Artigos

Inteligência emocional: lidando com você mesmo

A inteligência emocional nada mais é que possibilidade do ser humano em aprender a lidar com as próprias emoções e aproveita-las em benefício próprio. Aprender, também, a compreender os sentimentos e comportamentos das pessoas ao redor.

Ao contrário do que muita gente acredita, inteligência emocional não tem relação com a noção de inteligência comum, determinada geralmente pelo QI. Assim como outras capacidades, a inteligência emocional pode ser desenvolvida e exerce grande influência também em outras questões importantes, como a capacidade de liderança e até mesmo a noção de felicidade.

A importância da inteligência emocional é para a vida. Sua essência se dá quando conseguimos conciliar o lado emocional e racional do cérebro, neutralizando as emoções negativas, as quais produzem comportamentos destrutivos e, então, potencializa as emoções positivas para gerar os resultados desejados.

Nova call to action

Sabe quando você está cheio de problemas em casa, na faculdade, no seu círculo de amizades, e precisa tentar conciliar tudo isso e não deixar que estes dilemas atrapalhem, por exemplo, sua produtividade no ambiente de trabalho? Isso é inteligência emocional, e se você consegue lidar com estas situações de maneira equilibrada, terá tudo para ser bem-sucedido na vida pessoal e profissional.

Existem alguns pilares importantes na hora de praticar a inteligência emocional, podemos relacionar os principais como: autoconhecimento, auto regulação, empatia e motivação.

Porque praticar a inteligência emocional principalmente no seu ambiente de trabalho?

Vamos lá, a capacidade de treinar seu cérebro para ver o lado bom das circunstâncias, aprender com elas e tentar evitar que situações parecidas ocorram novamente, já vem sendo hábito da maioria dos profissionais.

Pesquisadores que estudam a aplicação da Psicologia Positiva para o local de trabalho chegaram à conclusão de que uma mentalidade positiva não só pode afetar nossas atitudes em relação ao trabalho, mas também os resultados que se seguem. O “capital psicológico” que trazemos para a mesa pode ter um impacto significativo sobre trabalho e carreira.

Manter a positividade em seu ambiente de trabalho pode levar a uma maior eficácia de gestão, melhoria do clima organizacional, da cultura de resultados, atingimento de alta performance e alcance das metas. Portanto, crie o hábito de ser positivo em relação ao ambiente e as pessoas a seu redor. Comemore as pequenas vitórias, registre seus progressos e em vez de se entregar a visões pessimistas e negativas, procure ser otimista e sempre buscar por soluções lógicas para seus problemas.

Tais práticas só agregarão melhorias em nossa vida, tentar ser mais inteligente emocionalmente só nos trará benefícios, mesmo que a longo prazo.

Vamos tentar?

Por: Thamires Oliveira

Mercadóloga por formação, pós Graduada em Gestão Empresarial, Recursos Humanos e Contabilidade e graduanda em Administração. Gerente Administrativa em um dos maiores escritórios de advocacia do Brasil.

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of