatos, classificação e indicação automática dos melhores profissionais, envio de respostas automáticas aos candidatos através de bots, até a avaliação das emoções e comportamentos das entrevistas gravadas. Porém, a avaliação humana, proveniente da interação entre um profissional qualificado e o candidato, ainda está longe de ser substituída.

Mas mesmo que ainda esteja em desenvolvimento, soluções de recrutamento e seleção dotadas de IA são um caminho sem volta para aumentar a eficiência das áreas de RH, que se tornaram estratégicas para as empresas estruturarem ambientes de trabalho mais produtivos e com equipes mais engajadas.

Gostou de saber mais sobre inteligência artificial no RH? Então, continue acessando o nosso blog para ler outros conteúdos como esse!

Assine a nossa Newsletter

Banner do evento online 'Vozes que transformam' realizado pela Sólides