Artigos

O que é a inteligência espiritual?

Trabalhando o seu lado Espiritual.

Vamos começar como exemplo, fazendo uma abordagem de como é a sua relação com o dinheiro, para que você tome consciência, até que ponto ele é importante em sua vida. Na empresa já sabemos ser fundamental. Até porque ela não sobrevive sem resultado. Mas, quero falar de você, o quanto é importante o dinheiro em sua vida e como ele influência suas relações pessoais e profissionais. Vamos começar com a clássica pergunta:

O dinheiro não traz felicidade! Quantas vezes já ouviu esta frase? Sábia? Pode ser! De fato, a prosperidade material não implica necessariamente em felicidade. O dinheiro pode nos permitir enriquecer exteriormente, podemos comprar coisas para obter alguma satisfação ou por necessidade. Pode nos oferecer satisfações passageiras, e é também um suporte moral que nos ajuda a sobreviver às nossas obrigações e que nos permite viver melhor materialmente. Afirmar poder viver sem dinheiro seria como pregar a miséria. Essa não é minha intenção. O dinheiro deve ser visto apenas como um valor que se contabiliza friamente, enquanto o valor humano constitue o nosso verdadeiro patrimônio, um tesouro que devemos cultivar e proteger, e fazer crescer dentro de nós.

Nova call to action

O enriquecimento material não tem nada a ver com o enriquecimento interior de cada indivíduo. Esta é uma noção muito importante que não devemos confundir e, sobretudo, não perder de vista. Sabe-se que a felicidade é construída a partir do interior? Então, como fazer para enriquecer interiormente?

A importância dos valores sobre o conceito de felicidade vai nos permitir enriquecer interiormente para conhecer esse bem-estar a que aspiramos.

Estou ciente que você já se deu conta da intenção das minhas ideias, que serão alvo de reflexão: “O que devo fazer ou mudar em minha vida para enriquecer interiormente?” O sol esconde-se muitas vezes por trás das nuvens, mas está sempre lá, logo cedo, pela manhã, anunciando a chegada de um novo dia sobre a Terra. O erro nas sociedades é confundir as riquezas materiais, o sucesso e o poder com a noção de felicidade e da alegria de viver. As consequências são sempre a insatisfação, aquela alegria que só duram cinco minutos. Porque isso, nos leva pelo caminho errado, é a perda do sentido positivo da vida.

Comecemos por observar alguns provérbios sobre o aspeto material da vida:

Possuir é pouca coisa; é desfrutando que chega a felicidade. (Beaumarchais)

A pobreza material pode curar-se; a pobreza da alma não tem remédio. (Provérbio do Século XV)

Casa de palha onde se ri, vale mais que um palácio onde se chora. (Provérbio chinês)

Mais vale perder dinheiro do que a honra. (Provérbio alemão)

Um homem feliz é um homem que se contenta com pouco. (Confúcio)

A vida não é um recipiente que se enche de coisas. A vida é a oportunidade que temos para aproveitar a felicidade que ela nos traz: a felicidade de viver. Para isso, devemos aprender a tirar proveito de nossas experiências interiores.

Mas, como saber o que fazer para enriquecer interiormente?

Não se preocupe, agora vou indicar-lhe quais as etapas a seguir para que possa consegui-lo. Para isso, deve abrir seu coração durante a leitura deste texto.

O coração é o cofre-forte da riqueza interior. Patrick Sébastien

Decidi ser feliz porque é bom para a saúde. Voltaire

Frequentemente escutamos pessoas que, após sofrerem uma doença, afirmam ter mudado para dar um sentido mais profundo à sua vida; na verdade, o tesouro mais valioso que recearam perder durante a sua enfermidade!

• Aprenda a conhecer-se. Não procure nos outros, aquilo que já possui. Liberte-se das suas culpas, das suas angústias, desse medo de viver que o impede de se realizar, procurando a harmonia no cotidiano e a paz interior.

• Procure a harmonia em todas as coisas, de forma a sentir esse estado de paz interior que vai permitir-lhe ver o mundo exterior sob uma nova perspectiva. Diante de um conflito exterior, escute seu coração, analise sem julgar, tire proveito do acontecimento para refletir.

• Rejeite ao máximo o negativo. Pense nas alternativas. Por exemplo: se alguém lhe pintar o mundo de cinza durante uma conversa, pegue o pincel e mude os tons cinza para tons coloridos para alegrar o discurso. As queixas são pensamentos negativos que só servem para tornar uma situação difícil ainda pior. Nunca irá resolver o problema se mantiver este pensamento, só vai desencadear em você um estado de melancolia e sofrimento.

• Aprenda a valorizar seus pensamentos, sem querer impô-los aos outros. Não entre em competições que não valha a pena. Pense por si mesmo. Sua mente pode ditar-lhe a felicidade ou o sofrimento. Escolha a felicidade e, assim, vai poder enriquecer interiormente.

• Mantenha seu pensamento atento e alerta a tudo que acontece a sua volta. Não deixe que sua mente tenha controle sobre você. Mantenha-se em constante alerta, observe tudo que faz, dê atenção a você mesmo.

• Reveja seus valores. Pare de pensar somente no EU e comece praticar o NÓS e o ELES.

• Viva o presente. Tire o peso do passado que só lhe causa preocupações. Viva e sinta o momento!

Aceite o mundo exterior tal como ele se apresenta, para dominá-lo. Nunca para suportá-lo! Vá além do seu julgamento, optando por procurar explicações sensoriais, culturais, para dar um sentido mais profundo ao seu entorno. Evite o superficial. O mundo é um mistério. É por isso que podemos interpretá-lo de diferentes ângulos e perspectivas.

Prepare se para aceitar sua nova personalidade e acredite nos seus poderes interiores para lhe trazerem Sucesso, Sorte, Amor e Felicidade!

Agora eu pergunto: qual a sua visão do mundo e das pessoas? Deu para perceber que a sua mudança pode implicar na mudança das outras pessoas? Acredita que fazendo esta analise profunda do seu
EU e acreditando que esta transformação possa lhe trazer resultados positivos e inspirar as pessoas ao seu redor a fazerem o mesmo, finalmente vai propiciar uma melhora nas relações da sociedade? Se positivo, posso dizer que consegui alcançar meu objetivo. Se ainda não sentiu a necessidade de mudança, insisto para que considere esta possibilidade você não tem nada a perder!

Boa Sorte!

Paulo Victor Yamin

pvyamin8@gmail.com

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of