Artigos

INTERNETÊS “VOCÊ CONHECE ESTA LÍNGUA?”

 


 


            Olá tudo bem? Neste artigo vou abordar um assunto muito atual, além de despertar em você a importância da atualização constante, principalmente em informática. Vamos dar um exemplo de um diálogo teclado entre adolescentes na Internet em sua linguagem, que chamamos de Internetês.


Abaixo está descrito o dialogo e sua respectiva tradução, então leia com atenção:


 


– I aí! Cm vc tah hj?


E aí! Como você está hoje?


 


– Hj eu tow malz, kra! I vc, tah td fmz?


Hoje eu estou mal, cara! E você, está tudo firmeza?


 


– Td! Tow aki com 1 pessu q cm a gentil gosta mt d tc.


Tudo! Estou aqui com um pessoal que como a gente gosta muito de teclar.


 


– Intaum manda 1 bj p/ eles, pq jah tenho q i. Dps tc + c/ vc. U busaum jah vai passa. Xau!


Então manda um beijo pra eles, porque já tenho que ir. Depois teclo mais com você. O ônibus já vai passar. Tchau!


 


– Falow!!!


Falou!!!


 


Leu, diferente não é? Pois bem, com a Internet, vieram novas palavras e expressões, muitas sem o apropriado significado em nossa língua. Percebemos, então, como as palavras foram abreviadas até o ponto de se transformarem em uma única expressão.


Nessa nova linguagem (INTERNETÊS), também podemos constatar o derramamento de termos da informática. Quando surgiu, a linguagem peculiar dos jovens na Internet, já começou a influência da escrita do adolescente em suas atividades no dia a dia.


O uso dessa linguagem, com integral desobediência às regras cultas não é próprio apenas dos brasileiros. Pois os alunos já são alfabetizados ao mesmo tempo em que aprendem a se comunicar pela Internet. A necessidade de interagir utilizando o teclado do computador fez com que, rapidamente, o “internetês” se difundisse àqueles que tem acesso à Internet. O grande problema que existe é o uso dessa linguagem em locais onde ela não é apropriada, como é o caso das empresas.


Infelizmente nos dias de hoje temos que aprender a conviver com esta nova realidade, por isso é de fundamental importância que você saiba navegar e interagir na Internet. Não perca mais tempo, pois um curso de Internet é barato e muito rápido. Lembre-se: será que a velocidade com que o mundo está mudando é a mesma com que você está vivendo. Um abraço e até a próxima.

Por: Sidney Uva

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of