Artigos

O que é e como aplicar a Inteligência Artificial no RH?

Nós já sabemos da importância da tecnologia para as empresas e o quanto ela faz parte do dia a dia de todos os setores. Isso não é diferente para o departamento de Recursos Humanos! Esse setor se desenvolveu muito ao longo do últimos anos, ganhando novas ferramentas para ajudar e aprimorar o seu trabalho.

Um exemplo dessas inovações é a inteligência artificial no RH. Mas você sabe o que é inteligência artificial e como implementá-la no seu setor? Vamos te mostrar ao longo do artigo, boa leitura!

Entendendo o que é a Inteligência Artificial (IA)

A inteligência artificial é uma área da ciência da computação que tem como objetivo estudar e desenvolver dispositivos que simulem o raciocínio humano, como, por exemplo, pensar, perceber coisas e padrões, tomar decisões, resolver problemas. Em resumo, sistemas que se assemelham com a inteligência, uma característica humana.

É basicamente a ideia de criar computadores, softwares e robôs que consigam “pensar” exatamente como nós, fazendo análises, compreendendo e obtendo respostas para diferentes situações.

Vamos ver como o RH tem se beneficiado da inteligência artificial?

Aplicando a Inteligência Artificial no RH

A Inteligência Artificial tem sido implementada em vários setores dentro das empresas, e o RH não está de fora. Muitas ferramentas já tem ajudado o Recursos Humanos a automatizar seus processos, encontrar padrões e, assim, gerar resultados satisfatórios para a empresa.

Atualmente existem softwares que encontram padrões no comportamento do colaborador fazem o cruzamento de dados, te ajudando a realizar análises fundamentais para a eficiência dos processos de RH, relacionar as informações com as vagas em aberto, levantar as necessidades de treinamento e fazer a engenharia de cargos, por exemplo.

Veja alguns exemplos de como levar a inteligência artificial para o seu RH!

Recrutamento e seleção

No recrutamento e seleção, você pode usar a inteligência artificial para cruzar as informações de comportamento de um candidato com as competências necessárias para a vaga. Assim, você consegue identificar se ele se encaixa na vaga disponível e pode ter um desempenho positivo na empresa. Além de levar assertividade para o recrutamento e seleção, isso também vai te ajudar a reduzir o tempo e o custo do processo.

Além desse tipo de análise que você pode desenvolver através de uma ferramenta de Gestão Comportamental, existem outras formas de você aplicar a IA em seu processo seletivo. O software ideal também vai te ajudar a automatizar algumas etapas através do uso de um chatbot para entrevistas, por exemplo. Assim, você já consegue fazer uma pré-seleção dos candidatos.

Alta performance

Outra forma de fazer uma análise de dados inteligentes por meio da IA é através da engenharia de cargos. No Solides Gestão, o sistema de Gestão Comportamental que nós vamos te apresentar mais para frente, você consegue desenhar quais são as competências necessárias para um profissional ter um bom desempenho em sua empresa e encontrar, dentre colaboradores, candidatos ou ambos, aqueles que mais se encaixam com essas características através do cruzamento das informações.

Além de te ajudar na seleção de novos candidatos, isso também pode te auxiliar na realocação de colaboradores. Colocando os profissionais certos nas funções certas, você consegue melhorar a produtividade, o desempenho das equipes e aumentar a retenção de talentos na organização!

Clima organizacional

A Inteligência Artificial no RH também tem um papel importante para a melhoria do clima organizacional! Com um sistema que te ajuda a aplicar a pesquisa de clima e a fazer a análise dos dados com os resultados obtidos e os relatórios gerados, você consegue  pensar em ações mais específicas para manter o engajamento dos colaboradores.

Na prática, como funciona? Bom, usando um software que utiliza a inteligência artificial para te ajudar a compilar e a fazer a análise dos dados, você garante maior assertividade e eficiência nessa avaliação das informações. Além de otimizar o seu tempo, isso te ajuda a planejar quais são os próximos passos para ter um ambiente ainda melhor em sua organização!

Conhecendo os benefícios da Inteligência Artificial no RH

Como você viu, contar com um sistema que te ajuda a aplicar a IA no RH gera diversos benefícios do seu setor. Destacamos alguns aqui para você!

  • A Inteligência Artificial no RH te ajuda a reconhecer padrões e tendências, facilitando na criação de estratégias e ações mais efetivas;
  • você também consegue tomar as decisões de forma mais rápida e assertiva, já que os dados estão organizados e a análise fica mais fácil;
  • com a IA, é possível entender de forma mais próxima os colaboradores, mesmo em empresas que apresentam um número grande de profissionais;

E tudo isso faz com que o RH se torne um departamento cada vez mais valorizado na empresa, se tornando um setor cada vez mais estratégico!

Conhecendo o Solides Gestão

Para levar a Inteligência Artificial para o seu departamento, você precisará contar com um sistema de RH e Gestão Comportamental, certo? É por isso que você tem que conhecer o Solides Gestão, o software ideal para você aplicar a IA em Recursos Humanos e usufruir de todos os seus benefícios!

Usando o Solides Gestão, você consegue fazer o mapeamento comportamental dos candidatos e colaboradores, aplicando o People Analytics e a Gestão Comportamental em sua empresa através de análises inteligentes. O software vai te ajudar a ser mais estratégico, reduzir custos e aumentar a produtividade em sua empresa!

Também está interessado em aplicar a Inteligência Artificial no RH da sua empresa? Então, que tal conhecer o Solides Gestão na prática gratuitamente? Você pode fazer um teste da nossa ferramenta por 14 dias clicando aqui. Aproveite!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of