Artigos

Intercâmbio Internacional, Uma Inovadora Ferramenta no Mundo da Comunicação através do Treinamento

Intercâmbio Internacional, Uma Inovadora Ferramenta no Mundo da Comunicação através do Treinamento
Jaqueline Soares*.

A imagem de uma empresa não depende apenas dos projetos que ela abraça e dos resultados alcançados, mas sim da forma como seu perfil de atuação é divulgado. Um programa de comunicação é estratégico para o êxito da implantação e da realização de um projeto no campo social.
Se as áreas da publicidade e do marketing são tão bem exploradas pelas empresas, tanto as privadas quanto as públicas, já estão em tempo de serem experimentadas por empresas estrangeiras de diversos países. Foi com esse propósito que a Basso’s & Associados elaborou o FEI – Formação Executiva Internacional ou IBT – International Business Training como é conhecido por nossos clientes.

O FEI ou IBT é um pacote flexível de Treinamentos, ao escolher este tipo de formação o cliente tem o privilégio de escolher um conjunto de Treinamentos que atendam sua necessidade, carga horária e quantidade de dias a serem utilizados para realização, é uma oportunidade para empresas internacionais de diversos seguimentos aperfeiçoarem ou reciclarem seus colaboradores de uma forma mais completa e avançada. Um dos maiores diferenciais deste pacote de treinamentos é justamente o fato de que ele é ministrado aqui em nossas instalações, onde os alunos contam com um espaço totalmente adaptado, com recursos de áudio e vídeo, coffee break e almoço.

Essa inovadora idéia tem atraído diversos profissionais de empresas internacionais para o Brasil. Todos os anos recebemos em nossas instalações uma grande quantidade de profissionais interessados, sem contar no número de empresas que cada dia vêm aumentando seu interesse, por esse tipo de formação executiva. Outro grande diferencial é que para as empresas internacionais é muito importante a vivência e a experiência internacional, ao disponibilizarem que seus colaboradores venham aqui no Brasil fazer esses Treinamentos, o profissional é estimulado a aprender com mais qualidade por sair do seu ambiente e também conhecer a realidade de outro país, a aplicação e as experiências empresariais do mesmo.

Nos FEI’s também existem treinamentos voltados para responsabilidade social e ambientalismo o que para profissionais da área da comunicação de países desenvolvidos ou subdesenvolvidos proporcionam a possibilidade de se unirem em favor de mudanças sociais nos campos da comunicação e do terceiro setor.

A oportunidade é única e positiva para que esses profissionais desenvolvam suas habilidades do mesmo modo que venham a gozar de uma nova experiência de vida, rica pela troca de conhecimentos, cultura, normas e valores.

Para que uma empresa possa requisitar esse pacote de treinamentos é imprescindível ter em seu quadro um colaborador que fale português, inglês ou espanhol para promover a comunicação com os demais. Essa restrição se impõe atualmente porque em nossa empresa temos consultores que além do português falam Inglês e espanhol, há 6 anos este método tem sido experimentado por países como Angola, Egito, Estados Unidos e Argentina, com executivos da área de marketing e planejamento. Mas, a intenção é ampliar o leque de possibilidades de assistência de comunicação a empresas de todas as regiões do país, como também não se limitar ao intercâmbio de profissionais de um mesmo continente mais sim de todos os continentes.

O FEI foi desenvolvido a partir do contato de uma empresa Africana nos solicitando um pacote de formações (treinamentos), adaptado a sua necessidade, pois já haviam contatado diversas empresas e nenhuma poderia atendê-los nessa nova modalidade isso há 6 anos. Após atendermos esta empresa, tivemos mais procuras por esse tipo de formação, foi quando percebemos que havia uma grande demanda de formações no país e começamos a nos especializar na arte de atendê-los, com isso surgiram novos contatos, novos projetos, e a procura foi aumentando cada vez mais. Com esse clique, nós enxergamos a possibilidade de viabilizar vivências de profissionais de altíssimo nível da área de comunicação com experiência profissional internacional de primeiro mundo com trabalhos sociais de comunidades carentes do terceiro mundo, na qual ambas as partes pudessem promover trocas de conhecimentos profissionais e pessoais.

Nós acreditamos que o intercâmbio internacional é uma grande ferramenta no desenvolvimento de profissionais. Para isso, nós conscientizamos as empresas a incentivarem seus colaboradores para que eles participem de intercâmbios de treinamentos sempre quando necessário.

O planejamento do pacote é elaborado em conjunto com o profissional solicitante ou representante da empresa que nos contata. Nesse processo, é preciso primeiro identificar a real necessidade do cliente, depois elaborar um plano de ação para atender esse cliente dentro de nossa grade e conteúdos, quase sempre são elaborados novas grades e novos conteúdos a fim de aumentar o impacto do trabalho e as expectativas para que depois, todas as cabeças juntas, identifiquem como o profissional pode participar durante o período que estiver em formação.

Outros benefícios advindos do programa FEI possibilitam que as entidades do terceiro setor ganhem perspectivas inovadoras e diferentes formas de pensamento; promovam o intercâmbio de novas habilidades e aprendizagens; tenham oportunidades de fortalecer relações com talentos individuais e de estabelecer contato com organizações de prestígio, bem como com profissionais que falem inglês, o que melhora a comunicação internacional da organização; e por fim, de ser portas-voz de um trabalho de profissionalização e conscientização entre os países em desenvolvimento com países desenvolvidos.

Os custos com os profissionais durante o mês de formação com acomodação, transporte e alimentação são suportados normalmente pela empresa que o envia ou por sua própria conta, quando parte de iniciativa particular. Alguns profissionais participam do FEI em seu período de férias para não intervir em seu planejamento de trabalho e custear a sua acomodação no Brasil, pois em média o tempo de estadia é de 20 dias.

O FEI é uma importante ferramenta de intercâmbio que unida ao treinamento, promove experiências de trabalho e habilidades de profissionais no trato dessas questões são compartilhadas com os profissionais locais com o objetivo de fortalecer suas iniciativas de melhoria empresarial e até suas condições de vida, do seu papel na sociedade e do seu papel na sociedade a ser desempenhado no futuro.

Jaqueline Soares Santos
Pedagoga e Gestora de RH

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of